Carol McCloud/David Messing
Este livro cativante incentiva comportamentos positivos ao usar o conceito de um balde invisível para mostrar às crianças como é fácil e gratificante expressar bondade, gratidão e amor enchendo baldes. Ao longo das páginas, os leitores também vão descobrir que esvaziar baldes é um comportamento negativo, mas não um rótulo permanente.
Venha descobrir neste livro como é possível encher ou esvaziar nossos próprios baldes.
"A publicação do livro 'Você já encheu um balde hoje?' é um grande presente para todos os leitores e para quem convive com eles. Ser um enchedor de baldes reforça o conceito da gentileza, da bondade e do bem-estar. Estar com seu balde cheio significa ter pensamentos e sentimentos de felicidade e de respeito.
Uma ideia que, trabalhada em casa, nas escolas e nos consultórios promoverá relações de afeto, de respeito e de autocuidado. - Iara Mastine, neuropsicológica e psicóloga infantojuvenil"
Ouvindo: AQUI
Neste vídeo, a educadora Kátia Pardal apresenta o livro “Você já encheu um balde hoje?”, escrito por Carol McCloud e ilustrado por David Messing, que faz parte da coleção Evoluir, dedicada a trabalhar as habilidades socioemocionais.
Trata-se de uma história sensível e encantadora, ideal para acolher os alunos na volta às aulas e promover a empatia, a bondade, a amizade e o respeito mútuo.
Anote as sugestões práticas compartilhadas pela nossa educadora e proponha boas reflexões em sala de aula para um retorno às aulas “com baldes cheios de afeto”.
Para conferir mais vídeos com conteúdo imperdível como este, inscreva-se em nosso canal no YouTube e fique por dentro de todas as novidades! AQUI
Lendo:
Todos os dias, todas as pessoas do mundo carregam um balde invisível.
Ninguém o consegue ver, mas ele está lá...
Você tem um balde; a tua mãe e o teu pai têm um balde; a tua irmã e o teu irmão têm um balde...
Os teus avós, amigos e vizinhos, todos têm um balde. Todas as pessoas têm um balde invisível...
O teu balde existe por uma razão: serve para guardar os bons pensamentos e os bons sentimentos sobre si próprio.
Você se sente bem e feliz quando o teu balde está cheio. Sente-se mal e triste quando o teu balde está vazio.
As outras pessoas também se sentem assim... Estão felizes quando os seus baldes estão cheios e tristes quando eles estão vazios.
É muito bom ter um balde cheio e é assim que funciona... você precisa das outras pessoas para encher o teu balde e elas precisam de você para encher o balde delas. Mas como é que se enchem os baldes?
Você enche um balde quando diz ou faz alguma coisa boa e até quando sorri para os outros. Isso é ser um “enchedor de balde”!
Um “enchedor de balde” é uma pessoa amiga e amorosa, que diz e faz coisas que fazem os outros sentirem-se bem, sentir que são especiais. Quando você faz alguém sentir-se especial, você é um “enchedor de balde”.
Mas também você pode pegar num balde e despejar as coisas boas que lá estão. Faz isso quando diz ou faz coisas más. Isso é ser um “despejador de balde”!
Uma criança que é má para os outros, é um “despejador de balde”. Um “despejador de balde” diz e faz coisas que fazem os outros sentir-se mal.
Muitos “despejadores de balde” têm os seus baldes vazios. Eles pensam que podem encher se despejarem os baldes dos outros…. mas isso não funciona! Nunca se consegue encher o nosso balde, se andamos a despejar os baldes dos outros…
Por outro lado, sabia que quando enchemos os baldes dos outros, eles também enchem o nosso? Isso acontece porque você se sente bem quando faz os outros sentirem-se bem!
Ao longo do dia, nós estamos sempre a encher e a despejar os baldes uns dos outros, através das coisas que dizemos ou fazemos. Experimenta encher um balde e vê o que acontece!
Você ama os teus pais, não é? Porque não diz isso a eles? Essas palavras vão encher os baldes deles até em cima!
Verá os sorrisos aparecerem nos seus rostos. Terá vontade de sorrir também. Um sorriso é uma boa prova de que encheste o balde de alguém!
Se treinar, você se tornará um grande “enchedor de baldes”. Lembre-se sempre: todos trazem consigo um balde invisível e pensa no que pode fazer para enchê-lo.
Aqui ficam algumas ideias: pode sorrir e dizer olá ao motorista do automóvel. Ele também tem um balde invisível!
Pode convidar as crianças novas da escola para brincarem com você…
Pode oferecer um desenho, ou umas palavras bonitas à tua professora…
Podes dizer ao avô que gosta de passar tempo com ele... Há muitas formas de encher baldes!
É divertido e fácil de fazer… não importa a tua idade, não custa dinheiro, não leva muito tempo. E lembre-se: quando enche os baldes dos outros, enche o teu também!
Se for um “enchedor de baldes” a tua casa, a tua escola e o teu bairro serão lugares melhores para viver! Encher baldes faz toda a gente sentir-se bem…
Por isso, porque não decidir ser um “enchedor de baldes” hoje e todos os dias? É só começar, um dia de cada vez, dizendo para si próprio: - Hoje eu vou fazer qualquer coisa para encher o balde de alguém!
E no final de cada dia, pergunte a si mesmo: -Eu enchi algum balde hoje?
- Sim, enchi! E esta é a vida de um “enchedor de baldes”…
… como você! Fonte
O balde mágico das cores: AQUI
Dinâmica do baldinho: AQUI
Link para essa postagem




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.