Fernanda Oliveira/Canizales
“Me balança?” é um livro que necessariamente faz com que o leitor interaja de forma efetiva com o livro: fazendo o avião decolar, secando as roupas do varal ou fazendo sombra no olhinho do bebê... Um livro brinquedo de magia e do faz de conta. Para tornar essa interatividade ainda mais bacana, tem um vídeo da Fê Liz, autora do livro.
Ouvindo: AQUI
Cantando:
Confira como o Jacarelvis e seus amigos brincam e fazem uma divertida música ao balançar. AQUI
Corpo balançar: AQUI
Aulas:
Segurar-se em corda e balançar: AQUI
Balançar ao som de músicas: AQUI
Benefícios de balançar: AQUI
Pequeno texto com interpretação: Bia e a balança: AQUI
Os objetivos de balançar incluem a estimulação do sistema vestibular (equilíbrio e percepção espacial), o desenvolvimento da coordenação motora e da consciência corporal, o aprimoramento da integração sensorial, a regulação emocional através do prazer e da calma, e o desenvolvimento de habilidades sociais como compartilhar e cooperar. Balançar também ajuda a criança a entender conceitos de causa e efeito, aumenta a autoconfiança e a autonomia, e promove o desenvolvimento cognitivo e a atenção.
Desenvolvimento Motor e Sensorial
O movimento repetitivo do balanço ativa o sistema vestibular, que é responsável pelo equilíbrio, pela orientação espacial e pelo controle corporal.
O ato de balançar exige que o corpo trabalhe de forma integrada, ajustando força e ritmo para ganhar impulso, o que melhora a coordenação, o equilíbrio e a consciência corporal.
A atividade ajuda a criança a processar e organizar informações sensoriais do ambiente, como sons e movimentos, contribuindo para uma melhor integração sensorial.
Ao perceber que seus próprios movimentos geram mais impulso e que o movimento para quando eles cessam, a criança desenvolve a compreensão de causa e efeito.
Desenvolvimento Emocional e Cognitivo
O movimento de balançar libera neurotransmissores que proporcionam uma sensação de prazer, acalmam e reduzem o estresse e a ansiedade.
A sensação de liberdade e a habilidade de controlar o movimento do balanço ajudam a construir a autoconfiança e a autonomia da criança, incentivando-a a enfrentar desafios.
Estudos sugerem que o balanço pode ter um impacto positivo no desenvolvimento cognitivo, melhorando a atenção.
Desenvolvimento Social
Socialização: Brincar em um balanço, especialmente em um playground, ensina as crianças a compartilhar, cooperar, esperar a vez e interagir em grupo, desenvolvendo habilidades sociais importantes. Fonte: Google
Proposta Pedagógica: “Balançando nas Nuvens”
Objetivos de Aprendizagem
• Desenvolver a criatividade e a imaginação.
• Trabalhar a coordenação motora fina (corte, colagem, pintura, montagem).
• Ampliar a noção espacial (dentro/fora, cima/baixo, perto/longe).
• Estimular a expressão oral e narrativa.
• Promover a valorização da identidade da criança.
Materiais
• Caixa de sapato
• Papel colorido ou tinta guache azul
• Algodão (para as nuvens)
• Palitos de picolé
• Barbante ou lã
• Tesoura sem ponta
• Cola branca ou cola quente (com auxílio do adulto/professor)
• Foto da criança (sentada, para ser recortada e colada no balanço)
Etapas da Atividade
1. Roda de Conversa Inicial
• Mostrar imagens de balanços e perguntar:
• Quem já brincou de balanço?
• Como é a sensação de balançar?
• Onde podemos encontrar balanços?
• Relacionar a ideia de liberdade e imaginação: “E se pudéssemos balançar no céu, nas nuvens?”
2. Construção do Cenário
• Pintar ou forrar a caixa de azul.
• Colar algodão no fundo e nas laterais como nuvens.
• Fazer dois furos na parte superior da caixa para passar o barbante.
• Montar o assento com palitos de picolé colados.
3. Identidade e Pertencimento
• Entregar às crianças uma foto impressa delas mesmas (trazida de casa).
• Recortar e colar no assento do balanço.
• Cada criança se vê como protagonista do próprio brinquedo. Fonte: Educa Desafios
Aulas:
Balançar em redes: AQUI
Fazer filas para brincar no balanço: AQUI
Coordenação motora: AQUI
Corpo saudável: AQUI
Equilíbrio: AQUI
Noções espaciais: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.