BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, fevereiro 18, 2023

A zabumba do quati>Alfabetização Mico Maneco>18/02/2023

 

Ana Maria Machado

A Série Mico Maneco oferece às crianças uma fascinante aventura: aprender a ler, lendo. Apresentando personagens bem brasileiras, inseridas em histórias curtas e imaginativas, estes livros fazem da alfabetização um prazer. São vinte livros, agrupados em cinco coleções, que acompanham o leitor à medida que vai apresentando maior domínio da leitura.

Proposta de trabalho: AQUI

Ouvindo: Hoje eu trago a dica de um livro belíssimo, que faz parte da coleção Mico Maneco, uma seleção de 20 livros destinados às crianças que estão aprendendo a ler. Mas as histórias são tão bonitas e sonoras, que podem ser contadas também para crianças menores, para que simplesmente ouçam a cadência da nossa língua portuguesa.

E essa história, particularmente, traz muitos elementos da nossa cultura, como forró, sanfona, zabumba, quati, caxinguelê, xaxado... Combina até com o São João, que está chegando!
Além disso, ela trabalha muitos fonemas, auxiliando as crianças que estão aprendendo esses sons e as que têm alguma dificuldade com eles.
Espero que você goste dessa dica e se anime a conhecer toda a coleção, que conheci quando minha filha ainda era pequena e hoje faz parte das nossas memórias afetivas. AQUI , AQUI

A história:
No galho do Ipê-roxo vive o caxinguelê; um velho amigo de Mico Maneco.
        É o Quico, um tipo de esquilo, pequenino e de rabo peludo.
        Que esquilo danado!...Quase caiu do galho...
        Ele não para quieto. Ele arrumou uma sanfona e disse que vai fazer forró.
        Ele pediu para o quati uma zabumba. Mas o quati não sabia o que era zabumba.
        Ficou chateado e com vontade de perguntar. Não queria que zombassem dele.  Mas entendeu que era uma caixa que tocava música e saiu para procurar.
        Achou uma caixa e chamou o caxinguelê.
        Sabe o que tinha na caixa?
        Um mosquito zangado, que sumiu...
        O quati mexeu daqui e dali e a caixa virou uma zabumba! Fonte
Letra Q:PDF: AQUI
Projeto Mico Maneco
Motivação: livro “A zabumba do quati”
Descobrir com eles o que seria uma zabumba.
A zabumba, a sanfona e o triângulo são instrumentos usados no forró. Levar para a sala de aula músicas desse gênero e deixar que eles escutem e tentem identificar o som de uma zabumba e da sanfona.
Explorar a história através da linguagem verbal e artística. Destacar a frase: “O quati toca zabumba no forró”. Poesia do z e identificar as palavras que comecem com Z. Apresentar a família: za-ze-zi-zo-zu. Permuta de sílabas: buzina- vazio- Zezé- azeite- gozado- azedo- beleza- cozido- moleza- reza- azeitona- zelo-Zico-batizado- dezena- doze- dúzia- amizade- Zélio-zona- azulejo- Zeca-
Discutir a obra do artista plástico João Cândido que mostra alguns instrumentos musicais como o berimbau, o pandeiro, a percussão e o chocalho. Fazer com que as crianças observem e nomeiem os instrumentos do quadro. Quantas pessoas estão tocando? São homens ou mulheres? O que será que estão tocando? Pedir que tentem sonorizar a obra. 
Culminância: confeccionar uma zabumba utilizando lata de leite em pó ou Nescau, durex colorido, tesoura, saco plástico preto grosso e elástico.
Tem mais da coleção: AQUI
Mais Mico Maneco no Linguagem: AQUI
Cabe na mala: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios