Ana Maria Machado
A Série Mico Maneco oferece às crianças uma fascinante aventura: aprender a ler, lendo. Apresentando personagens bem brasileiras, inseridas em histórias curtas e imaginativas, estes livros fazem da alfabetização um prazer. São vinte livros, agrupados em cinco coleções, que acompanham o leitor à medida que vai apresentando maior domínio da leitura.
Proposta de trabalho: AQUI
Ouvindo: Hoje eu trago a dica de um livro belíssimo, que faz parte da coleção Mico Maneco, uma seleção de 20 livros destinados às crianças que estão aprendendo a ler. Mas as histórias são tão bonitas e sonoras, que podem ser contadas também para crianças menores, para que simplesmente ouçam a cadência da nossa língua portuguesa.
E essa história, particularmente, traz muitos elementos da nossa cultura, como forró, sanfona, zabumba, quati, caxinguelê, xaxado... Combina até com o São João, que está chegando!
Além disso, ela trabalha muitos fonemas, auxiliando as crianças que estão aprendendo esses sons e as que têm alguma dificuldade com eles.
Espero que você goste dessa dica e se anime a conhecer toda a coleção, que conheci quando minha filha ainda era pequena e hoje faz parte das nossas memórias afetivas. AQUI , AQUI
A história:
No galho do Ipê-roxo vive o caxinguelê; um velho amigo de Mico Maneco.
É o Quico, um tipo de esquilo, pequenino e de rabo peludo.
Que esquilo danado!...Quase caiu do galho...
Ele não para quieto. Ele arrumou uma sanfona e disse que vai fazer forró.
Ele pediu para o quati uma zabumba. Mas o quati não sabia o que era zabumba.
Ficou chateado e com vontade de perguntar. Não queria que zombassem dele. Mas entendeu que era uma caixa que tocava música e saiu para procurar.
Achou uma caixa e chamou o caxinguelê.
Sabe o que tinha na caixa?
Um mosquito zangado, que sumiu...
O quati mexeu daqui e dali e a caixa virou uma zabumba! Fonte
Letra Q:PDF: AQUI
Projeto Mico Maneco
Motivação: livro “A zabumba do quati”
Descobrir com eles o que seria uma zabumba.
A zabumba, a sanfona e o triângulo são instrumentos usados no forró. Levar para a sala de aula músicas desse gênero e deixar que eles escutem e tentem identificar o som de uma zabumba e da sanfona.
Explorar a história através da linguagem verbal e artística. Destacar a frase: “O quati toca zabumba no forró”. Poesia do z e identificar as palavras que comecem com Z. Apresentar a família: za-ze-zi-zo-zu. Permuta de sílabas: buzina- vazio- Zezé- azeite- gozado- azedo- beleza- cozido- moleza- reza- azeitona- zelo-Zico-batizado- dezena- doze- dúzia- amizade- Zélio-zona- azulejo- Zeca-
Discutir a obra do artista plástico João Cândido que mostra alguns instrumentos musicais como o berimbau, o pandeiro, a percussão e o chocalho. Fazer com que as crianças observem e nomeiem os instrumentos do quadro. Quantas pessoas estão tocando? São homens ou mulheres? O que será que estão tocando? Pedir que tentem sonorizar a obra.
Culminância: confeccionar uma zabumba utilizando lata de leite em pó ou Nescau, durex colorido, tesoura, saco plástico preto grosso e elástico.
Tem mais da coleção: AQUI
Mais Mico Maneco no Linguagem: AQUI
Cabe na mala: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.