BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, janeiro 08, 2020

Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente>Projeto:Biblioteca com eles e para eles>Atividade literária/sugestão>08/01/2020


Mafalda Milhões
A autora, desde o título, fala sobre o lado democrático que toda biblioteca deve apresentar: ser um lugar de leitura para todos. No seu texto, personagens de histórias e pessoas transitam igualmente como leitores comuns. Professoras, tias, Três Porquinhos, contadores de história, avô, bebê, Chapeuzinho Vermelho, o medo, a realeza, o inesperado, a bruxa má, os compadres agricultores e muitos outros – todos se sentem bem acolhidos na biblioteca – como em sua própria casa.
Atividade sugeridas
  • Conversar com os alunos sobre a autora e ilustradora portuguesa e sua atuação como profissional do livro e mediadora de leitura.
  • Pedir comentários sobre a “mistura” dos visitantes da biblioteca: pessoas de diferentes idades e gostos, personagens de livros e até mesmo sentimentos. Como pode ser vista essa diversidade?
  • Debater: a biblioteca é um lugar de conhecimento ou de prazer? Ou ambos?
  • Orientar os alunos na elaboração de perguntas para uma entrevista com o(a) bibliotecário(a) da escola, tais como: suas principais atribuições, preferências de leitura, tarefas mais difíceis, momentos gratificantes e perspectivas e/ ou sonhos na profissão.
  • Roda de conversa: promover um bate-papo em classe sobre a biblioteca da escola: horário de funcionamento, livros mais interessantes que já pediu emprestado, convivência com a bibliotecária, doação de livros pelo aluno para a melhoria do acervo, sugestões de atividades na biblioteca, dentre outros assuntos.
  • Produção de texto: incentivar os alunos na criação de um texto só com imagens (desenhos, colagens, pinturas, etc.) mostrando uma ou mais cenas prazerosas dentro da biblioteca. Expor os trabalhos num mural com um título bem significativo. Fonte
  • Mais sugestões: AQUIAQUI
  • Ouvindo a história: AQUI

  • PROJETO: BIBLIOTECA COM ELES E PARA ELES
  • PROFESSORA MEDIADORA DE BIBLIOTECA:
  • ELISANGELA MARIA MEZADRI PINHEIRO
JUSTIFICATIVA
Ao assumir a função de professora mediadora de biblioteca da EMEIEF “Zilnete Pereira Guimarães”, senti a necessidade de aproximar os alunos da escola à biblioteca.
Assim, este Projeto faz-se necessário como instrumento de incentivo ao hábito da leitura, promovendo o prazer de ler e, por conseguinte, o desenvolvimento da escrita e do aprendizado.
Serão desenvolvidas durante o ano letivo, atividades envolvendo o educando na interatividade com o livro, lendo com ele e para ele, despertando e estimulando o gosto pelo livro e pela leitura.
OBJETIVO GERAL
·     Desenvolver o prazer da leitura, proporcionando o acesso a vários títulos e autores, desenvolvendo a ampliação de conhecimentos e potencializando habilidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·     Intensificar na escola interesse pela leitura tornando uma prática prazerosa e constante nas atividades cotidianas, proporcionando momentos extrovertidos e agradáveis, provocando o gosto pela diversidade textual;
·      Incentivar o desenvolvimento dos processos da comunicação, da criatividade e da imaginação através do debate sobre o lido, da contação de história e da produção literária;
METODOLOGIA
O Projeto de Leitura será desenvolvido no espaço da Biblioteca da Escola, em que atuo como professora mediadora da biblioteca, atendendo as turmas de Educação Infantil (50 alunos matutino e 100 alunos vespertino – 4 e 5 anos) e de 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental ( 335 alunos matutino e  280 alunos vespertino)  em uma aula semanal de 01h cada turma.


PLANEJAMENTO  1º TRIMESTRE – 10/03 a 16/05 – 10 semana
Nas dez semanas deste trimestre, acontecerá, nas aula o segundo momento: Hora da leitura – as mesas são preparadas com gibis da turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem.
Primeira Semana:
Primeiro Momento: Conhecendo a Biblioteca como espaço de leitura.
Vídeo: A menina que odiava Livros
Estabelecer combinados de comportamento no espaço da biblioteca
Explorar um livro conhecendo capa, título, autor, ilustrador, biografia e sinopse quando oferecer.
Apresentação do caderno de registro da turma (um por segmento) para registro por meio de ilustração, escrita de frase, palavra, texto, o que desejar para representar a aula sem obrigatoriedade ( um registro só por turma).
Mobilizar e buscar junto aos alunos e família doações de gibi da turma da Mônica e da turma da Mônica Jovem para formar acervo de leitura.
Segunda Semana:
Tema: Conhecendo o Gibi
Autor escolhido:  Maurício de Sousa
Primeiro Momento: Apresentar o autor Maurício de Sousa por meio de leitura de biografia, imagem fotográfica e vídeo apresentação dos personagens da turma da Mônica – principais e alguns especiais.
Terceira Semana:
Primeiro Momento: Manuseio dos Gibis, questionamentos (tirinhas, significados dos balões e onomatopeias)
Quarta Semana:
Primeiro Momento: Ouvir a história – alguns alunos interpretam os personagens, lendo as falas da estória do Gibi, em seguida a professora faz interferência apresentando a diferença da leitura com entonação, com tonalidade de acordo com a característica do personagem.
Quinta Semana:
Primeiro Momento: Dinâmica Intervenção na história, os alunos escolhem a estória que conhecem para ser contada coletivamente, um inicia e o aluno seguinte da continuidade. Durante o decorrer da história, a professora apresenta objetos surpresas para serem inseridos na história naquele momento, na parte em que estiver o seguinte continua sem mudar a ideia da história. Assim podemos perceber que as histórias podem ser escritas também por eles, organizando ideias de maneira que outras pessoas compreendam.
Sexta Semana:
Primeiro Momento: Trabalhar a oralidade e criatividade. Alguns alunos voluntários escolhe um personagem da Turma da Mõnica para representar e criam uma situação, formulando assim a história com as falas, dialogando, respeitando as particularidades de cada personagem.
Sétima semana:
Primeiro Momento: História contada pela professora de Leitura e professora da sala regular.
Oitava Semana:
Momento Especial – Semana da Contação de história - A mãe de uma aluna que é contadora de história fez uma apresentação para os alunos, contando história com personagens em madeira, cantando e dançando.
Livro: Você é Especial – Max Lucado
Nona  e Décima Semana:
Primeiro Momento: história contada pela professora de Leitura

2º TRIMESTRE – 27/05 a 03/09 - 14 semanas
Mundo da Fantasia – Clássico
Literatura Infantil
Fábulas e Poesia (Sarau)
Neste Trimestre o planejamento das 14 semanas foi dividido por turmas, focando a realização do Sarau, enfatizando os ensaios das turmas de terceiro, quarto e quinto ano.

Educação Infantil, Primeiro e Segundo anos do Ensino Fundamental – Clássico e Literatura Infantil
Primeiro Momento: História contada pela professora
Segundo Momento: Hora da leitura – as mesas são preparadas com gibis  da turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem.
Terceiro Ano
Conhecendo as fábulas, características, escolha de uma por cada turma para encenação e apresentação no dia do Sarau.
Quarto Ano
Biografia de pintores consagrados, vídeo com fotos dos pintores e suas obras, escolha de telas para realizar releitura e apresentar no sarau.
Quinto Ano
Poesia, apresentar alguns autores, declamações feita por alunos, pela professora de leitura e professora regular. Escolher algumas para ser declamadas no sarau.
MOMENTO ESPECIAL - SARAU
Realização do Sarau em 22 de agosto de 2014, envolvendo toda a escola e familiares, com apresentação de violino (Projeto desenvolvido na escola), teatro de fábulas – turmas de 3º ano, releituras de obras de artes – turmas de 4º ano, declamação de poesias – turma s de 5º ano, que também apresentaram poesias autorais escritas com o apoio da professora de práticas de leitura.
 3º TRIMESTRE– 09/09 a 12/12 – 14 semanas
As aulas de cada turma acontecerão em dois momentos:
Primeiro momento – Hora do tapete - a professora conduz apresentando a história do dia.
Segundo Momento – Hora da leitura – os alunos se dirigem às mesas previamente preparadas oferecendo gibis, literatura infantil e literatura infanto-juvenil, para realização da leitura individual ou em dupla ou em grupo, de acordo com o combinado da semana.

Semana Especial – Contação de Estória – 20 a 24 de outubro
Contadora de história Patrícia Crudd – mãe de aluno
Livro: Porque te Amo! Autor: Max Lucado

RELAÇÃO DOS LIVROS LIDOS PELA PROFESSORA DE LEITURA PARA OS ALUNOS NESTE TRIMESTRE:
As descobertas do bebê urso – Dubravra Kolonovic e Ellie Patterson
Lino – André Neves
Fantasma Inventado – Telma Guimarães
Fábulas – Monteiro Lobato
A Onça e o saci – Pedro Bandeira
O Menino que aprendeu a ver – Ruth Rocha
A Menina e o Tambor – Sônia Junqueira
História da ressurreição do papagaio – Eduardo Galeani
A árvore generosa – Shel Silverstein – Tradução de Fernando Sabino
 A Caixa de lápis de cor -  Maurício Veneza
Chapeuzinho Amarelo – Chico Buarque
Carlinhos precisa de uma capa – Tomie de Paola
Carolina – Walcyr Carrasco
As Coisas que a gente fala – Ruth Rocha
O Macaco Vermelho – Mario Vale
Arapuca – Daniel Cabral

AVALIAÇÃO
O Projeto se deu por uma vontade de atrair os alunos para o espaço da biblioteca, até então nada utilizado, por considerarem que somente se faz pesquisa em biblioteca. Assim, ter um horário pré-estabelecido ganhou a confiança do professor regente em estar nesse espaço também e junto aos alunos criar o hábito de ler. Na verdade, o projeto despertou alunos e professores para gostar de ler.
Hoje a biblioteca é mais uma sala de aula de todos os alunos que circulam e convivem com a leitura com uma intimidade de realmente sentir-se à vontade.
Os momentos de contação de História – foram dois – encantaram a todos, e apresentar a contadora de história como mãe de aluno, aproximou as crianças ao ambiente familiar e com isso, despertou o zelo e cuidado com o espaço da biblioteca.
O Sarau foi uma grande festa cultural, um evento com grande participação da comunidade e lindas apresentações. Enfim, este projeto tem contagiado nossa escola e até sendo desejado por outras. Estou muito feliz.
Hoje, a biblioteca conquistou o espaço de integração no cotidiano da escola.

Cuidados com o livro Didático




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios