Viver bem com os outros
Autor: Ana Beatriz Gama da Mota
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer os direitos e os respectivos deveres na convivência com o outro, através de discussão oral.
Desenvolver a leitura de um texto que apresente algumas dicas para se viver bem com os outros.
Trabalhar a interpretação do texto lido.
Elaborar um cartaz listando os direitos e respectivos deveres dos alunos na escola.
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que os alunos tenham algum conhecimento sobre os seus direitos e deveres na escola.
Estratégias e recursos da aula
1. Entregar aos alunos o seguinte texto:
O campeão
Carmen Lúcia Campos
Danilo adora bola. Só que ele não consegue jogar futebol. Suas pernas são fracas e seus pés são virados para dentro. Suas mãos longas e sem muita força gostam de se encontrar na frente do corpo.
Mesmo assim, Danilo não é uma criança triste. O carinho do pai e da mãe faz sua vida feliz.
Marina, sua irmã, sempre inventa uma brincadeira divertida para eles dois.
No começo do ano, uma mudança. Danilo vai estudar numa escola nova, com crianças diferentes dele.
No primeiro dia de aula, ele fica assustado com tanta gente desconhecida.
Percebe que ninguém tem as pernas e os pés como os dele. "Será que vão gostar de mim?" - pensa Danilo, com tristeza.
Na hora do recreio, Pedro convida:
- Vamos brincar de pega-pega? É legal!
A professora Alice olha para Danilo e vai sugerir outra brincadeira, quando tem uma surpresa. Lá vai Danilo atrás da turma! Às vezes, parece que vai tropeçar nos próprios pés e cair, mas não desiste. E, finalmente, ele consegue tocar em uma garota de trancinhas.
Danilo fica todo feliz, mas, de repente, tem uma grande dúvida: "Será que ela deixou de propósito?"
No outro dia, Lucas faz um desafio:
- Professora, a gente pode apostar corrida? Eu ganho de todo mundo, quer ver?
Tatiana dá uma ideia:
- O Danilo não pode correr como a gente, mas a gente pode correr como ele!
Ninguém entende nada e a garota explica:
- É só todo mundo correr com as pernas juntas e os pés assim...
Aquilo parece meio maluco, mas as crianças começam a experimentar o novo jeito de correr.
A turma, então, se prepara para a largada e, quando a professora diz "Já", é a maior confusão.
É criança para todo lado, andando devagarinho... e mesmo assim, tropeçando, dando trombada, errando o caminho.
Enquanto isso, alguém se aproxima da linha de chegada, para bater o seu próprio recorde.
É Danilo, quem experimenta o gosto de ser um verdadeiro campeão.
2. Pedir aos alunos que leiam o texto silenciosamente.
Depois, convidá-los a ler em voz alta.
3. Promover o reconto da história, de forma a relembrar os acontecimentos.
4. Realizar uma discussão oral sobre os direitos do Danilo na nova escola.
* Salientar que, apesar de Danilo ser um menino diferente fisicamente, os seus direitos como criança e como aluno são os mesmos de qualquer criança/aluno.
Perguntar: E você, quais os direitos que tem enquanto aluno? (ouvir opiniões)
E quais são os seus deveres? (ouvir opiniões)
* Escrever as opiniões no quadro, dividindo-o ao meio: escrever de um lado DIREITOS, de outro DEVERES.
5. Após a discussão oral, realizar a interpretação do texto O campeão.
a) Leia as frases e numere-as de acordo com a sequência dos fatos da história.
( ) Pedro convida Danilo para brincar de pega-pega.
( ) Danilo percebe que os colegas não têm as pernas e os pés como os dele.
( ) Danilo toca em uma garota de trancinhas.
( ) Alice sugere outra brincadeira.
( ) Danilo cruza a linha de chegada.
Agora, reescreva a história, seguindo a ordem dos fatos.
b) Leia o quadro abaixo e circule as características de Danilo.
triste feliz
corajoso ciumento
animado bravo
c) Explique a frase abaixo de acordo com a história:
Às vezes, as coisas parecem... mas não são.
d) Responda de acordo com acontecimentos da história.
* No primeiro dia de aula, Danilo ficou triste, pensando se os colegas gostariam dele.
Mas o que aconteceu?
* A professora Alice achava que Danilo não conseguiria brincar de pega-pega.
Mas qual foi a surpresa de Alice?
* Lucas achava que venceria todos com facilidade na corrida, mas quem foi o campeão?
e) Releia o final da história:
"É Danilo, quem experimenta o gosto de ser um verdadeiro campeão."
Em sua opinião, o que a autora do texto quis dizer com a palavra destacada?
f)Observe o cartaz
* O que o cartaz quer dizer?
* Em que Danilo é diferente da menina do cartaz?
* E para você: o que é ser diferente?
6. Dividir a turma em pequenos grupos de 4 alunos.
Cada grupo deverá listar em uma folha os direitos e os deveres para viver bem com os outros.
Exemplo:
Direitos Deveres
Expressar as minhas opiniões Ouvir a opinião dos outros
Ter horas para brincar Ser esforçado nos estudos
Ser como sou sem prejudicar os outros Respeitar as diferenças dos outros
7. Após terminar a atividade, o professor deverá recolher as folhas para fazer a compilação das ideias dos alunos.
8. Cada grupo receberá uma cartolina, que será dividida em quatro partes, para que cada um dos componentes do grupo registre um direito com seu respectivo dever. A seguir, deverão ilustar o cartaz com desenhos.
Sugestão: O livro Eu e os outros - melhorando as relações, de Liliana e Michele Iacocca apresenta situações do dia a dia que nos leva a refletir sobre as nossas relações com o outro.
É um ótimo livro para ser trabalhado em sala de aula.
Recursos Complementares
Livro: Não tem dois iguais, de Carmen Lúcia Campos. Editora Escala Educacional.
Avaliação
Ao final da atividade o professor deverá avaliar se o aluno:
- reconheceu os direitos e os respectivos deveres na convivência com o outro, através de discussão oral;
- desenvolveu a leitura de um texto que apresenta algumas dicas para se viver bem com os outros;
- trabalhou a interpretação do texto lido;
- elaborou um cartaz listando os direitos e os respectivos deveres dos alunos na escola.
Produzindo um texto escrito:
regras de convivência
Realizar uma discussão, a partir de várias situações-problemas, sobre soluções para os conflitos apresentados.
Incentivar os alunos a discutirem sobre direitos e deveres na sala de aula.
Elaborar regras de convivência para a confecção de um mural na sala de aula.
Confeccionar o mural da sala de aula com as regras de convivência elaboradas.
Vejam aqui mais sugestões sobre esta obra e tema
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2010/07/descobrindo-caminhos-170710.html
Eu e os outros
Liliana Iacocca
Michele Iacocca
Editora Àtica
Quantas pessoas resolvem seus problemas a socos e pontapés!
Quantas jogam lixo nas ruas!
Quantas desrespeitam os sinais de trânsito!
Quantas... Bom, os exemplos são inúmeros.
Muitos já notaram mas poucos se preocupam....
Por isso, com linguagem bem próxima da criança e ilustrações divertidas, Liliana e Michele pretendem, em Eu e os outros- melhorando as relações, motivar no pequeno leitor (e no grande também!) uma autocrítica e uma avaliação de situações comuns no dia-a-dia que dificultam a convivência harmoniosa entre as pessoas.
E procuram lembrar a uns e conscientizar outros de que sentimentos como bondade, amizade, fraternidade, amor são essenciais para se recriar um mundo melhor.
Vejam aqui uma proposta com outros leituras,inclusive sobre o tema atitudes do dia a dia
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.