BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

O caso dos ovos >Estímulos literários e pascais >Textos > 27/02/13

O caso dos ovos
A história sobre as galinhas cansadas de serem exploradas pelos coelhos criada por Tatiana Belinky encantou as crianças.
Além de falar sobre o assunto do momento que é a Páscoa, trata sobre outras questões polêmicas, como no que se refere ao significado da palavra justiça.
Mostra também que com uma boa conversa todo problema pode ser resolvido.
Participar de dramatizações e contações de histórias com variados recursos visuais estimula a imaginação, a fantasia, a criatividade e as expressões corporal e de ideias da criança.
A fim de contemplar, também, a importância de conhecer diferentes manifestações culturais, como a Páscoa, as professoras do Grupo 4 apresentaram uma peça teatral a partir do livro O caso dos Ovos, de Tatiana Belinky, que traz a história de algumas galinhas que não queriam mais botar ovos para os coelhos durante a Páscoa, desejando serem mais reconhecidas nesta época do ano. Foi o maior sucesso!
É sempre muito prazeroso proporcionar momentos de alegria e descontração para as crianças. “Entrou por uma porta, saiu pela outra. Quem quiser que conte outra!”
Livro aqui:

Conhecendo o Coelho: o coelho na literatura


Autor Josélia Soares Nunes dos Santos
- Entrar em contato com livros de literatura infantil;
- Identificar os livros de literatura que falam sobre o coelho;
- Produzir arte a partir da literatura.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
1º Momento:
O (a) professor (a) deve pesquisar, com antecedência, livros de literatura infantil que falem sobre coelhos. Deve levar para a sala de aula e juntar com os livros ali existentes.
O (a) professor (a) deve espalhar todos os livros no centro da roda e pedir para as crianças observarem e escolher os livros que eles creem que tratem de coelhos.
2º Momento:
Depois disso, o (a) professor (a) pede às crianças para explicar porque elas acham que o livro escolhido fala de coelhos e cada criança vai falar sobre sua escolha.
Coletivamente se escolhe um dos livros para ser lido
3º Momento:
O (a) professor (a) lê e, em seguida, propõe ao grupo uma atividade de pintura baseada na história lida.
 Para tanto, é necessário arrumar as mesas, forradas previamente com jornal, com pincéis e tintas de diferentes cores, dispostas em pequenos potes para que as crianças possam fazer suas produções.
4º Momento:

Depois da pintura seca, o (a) professor (a) propõe ao grupo fazer uma moldura para suas produções e fazem uma exposição no mural da escola.

undefined

Avaliação
Com esta aula, é possível avaliar os critérios utilizados pelas crianças na escolha do livro, já que ainda não estão alfabetizadas, bem como o nível de representação das crianças através da pintura.
Confusão no galinheiro
A Pata descobre que a Galinha bota ovos de ouro.
Morta de inveja, acusa o Escritor de fazer parte de uma grande trama política para transformar a Galinha em prefeita.
Corre para o jornal e faz a denúncia sobre O "galinheiro de lama" em que se transformou a granja.
Corrupção, provina, inveja e maldizer fazem com que o caso vá parar na justiça.

 
Confusão no galinheiro

Fazendo uma releitura de um clássico da literatura infantil, o livro conta a história da Pata que descobre que uma galinha estava divulgando para toda a bicharada que botava ovos de ouro.
Ela fica morta de inveja e a partir daí apronta muita confusão.
A ilustradora proporciona nesta interessante narrativa, um espetáculo de imagens e cores.
Entremeada de diálogos, textos jornalísticos, denúncia e relatório de inquérito, conduzindo o leitor a um final inesperado.
O livro reúne os dois importantes ingredientes para agradar o leitor: texto e ilustrações surpreendentes.
Textos sobre Páscoa

Conhecendo o Coelho: entrevista com um especialista

Autor :Josélia Soares Nunes dos Santos
As crianças nesta faixa etária podem, com a mediação da professora:
1.Elaborar perguntas a serem feitas ao entrevistado;
2.Entrevistar especialistas para descobrir coisas e sanar suas curiosidades sobre o tema em estudo;
3.Respeitar a vez de falar e ouvir o outro.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esta aula deve ser realizada depois de levantadas todas as impressões e conhecimentos que as crianças tem sobre o coelho.
Estratégias e recursos da aula
Para obter mais informações sobre o coelho é possível convidar um biólogo para ser entrevistado pelo grupo, de preferência que seja alguém da família de alguma criança da turma.
1º Momento:
Antes da visita do biólogo, a professora deve elaborar junto com o grupo as perguntas que serão feitas ao entrevistado, considerando o que as crianças desejam aprender.
As possíveis perguntas deverão ser relacionadas às cores dos coelhos, a sua alimentação, onde vivem, como se reproduzem, como saber se o coelho é macho ou fêmea, quantos filhotes nascem por ninhada etc.
2º Momento:
No ato da entrevista, à medida que o biólogo for respondendo as perguntas, a professora deverá assumir o papel de escriba e registrar as informações para retomar posteriormente com as criaças.

undefined

Avaliação
Com esta aula a criança pode ser avaliada quanto à coerência das perguntas em relação ao tema em estudo; se é capaz de ouvir e respeitar a vez do outro falar.
 
Conhecendo o Coelho: formando atitudes de respeito e cuidado com os animais.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4074
  Conhecendo o Coelho: registrando informações http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4076    





Link para essa postagem


Um comentário:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios