Ganhei um Dinheirinho - O que Posso Fazer com Ele ?
Autor: D´aquino, Cássia
Editora: Moderna
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Crianças 8-11 Anos
Ao preparar as crianças para lidar com dinheiro, estamos ensinando a elas não apenas a administração de finanças, mas, principalmente, educando-as a ser capazes de conter impulsos imediatistas, a lidar com a percepção de seus desejos e com os limites para a realização desses desejos. Assim, já adultas, serão capazes de assumir as rédeas de uma vida independente.
Suplemento literário: AQUI
Ouvindo: AQUI
Sugestões de Atividades
Após a leitura do Ganhei um Dinheirinho: o que posso fazer com ele? peça aos alunos que, individualmente, listem algumas das coisas que consomem porque consideram necessárias e aquelas outras que consomem apenas por desejar consumir.
Uma vez que cada aluno tenha preenchido sua lista, a discussão é aberta a toda classe. Cabe ao professor explorar junto a ela as razões que levaram os alunos a tomar alguns itens como mais necessários que outros.
Para fixação do conteúdo a turma pode elaborar dois cartazes, a partir de recortes de revistas e encartes de supermercados. O primeiro dos cartazes abrigará as figuras que dizem respeito ao consumo necessário "de precisar" e, o segundo, ao consumo "de querer".
Outro tópico essencial à educação pode ser trabalhado a partir da leitura do Ganhei um Dinheirinho: o que posso fazer com ele?. Trata-se de ensinar que consumir implica em fazer escolhas. Após a leitura do livro, um exercício pode tornar esta relação bastante compreensível aos alunos.
O professor estabelece uma quantia imaginária a ser gasta por cada aluno.
Em seguida oferece algumas opções de consumo que podem ser satisfeitas com o dinheiro (cinema, lanche, roupas, figurinhas, brinquedos, etc.) e dá preço a cada uma delas. Os alunos escolhem o que pretendem comprar. A escolha deve levar em consideração que não será possível comprar de tudo. Uma vez estabelecidas as escolhas, os alunos devem ser capazes de explicar os fatores que as determinaram, bem como as consequências destas.
O professor deve preocupar-se em adaptar a quantia a ser estipulada à realidade econômica e social da turma. Além de simples, esta atividade obriga os alunos a considerar que o uso do dinheiro implica em escolhas. De outro lado, funciona como um estímulo a que passem a observar que espécie de impulsos determinam os consumos que praticam.
Ainda um outro aspecto tratado em Ganhei um Dinheirinho: o que posso fazer com ele? merece ser reforçado junto aos alunos. Diz respeito a importância das doações e do trabalho voluntário na vida comunitária.
Liste com os alunos as instituições locais que aceitam doações de tempo, talento e dinheiro.
É muito importante que estas instituições executem com eficiência, real, as atividades sociais. Convidar pais que realizem trabalhos voluntários a darem depoimentos vai ajudar a turma a descobrir e perseguir modelos de valores e comportamentos cada vez mais saudáveis e solidários.
O menino do dinheiro é um garotinho que mesmo muito pequeno sabe o que quer e aprende a real importância de guardar sua moedinhas a fim de realizar os próprios sonhos.
Em seu aniversário,ele recebe de sua mãe,a Dona Previdência,seu cofrinho e,com ele,a primeira liçâo sobre como lidar com sua pequena mesada.
Mas é na escola com o seu professor Reimoney,onde o Menino conhece a metodologia DISOP que o faz transformar a vida financeira de sua família,principalmente a de seu pai, o Senhor desprevenido, o qual aprende a diagnosticar seus gastosa enxergar seus sonhos e a lutar por eles, a orçar e a poupar seus ganhos.
Entre nessa aventura e veja que você também é capaz de transformar suas moedinhas em realização de sonhos.Educação financeira começa cedo!
Em seu aniversário,ele recebe de sua mãe,a Dona Previdência,seu cofrinho e,com ele,a primeira liçâo sobre como lidar com sua pequena mesada.
Mas é na escola com o seu professor Reimoney,onde o Menino conhece a metodologia DISOP que o faz transformar a vida financeira de sua família,principalmente a de seu pai, o Senhor desprevenido, o qual aprende a diagnosticar seus gastosa enxergar seus sonhos e a lutar por eles, a orçar e a poupar seus ganhos.
Entre nessa aventura e veja que você também é capaz de transformar suas moedinhas em realização de sonhos.Educação financeira começa cedo!
SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO
■Conhecer o sistema monetário brasileiro;
■Aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco.
■Observar a forma de organização de um supermercado e dos produtos;
■Observar quem são e o que fazem as pessoas que trabalham no supermercado;
■Identificar a profissão das pessoas que trabalham no supermercado;
■Compreender a importância dos códigos de barra nos produtos;
■Diferenciar e comparar os produtos do supermercado
O menino do dinheiro vai a escola
Determinado, sonhador, curioso, entusiasmado pela vida: assim é o Menino, protagonista desta história, que, depois de ter aprendido importantes lições com a convivência materna, durante a infância, agora cresceu e vai encarar um mundo de novas possibilidades na escola. Nesse novo ambiente, ele se depara com pessoas e vivências que serão fundamentais em seu processo de aprendizado e amadurecimento: o esbanjador Gastão, a professora Constância e o instigante professor de Matemática. Apesar das experiências desagradáveis pelas quais passa inicialmente, o Menino agarra-se à sua coragem, pureza de coração e determinação para superar os obstáculos e, amparado pela mãe, dá a volta por cima. Agora, ele descobre que pode contar com o professor Reimoney para lhe revelar a “mágica do dinheiro”: os quatro passos da Metodologia DSOP. Entrando em contato com esse novo e promissor universo da educação financeira, o Menino acaba envolvendo toda a família, despertando a união, a reflexão e levando a muitas mudanças. Além de realizar pequenos e grandes sonho.
Segundo livro da série iniciada com O menino e o dinheiro, este título traz à cena o mesmo personagem (Menino), desta vez às voltas com inusitados presentes que ganhou da mãe: três cofrinhos em formato de porquinhos. Inicialmente, o garoto não vislumbra sua importância, mas acaba por descobrir, com ajuda materna e também por seu próprio impulso, que eles podem ajudá-lo a realizar seus sonhos, se conseguir guardar ali parte de todas as moedas que passarem por suas mãos.
O Menino passa a depositar no porquinho suas moedas, até que um dia uma bela surpresa acontece: o cofre “estoura” de tão cheio, espalhando-as pelos ares. E assim ele pode comprar a bola oficial que tanto queria. A partir disso, o garoto empenha-se para poupar mais e mais, enchendo o outro porquinho. E quando este também “estoura”, é a vez de realizar mais um sonho. Feliz com o resultado de suas realizações, ele resolve dar um cofre ao próprio pai, ensinando-o, assim como havia aprendido com a mãe, a importância de pouparmos para realizar sonhos!
Assim, O menino, o dinheiro e os 3 cofrinhos encerra uma analogia com a história infantil dos Três porquinhos, enquanto aprofunda o trabalho com a educação financeira iniciado no primeiro livro da série. Enquanto O menino e o dinheiro retrata a descoberta, pelo protagonista, da existência do dinheiro, com base na observação dos processos da natureza, neste título o Menino passa a vivenciar essa descoberta no mundo concreto, por meio do processo de juntar, poupar moedas. Paralelamente, o conceito da passagem do tempo é trabalhado de maneira alegórica, por meio dos três cofrinhos – cujos nomes aludem a “curto”, “médio” e “longo” prazos. Assim, constrói-se uma conexão entre o tempo passado (descoberta do dinheiro e seu potencial para realizar sonhos); o presente (ato de poupar concretamente); e o futuro (entrada em cena do pai, com aprendizados que apontam para o amanhã).
O Menino, o Dinheiro e a Formigarra
No terceiro e último volume da série, o Menino – protagonista desta história – faz uma importante descoberta a respeito de valores como o trabalho, a diversão e a relação das pessoas com o dinheiro.
Certo dia, ao ouvir de sua mãe a clássica história infantil da formiga e da cigarra, o Menino, que era muito perspicaz, fica pensativo...
Compara a formiga ao próprio pai, que dirigia o trem na estrada de ferro todo dia, trabalhando arduamente.
Depois, pensa na sua mãe como uma cigarra, cantarolando o dia todo dentro de casa.
Com inteligência e astúcia, o Menino junta elementos reais da sua experiência cotidiana à ficção contada pela mãe e, refletindo e observando o mundo ao seu redor, descobre que o bom mesmo seria que cada um pudesse ter um pouco de formiga e de cigarra dentro de si, encontrando um equilíbrio saudável entre o trabalho e a brincadeira.
http://loja.dsop.com.br/livros-1/para-as-criancas/o-menino-o-dinheiro-e-os-tres-cofrinhos.html
Certo dia, ao ouvir de sua mãe a clássica história infantil da formiga e da cigarra, o Menino, que era muito perspicaz, fica pensativo...
Compara a formiga ao próprio pai, que dirigia o trem na estrada de ferro todo dia, trabalhando arduamente.
Depois, pensa na sua mãe como uma cigarra, cantarolando o dia todo dentro de casa.
Com inteligência e astúcia, o Menino junta elementos reais da sua experiência cotidiana à ficção contada pela mãe e, refletindo e observando o mundo ao seu redor, descobre que o bom mesmo seria que cada um pudesse ter um pouco de formiga e de cigarra dentro de si, encontrando um equilíbrio saudável entre o trabalho e a brincadeira.
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Olá bom dia,
ResponderExcluirGostaria de saber se esse blog , as atividades podem ser copiadas, readaptas, reutilizadas.
Abraços,
Renata
email : renatyduarte@yahoo.com.br
Pode adaptar, copiar, e contar o resultado. O Linguagem agradece
ExcluirQuero desenvolver esse projeto na minha escola .
ResponderExcluirLegal!
Excluirotimas ideaisSo pena ter que comprar os livros, professor ja gasta tanto
ResponderExcluirVerdade Fernanda, por esta razão trago o que posso para a publicação. Pelo menos a intenção é ajudar nos planos de aula( mesmo sem o livro)
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