BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
16 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, setembro 30, 2025

Vamos balançar?>Estímulos coordenados>Noções espaciais> 30/09/2025


Fernanda Oliveira/Canizales

“Me balança?” é um livro que necessariamente faz com que o leitor interaja de forma efetiva com o livro: fazendo o avião decolar, secando as roupas do varal ou fazendo sombra no olhinho do bebê... Um livro brinquedo de magia e do faz de conta. Para tornar essa interatividade ainda mais bacana, tem um vídeo da Fê Liz, autora do livro.

Ouvindo: AQUI
Cantando:
Confira como o Jacarelvis e seus amigos brincam e fazem uma divertida música ao balançar. AQUI
Corpo balançar: AQUI
Aulas: 
Segurar-se em corda e balançar: AQUI
Balançar ao som de músicas: AQUI
Benefícios de balançar: AQUI
Pequeno texto com interpretação: Bia e a balança: AQUI

Os objetivos de balançar incluem a estimulação do sistema vestibular (equilíbrio e percepção espacial), o desenvolvimento da coordenação motora e da consciência corporal, o aprimoramento da integração sensorial, a regulação emocional através do prazer e da calma, e o desenvolvimento de habilidades sociais como compartilhar e cooperarBalançar também ajuda a criança a entender conceitos de causa e efeito, aumenta a autoconfiança e a autonomia, e promove o desenvolvimento cognitivo e a atenção. 
Desenvolvimento Motor e Sensorial 
Estímulo ao sistema vestibular: 
O movimento repetitivo do balanço ativa o sistema vestibular, que é responsável pelo equilíbrio, pela orientação espacial e pelo controle corporal.
Coordenação motora e consciência corporal: 
O ato de balançar exige que o corpo trabalhe de forma integrada, ajustando força e ritmo para ganhar impulso, o que melhora a coordenação, o equilíbrio e a consciência corporal.
Integração sensorial: 
A atividade ajuda a criança a processar e organizar informações sensoriais do ambiente, como sons e movimentos, contribuindo para uma melhor integração sensorial.
Noção de causa e efeito: 
Ao perceber que seus próprios movimentos geram mais impulso e que o movimento para quando eles cessam, a criança desenvolve a compreensão de causa e efeito.
Desenvolvimento Emocional e Cognitivo
Prazer e regulação emocional: 
O movimento de balançar libera neurotransmissores que proporcionam uma sensação de prazer, acalmam e reduzem o estresse e a ansiedade. 
Autoconfiança e autonomia: 
A sensação de liberdade e a habilidade de controlar o movimento do balanço ajudam a construir a autoconfiança e a autonomia da criança, incentivando-a a enfrentar desafios. 
Desenvolvimento cognitivo e atenção: 
Estudos sugerem que o balanço pode ter um impacto positivo no desenvolvimento cognitivo, melhorando a atenção. 
Desenvolvimento Social 
Socialização: Brincar em um balanço, especialmente em um playground, ensina as crianças a compartilhar, cooperar, esperar a vez e interagir em grupo, desenvolvendo habilidades sociais importantes. Fonte: Google
Proposta Pedagógica: “Balançando nas Nuvens”

Objetivos de Aprendizagem
• Desenvolver a criatividade e a imaginação.
• Trabalhar a coordenação motora fina (corte, colagem, pintura, montagem).
• Ampliar a noção espacial (dentro/fora, cima/baixo, perto/longe).
• Estimular a expressão oral e narrativa.
• Promover a valorização da identidade da criança.

Materiais
• Caixa de sapato
• Papel colorido ou tinta guache azul
• Algodão (para as nuvens)
• Palitos de picolé
• Barbante ou lã
• Tesoura sem ponta
• Cola branca ou cola quente (com auxílio do adulto/professor)
• Foto da criança (sentada, para ser recortada e colada no balanço)
Etapas da Atividade
1. Roda de Conversa Inicial
• Mostrar imagens de balanços e perguntar:
• Quem já brincou de balanço?
• Como é a sensação de balançar?
• Onde podemos encontrar balanços?
• Relacionar a ideia de liberdade e imaginação: “E se pudéssemos balançar no céu, nas nuvens?”
2. Construção do Cenário
• Pintar ou forrar a caixa de azul.
• Colar algodão no fundo e nas laterais como nuvens.
• Fazer dois furos na parte superior da caixa para passar o barbante.
• Montar o assento com palitos de picolé colados.
3. Identidade e Pertencimento
• Entregar às crianças uma foto impressa delas mesmas (trazida de casa).
• Recortar e colar no assento do balanço.
• Cada criança se vê como protagonista do próprio brinquedo. Fonte: Educa Desafios
Aulas:
Balançar em redes: AQUI
Fazer filas para brincar no balanço: AQUI
Coordenação motora: AQUI
Corpo saudável: AQUI
Equilíbrio: AQUI
Noções espaciais: AQUI





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios