BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, abril 26, 2012

Rimas> Harmonia> Rítmo>Cadência>26/04/12



A importância das atividades rítmicas
Educando com arte

As atividades rítmicas são indicadas para fazer com os alunos no início das aulas.
É um momento em que todos se exercitam juntos, afinados e fazendo a mesma coisa.
É muito diferente do que chegar na classe e começar a falar “ei menino, fica quieto, vai para o seu lugar”.
Nos exemplos abaixo apresentados indicamos a idade dos alunos da classe filmada, no entanto, cabe a cada professor avaliar a adequação de cada exercício para a sua classe.
Primeiro é uma forma de harmonizar que não é individualizada.
A criança, sem perceber, entrou e fez.
Imaginem que, assim como nós, as crianças vieram de casa com as mais variadas impressões.
O que essa criança viveu desde a hora que acordou até a hora que chegou na classe?
Como foi o acordar dela, atrasado ou não, como foi o café da manhã, foi tranqüilo ou não, foi a mãe que acordou, ou não foi a mãe que acordou?
Será que está bem agasalhada, será que ela dormiu bem, dormiu pouco ou dormiu muito?
E quais as impressões que ela teve pelo caminho?
Será que presenciou um acidente, ou o rádio veio ligado no último volume? Isso a criança.
Só que nós também chegamos de uma vivência anterior.
Então, uma primeira dica para o professor é chegar antes que os alunos, e não só no relógio, mas o meu ser tem que chegar antes.
Eu percebo que quando acontece algum problema no caminho e eu chego junto com eles, já é um pouco diferente. A
gora, se eu chego dez minutos antes, abro minha classe, arrumo minhas coisas, ando um pouquinho, visualizo tudo, tomo posse daquele espaço que é a minha classe, é diferente, porque aí eu estou em paz e estou em mim, para poder acolher estas crianças.
 Isso faz muita diferença, é diferente de chegar junto.
A função principal dos exercícios de ritmo é harmonizar estas crianças e dispô-las para a aprendizagem.
De forma lúdica e alegre, ensinam-se joguinhos, poemas e canções executados por todos, com muito movimento e ritmo, “afinando” a turma.
Também se trabalham o esquema corporal, espacialidade, dicção, atenção, integração social e muitos outros aspectos.
O mesmo ritmo (conjunto de movimentos com recitações ou canções) é repetido por três ou quatro semanas, quando alguma coisa é mudada, não tudo de uma vez, isto é, substitui-se uma poesia por outra nova, depois uma música e assim por diante, acompanhando os temas trabalhados em classe, a matéria.
A longo prazo, o trabalho rítmico desenvolve qualidades e cria disposições e habilidades para o trabalho teatral.
Nos três primeiros anos escolares é importante que a parte rítmica seja realizada em roda, com as crianças em pé e livres para se movimentarem.
O círculo é a forma perfeita, que integra a todos e onde cada um enxerga o todo.


*Texto da professora Cristina M. Brigagão Ábalos.
Pedagogia Waldorf






Exercícios de dicção


Quirino queria queijo

Maria Luiza Freitas Guimarães


A bela baliza bailava e brincava,
seu belo bastão de prata brilhava.
A pata da pata preta ficou presa na porteira.
Zezinho zurziu a zebra que zurrou e se zangou,
Zezinho zombou da zebra que zonza ziguezagueou.
O menino gritou ao ver o gato angorá,
o gato grisalho gritou ao ouvir o garoto gritar.
O dedo direito desmentido do duende doía demasiadamente,
doía demasiadamente, o dedo direito desmentido do duende.
Quirino queria queijo,
queria só queijo quente,
o queijo queimou seu queixo
queixou-se do queijo quente.


Vejam mais exemplos e vídeos aqui:


 




Link para essa postagem


Um comentário:

  1. Oi...gosto destas atividades...fazem muito bem na prática para crianças em fase de alfabetização.Valeu!
    Bjos, rosangela

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios