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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
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seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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quinta-feira, abril 26, 2012

Aprendendo com poesia> Jogral> São João>Espantalhos> 26/04/12




Milho,Espantalho e São João

Os ritmos, os sons rimados e o falar coletivo constituem elementos de equilíbrio e concentração, e permitem às crianças aprender através da vivência lúdica dos conteúdos.
 Uma fala permeada de vida com forma e plena de beleza sonora atua como o fundamento que alimenta e sustenta o desenvolvimento do ser.
O adulto em geral não presta atenção aos órgãos que produzem a fala, pois está voltado para o conteúdo da mesma, querendo expressá-lo.
 Quando a criança, no entanto, começa a sentir os movimentos dos sons a partir dos lábios, da língua e do palato, quando a fluidez e o ritmo da fala se regulam na respiração e a expressão da fala é exercitada, ela vivencia uma grande alegria.
Este sentimento atua nas forças da fantasia da criança, que a protegem do envelhecimento precoce.
As crianças de hoje recebem um excesso de linguagem prosaica em detrimento da linguagem poética.
Esse excesso assusta e retrai a criança, e ela se torna rapidamente um adulto sem sê-lo.
A poesia ilumina interiormente o ser humano e o fortalece, preparando-o para lidar vigor nas tarefas do dia a dia.
A fala ritmada vitaliza a criança e abarca seu próprio corpo, atuando na relação entre o ritmo da respiração e o da pulsação.
Isso permeia seu ser interior.
Assim o artista, com a poesia, introduz o homem em outro ambiente, diferente do da fala prosaica.
Pedagogia Waldorf

A lenda do milho
Maria Luiza Freitas Guimarães   
Tema: Festa de São João - adaptação livre em verso

Há tempos que há muito se foram,
dois índios amigos viviam
em busca da caça e da pesca
e todos os seus bens repartiam.

Num dia houve extrema escassez,
a pesca e a caça sumiram,
rezaram ao Deus Nhandeyara
e um novo alimento pediram.

Então numa noite escura
em meio a um clarão prateado,
surgiu um valente guerreiro
por Nhandeyara enviado.

“Tereis vós o vosso alimento,
mas antes tereis que lutar
e aquele que for o mais forte
ao outro irá sepultar”.

Avaty, que era o mais fraco,
no embate foi derrotado
e, pelo seu fiel amigo,
seu corpo foi enterrado.

O pranto de dor do amigo
a cova de Avaty regou,
e um dia, em pleno inverno,
uma verde folhagem brotou.

E nela, espigas doiradas,
suculentos grãos escondiam,
cabelos de luz encarnada
que à luz do sol reluziam.

O nutritivo cereal
passou a ser cultivado
e, em homenagem ao Índio,
de Avaty foi chamado.

E aqui nesta noite tão bela
onde reina amor e união,
vem saborear Avaty
E celebrar o São João!


Festa de São João - Jogral
Ruth Salles

A sugestão para este jogral, é que, entre cada estrofe, classes de crianças menores se apresentassem com cantos e danças típicas de cada região do Brasil.
A classe pode se dividir em 7 coros.

CORO 1:
- Êh, São João,
deixe um pouco sua barca no rio Jordão
e venha ver o que fez para você
esta moçada que aqui se vê
nesta terra de sol e de praia,
de pampa que se espraia,
de mata e de flor.
Com muito amor,
a terra coleciona
o que o vento do tempo foi deixando
e a memória do povo está lembrando...
Êta jongo, cateretê, abanhenhenga!
Êta Mongo Véio cirandando em mito e lenda!
Quem foi que dançou?
Quem foi que contou?
Foi o índio, foi o negro, foi o branco?
Foi essa mistura de raça,
essa trindade que se entrelaça?
Êta bonita lenga-lenga,
jongo, ciranda, cateretê, abanhenhenga!

CORO 2:
- Êh, São João viajante!
Teu coração não se expande
ao passar por terra tão grande?
Olha a sudeste, a Natureza em festa,
que o violeiro canta em sua seresta.
Ouve o pronto desafio, aprecia o recortado,
o vai-vem do sapateado!
- Puxa a fieira, companheiro!
Êh caixa, reco-reco e pandeiro!

CORO 3:
- Viajante, olha agora o centro-oeste,
o pantanal agreste,
o joão-de-barro, o jaburu,
o saci-pererê fazendo um sururu,
deixando na clareira e na espessura
seu rastro de travessura.
Olha o garimpeiro,
o caçador de onça brava
e o peão de boiadeiro
tocando a boiada!
Vamos, viajante, apronta a vista
e escuta a viola do repentista!

CORO 4:
- Vamos agora para o norte, viajante,
lá onde a pororoca é alucinante,
onde o Amazonas ao sol dourado
é uma lista de prata
riscando o verde da grande mata!
Olha o boi, olha o boi, olha o boi bumbá!
Êh, meu boi surubim, êh boi brabo!
Se ele foge de mim, eu o pego pelo rabo!

CORO 5:
- Olha os pampas do sul, São João,
o gaúcho com seu chimarrão!
Olha a estância apinhada de gauchada,
a tomar mate e correr eguada!
O boi cai com boleadeira e tudo!
Êta, divertimento macanudo!
Olha a gauchinha, prenda minha,
que vai dançar, pra gente apreciar!

CORO 6:
- Olha bem o nordeste, viajante:
dunas claras, soalheiras rubras,
o babaçu, a carnaúba.
Olha a rês mandigueira subindo o oiteiro!
Cuidado! Tens boas alpercatas?
Há um pé de oiticoró entre os cactos chatos.
O vento dança um maracatu
com seu zumbe-zumbe.
Será mesmo um zumbido que está soando?
Ou será o Zumbi chamando?

CORO 7:
- Já mostramos nossa mostra,
já cantamos nosso canto,
mas o Brasil brasileiro, terra grande,
abre as portas para fora –
se espalha por todo canto.
Veio da França uma dança!
Vamos ver como se dança!
É a quadrilha do salão imperial,
e contra-dança era o nome oficial,
mas é mudança de palavra, é mudança sim!
Contra-dança quer dizer:
“COUNTRY-DANCE”!
É a dança do campo!
Vamos ver a quadrilha, pessoal!


O espantalho com o paletó xadrez
Marciano Vasques
 
Debaixo da aba
do chapéu do espantalho
o sol doura ternos trigais.
 ( Sugestão para milharais)
 
Verduras em seus olhos repousam.
 
Ele colhe almas leguminosas e asas luminosas.
Seu tórax azul aquece aves e invernos.
Pipas desfiam azuis,revelando manhãs.
 
O espantalho,com seu paletó xadrez,
cravo vermelho na lapela,
guarda horizontes,romãs,
moinhos,montes de feno,a capela.
Enquanto a infância
empina o dia.,
seu espelho.
 
Livro Espantalhos
Editora Noovha America
 



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