A importância das atividades rítmicas
Educando com arte
As atividades rítmicas são indicadas para fazer com os alunos no início das aulas.
É um momento em que todos se exercitam juntos, afinados e fazendo a mesma coisa.
É muito diferente do que chegar na classe e começar a falar “ei menino, fica quieto, vai para o seu lugar”.
Nos exemplos abaixo apresentados indicamos a idade dos alunos da classe filmada, no entanto, cabe a cada professor avaliar a adequação de cada exercício para a sua classe.
Primeiro é uma forma de harmonizar que não é individualizada.
A criança, sem perceber, entrou e fez.
Imaginem que, assim como nós, as crianças vieram de casa com as mais variadas impressões.
O que essa criança viveu desde a hora que acordou até a hora que chegou na classe?
Como foi o acordar dela, atrasado ou não, como foi o café da manhã, foi tranqüilo ou não, foi a mãe que acordou, ou não foi a mãe que acordou?
Será que está bem agasalhada, será que ela dormiu bem, dormiu pouco ou dormiu muito?
E quais as impressões que ela teve pelo caminho?
Será que presenciou um acidente, ou o rádio veio ligado no último volume? Isso a criança.
Só que nós também chegamos de uma vivência anterior.
Então, uma primeira dica para o professor é chegar antes que os alunos, e não só no relógio, mas o meu ser tem que chegar antes.
Eu percebo que quando acontece algum problema no caminho e eu chego junto com eles, já é um pouco diferente. A
gora, se eu chego dez minutos antes, abro minha classe, arrumo minhas coisas, ando um pouquinho, visualizo tudo, tomo posse daquele espaço que é a minha classe, é diferente, porque aí eu estou em paz e estou em mim, para poder acolher estas crianças.
Isso faz muita diferença, é diferente de chegar junto.
A função principal dos exercícios de ritmo é harmonizar estas crianças e dispô-las para a aprendizagem.
De forma lúdica e alegre, ensinam-se joguinhos, poemas e canções executados por todos, com muito movimento e ritmo, “afinando” a turma.
Também se trabalham o esquema corporal, espacialidade, dicção, atenção, integração social e muitos outros aspectos.
O mesmo ritmo (conjunto de movimentos com recitações ou canções) é repetido por três ou quatro semanas, quando alguma coisa é mudada, não tudo de uma vez, isto é, substitui-se uma poesia por outra nova, depois uma música e assim por diante, acompanhando os temas trabalhados em classe, a matéria.
A longo prazo, o trabalho rítmico desenvolve qualidades e cria disposições e habilidades para o trabalho teatral.
Nos três primeiros anos escolares é importante que a parte rítmica seja realizada em roda, com as crianças em pé e livres para se movimentarem.
O círculo é a forma perfeita, que integra a todos e onde cada um enxerga o todo.
*Texto da professora Cristina M. Brigagão Ábalos.
Pedagogia Waldorf
Exercícios de dicção
Quirino queria queijo
Maria Luiza Freitas Guimarães
A bela baliza bailava e brincava,
seu belo bastão de prata brilhava.
A pata da pata preta ficou presa na porteira.
Zezinho zurziu a zebra que zurrou e se zangou,
Zezinho zombou da zebra que zonza ziguezagueou.
O menino gritou ao ver o gato angorá,
o gato grisalho gritou ao ouvir o garoto gritar.
O dedo direito desmentido do duende doía demasiadamente,
doía demasiadamente, o dedo direito desmentido do duende.
Quirino queria queijo,
queria só queijo quente,
o queijo queimou seu queixo
queixou-se do queijo quente.
Vejam mais exemplos e vídeos aqui:
Link para essa postagem
Oi...gosto destas atividades...fazem muito bem na prática para crianças em fase de alfabetização.Valeu!
ResponderExcluirBjos, rosangela