Um verdadeiro canto aos animais
Último dos títulos infantis de Clarice Lispector a ganhar nova e sofisticada edição em capa dura, A “mulher que matou os peixes” é um verdadeiro canto de amor aos animais. Ainda pouco conhecidos do grande público, os livros infantis da autora de A hora da estrela e outros clássicos da literatura brasileira nasceram das histórias que Clarice contava aos seus filhos, e têm em comum o amor da escritora pelos bichos.
A nova edição traz a dedicatória que a autora fez aos filhos – Pedro e Paulo – na edição original da obra, em 1968, e aos netos que ela ainda não tinha. E é justamente a ilustradora Mariana Valente, neta de Clarice, que assina as ilustrações e projeto gráfico do novo livro. Usando técnicas de colagem que são a marca de seu trabalho, Mariana dá vida a uma Clarice multifacetada e multicolorida. O resultado é uma obra de inesquecível ternura, renovada agora pelo traço ao mesmo tempo ousado e carinhoso de sua neta.Fonte
"A mulher que matou os peixes infelizmente sou eu" Clarice Lispector começa confessando o "crime" que cometeu sem querer.
E para explicar como tudo aconteceu, ela escreveu uma história de compreensão e afeto, contando sobre todos os bichos de estimação que já viveram em sua casa.
Os que vieram sem ser convidados e foram ficando, e os que ela escolheu para criar, e que foram muitos: uma lagartixa que comia os mosquitos e mantinha limpa a sua casa, cachorros brincalhões, uma gata curiosa, um miquinho esperto, vários coelhos...
Antes de mais nada, ela explica que sempre foi alguém que gosta de animais, de crianças e também de gente grande.
Todos os bichos que aparecem em seus livros fizeram, em algum momento, parte de sua vida.
Nada mais natural, então, do que contar simplesmente o que aconteceu com cada um deles.
Por isto mesmo, estas histórias são narradas de modo coloquial e muito próximo do cotidiano infantil. Mesmo quando ela fala sobre dor e perda, quando explica que, às vezes, as coisas acontecem diferente da maneira que queremos.
Clarice mostra, em "A Mulher que Matou os Peixes", que além de conhecer muito de perto o universo infantil, é alguém que sabe conversar com crianças com extrema sensibilidade.
Ela trata os sentimentos com toda a delicadeza e fala direto ao coração.
Sobre a obra
Leitura e interpretação
Saiba como usar os textos da escritora para criar gosto pela leitura
Falando sobre morte/aula
Sobre a autora
Mais Clarice
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.