BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, janeiro 19, 2015

Viviana rainha do pijama 2 > Atividades interdisciplinares > 19/01/2015



Atividades no Linguagem parte 1
AQUI




AQUI
+ atividades
AQUI


Sugestões
Português
- Contar a história por antecipação , com entonação e indagando as informações que poderão estar na continuação da história;
-Explorar a capa indagando a história pelo título , identificar autor , editora, título e ilustrador;
-Assunto do texto;
-Interpretação do texto;
-Ordem alfabética ( usando os nomes dos bichos);
-Gênero do substantivo ( nomes dos bichos e seus pares );
-Ortografia- som nasal representado pelas letras M, N e o ~ ( explorando os nomes dos bichos);
-Uso das letras G/J e U/L  para representar o mesmo som Identificando essas características nos nomes dos bichos.A seguir fazer a síntese com outras palavras e atividades variadas;
-Explorar os convites do texto , dando destaque os endereços( envelope ) e identificar as partes que compõem um convite;
-Produzir outros convites para outros animais que também poderiam ter ido a festa do pijama;
-Rimas, nº de sílabas, sons iniciais e mediais através de pequenos trechos do texto.

Matemática
-Pesquisa com a turma sobre as festas regionais de sua cidade e que conhecem. Anotar o nome das festas e das preferências de cada aluno ;
-Montar gráficos e tabelas com atividades de interpretação explorando a adição, subtração e multiplicação;
- Situações-problemas com dados da pesquisa;
-Calendário -datas festivas, feriados, dias  de aula, nº de dias no mês
-Números ordinais ( ordem dos animais que aparecem na historia ).

Ciências
-Habitat dos animais;
-classificação dos animais;
Ficha técnica dos animais ;
-Pesquisa para preencher a ficha técnica no laboratório de informáatica ou biblioteca;
-Montar painéis com o resultado da pesquisa ;
-Montar a cadeia alimentar dos bichos da ficha.

História/ geografia
-Identificar no mapa mundi a localização dos lugares onde vive cada animal da história.

ATIVIDADES

EIXOS: ORALIDADE/LEITURA/ESCRITA/ ANÁLISE LINGUÍSTICA. 
Iniciar o trabalho com o gênero textual CONVITE.
Pedir que os alunos tragam de casa, convites variados, para montarmos um painel na sala. 

CONVITES DE ANIVERSÁRIOS   
CONVITES DE CASAMENTO         
CONVITES DE OUTRAS FESTAS             

A partir dai  trabalhar o CONVITE e as suas partes:                                
Vocativo         
Convidado 
Motivo do convite       
Quem convidou.        

Distribuir alguns convites faltando alguns elementos textuais para serem completados com os elementos que faltam.           

PRODUÇÃO DE TEXTO:    
Confeccionar um convite convidando um amigo para irem ao cinema do Shopping assistir MEU MALVADO FAVORITO 2 no sábado as 14:00 horas. 
           
PRODUÇÃO INDIVIDUAL – CONFECÇÃO DE UM CONVITE PARA UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO.     
Após esse inicio, partimos para a história da VIVIANA A RAINHA DO PIJAMA, pois já havíamos elencado todos os passos das características textuais – Textos epistolares – Convites.         

EIXO ORALIDADE:   
ANTECIPAÇÃO DA LEITURA: Na roda da conversa perguntar aos alunos: 
Quem gosta de ouvir histórias?         
E de ler histórias?       
Qual o último livro lido?        
Em seguida lançar uma adivinha:     

O QUE É O QUE É?             
UMA PEÇA DE ROUPA, COM 6 LETRAS, SENDO 3 CONSOANTES E TRÊS VOGAIS QUE SE LIDA   DE TRÁS PARA FRENTE É AMAJIP E SE USA À NOITE?  

R: PIJAMA     

Em seguida mostrar a personagem da história e perguntar quem conhece essa história e quem é essa personagem             
A partir dai instigar as crianças para que: Comentem o nome da personagem. 
O que eles acham que esta história conta?  
Porque a menina esta vestindo um pijama?            
Ainda escondendo o nome da história mostrar a capa do livro onde esta escrito: 

“ELA TEM O PIJAMA MAIS FANTÁSTICO QUE JÁ SE VIU...” 
Perguntar: 
É ESSE O TÍTULO DA HISTÓRIA?            
QUEM É O AUTOR?            
SE VOCÊ FOSSE O AUTOR DESTE LIVRO, QUE TÍTULO DARIA A ELE?    
Depois desses questionamentos mostrar a capa e a contracapa chamando atenção ao titulo do livro, o nome do autor    
Conversar sobre as informações que aparecem na capa e na contracapa. 
Listar essas informações no Flip-Chart.             
Chamar a atenção para as imagens dos animais? 
O que será que elas querem dizer?
 E este envelope?
 O que será que ele quer dizer? 
Será que faz parte do livro? 
Chamar a atenção também para o nome do autor do Livro 
– Será que ele é brasileiro? Alguém já ouviu falar dele? 
– Ler para eles resumidamente a biografia do autor e dizer que ele também tem outras obras escritas para criança. 
Falar também sobre o tradutor, já que a obra original foi escrita em inglês. 
Depois de tanto suspense, ler a historia para as crianças, dando ênfase as cartas que Viviana escreveu e as respostas que ela recebeu.     Após a leitura fazer a Interpretação:             
O que a Viviana decidiu fazer?         
Para ir a festa que a Viviana queria dar que roupa o convidado precisará estar usando? 
Você já foi a alguma festa do Pijama. 
O que acha disso? Justifique. 
Quem ela convidou para a festa?
 E você quem convidaria? 
Os convidados de Viviana moravam perto da casa dela? 
Como ela fez para convidá-los? 
Para que os convites chegassem aos destinatários o que Viviana precisou fazer? 
Viviana mora em um país chamado Inglaterra, que fica muito longe, na Europa. 
Que meios de transporte usaríamos para chegar lá?    
Em seguida trabalhar a localização dos animais no Mapa mundi, de acordo com a localização  dos endereços escritos nas cartas enviadas pela Viviana.
Vejam mais
Sequência didática
Manhã literária do pijama
Produção coletiva 
Projeto

Para imprimir:AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios