BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, maio 31, 2012

Receitas de olhar>Receitas poéticas> Instrucional> 31/05/12

Um convite para dar asas a imaginação
e descobertas infinitas
Receitas de olhar
Este livro de poesia se parece com os de culinária.
Em ambos há ingredientes.
Nos de culinária os ingredientes são palpáveis e costumam contar com a precisão das medidas.
As receitas deste livro, em geral, não vão ao fogo e muito menos à geladeira.
Não ensinam, sugerem.
Falam das novas possibilidades, das esperanças, das descobertas dos gestos simples e delicados.

Roseana Murray
Ilustrações Elvira Vigna
Ouvindo: AQUIAQUI

Receitas poéticas
-Descobrir novas formas de olhar as coisas, atribuindo significados poéticos a objetos/ ações cotidianas
-Fazer algumas receitas do livro (Receita de Olhar no Espelho, Receita de Dizer o Nome e Receita de Tocar o Outro) §
Ouvir, dizer, ler poesias sobre o mesmo tema.
Perceber que o mesmo estímulo provoca produções bem diferentes

Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos
Estratégias e recursos da aula
Primeira Parte – Preparação da Sala e Conversa Informal
Antes dos alunos entrarem para a aula, o professor coloca um espelho grande de frente para a turma .
Ao lado o espelho, escreve no quadro e giz ou cola uma folha de papel pardo com a poesia Receita de se Olhar no Espelho de Roseana Murray.
Ao lado do espelho deve ter uma mesinha com papel celofane nas cores azul, amarela e vermelha e uma cópia da poesia para cada criança.

Receita de se olhar no espelho
Se olhe de frente
de lado
de costas
de cabeça para baixo
pinte o espelho de azul dourado vermelho
faça caretas ria sorria
feche os olhos abra os olhos
e se veja sempre surpresa quem é você???


O professor inicia a aula perguntando se todos se olharam no espelho naquele dia ,no dia anterior e assim sucessivamente.
Ele continua a conversa, perguntando sobre quais as coisas que a gente faz todos os dias e nem repara.
Ele explica que naquele dia eles vão trabalhar com a poesia do cotidiano, das coisas de todos os dias.

Segunda parte da aula- O espelho
A seguir,o professor vai chamando os alunos .
Eles devem ficar em frente ao espelho e ler a poesia escrita ao lado , inventando uma posição para dizer cada verso e utilizando o celofane.
A medida que cada aluno senta deve completar a folha com a poesia ilustrando ou escrevendo.
Os alunos que quiserem, poderão mostrar e explicar o seu trabalho para a turma.
O professor apresenta a poesia abaixo escrita numa folha de papel pardo ou de outra forma que todos possam ler.

Receita de dizer o nome
Dizer o nome
como se diz uma semente
uma pedra
um pedaço de sol
dizer o nome
como se diz um arco-íris
um temporal
uma ilha de água luz e coral.
O professor deve convidar as crianças a dizer o seu nome de diferentes maneiras : cantando, gritando, sussurrando, brigando, separando as sílabas etc. Depois ele pode pedir que cada um invente um gesto diferente para fazer enquanto diz o seu nome e que um imite o outro. Para finalizar esta atividade, o professor volta a poesia e pede aos alunos que imaginem/digam o seu nome como se fosse uma semente, uma pedra, um pedaço de sol, um temporal, uma ilha e luz.
Após terminada esta parte da aula, os alunos devem registrar numa folha como se sentiram fazendo a atividade. Eles devem escrever e desenhar.
Terceira Atividade – Receitas
O professor desafia os alunos a descobrir o que há de igual nas duas poesias que eles trabalharam . Possivelmente eles responderão que eram ‘receitas’ e eram da mesma autora.
O professor comunica então que vai trabalhar uma nova receita da mesma autora : a Receita de espantar tristeza

Receita de espantar tristeza
faça um careta
e mande a tristeza pra longe
pro longe pro outro lado
do mar ou da lua
vá para o meio da rua
e plante bananeira
faça alguma besteira
depois estique os braços
apanhe a primeira estrela
e procure o melhor amigo
para um longo e apertado abraç

Depois da turma ler oralmente a poesia, a professora pergunta aos alunos qual a fórmula deles para escaparem a tristeza.
Depois os alunos falarem, a professora solicita que todos escrevam a sua receita de espantar a tristeza para que sejam reunidas num livro da turma : Receitas para ser feliz.


Quarta Atividade – Laboratório de Informática
Os alunos deverão assistir ao vídeo Receita de Olhar e dar a sua opinião oralmente
O professor convida os alunos para conheceram o site da autora Roseane Murray.. No site há poemas falados, animados e outras obras dela . A seguir, os alunos podem enviar um e-mail para a autora falando da aula, o que acharam as poesias dela ou do site

Recursos Complementares
1-Para o professor se informar sobre a autora Roseana Murray e a sua obra: http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdelivros/393809  e

http://www.fnlij.org.br/principal.asp? texto=PNBE&arquivo=/pnbe/texto/receitas_de_olhar.htm  
  
2--Pedir aos responsáveis para enviar por escrito a receita predileta do aluno. Fazer um livro com as receitas preferidas da turma.
3-Jogos sobre culinária e confeitagem de doces para os alunos se divertirem no computador. http://www.jogosonlinegratis.org/jogoonline/jogo-online-de-fazer-e-docorar-bolos /
4-Receita de massinha caseira para os alunos fazerem uma cena de um poema. http://institutosamaritano.com.br/receita_de_massinha_caseira.html  
5--Sugestão de site com receitas para crianças.
6-Origami
Construir forminhas  para doces com dobraduras e fazer um brigadeiro.
Avaliação
Será avaliado o envolvimento em cada uma das etapas da aula : se o aluno realizou as tarefas no tempo determinado, se respeitou as regras da sala de aula e do laboratório de informática.
Os trabalhos escritos serão comentados pelo professor, levando em consideração a criatividade e o envolvimento dos alunos com a tarefa.




“As receitas falam da vida e de suas inúmeras facetas
captadas pelo olhar agudo da poesia"
 Roseana Murray"


RECEITA de arrumar gavetas
Separe coisa por coisa:
de um lado o pólen do passado
as raízes do que foi importante
os retratos os bilhetes
os horários de chegada
de todos os navios-pirata
os sinos que anunciam
que há um amigo na estrada
do outro lado um espaço vazio
para o que vai acontecer
as surpresas do destino
os desatinos do acaso

RECEITA de desamarrar os nós

Desamarre os nós do sapato
depois desamarre os pés
desamarre os laços inúteis
os nós do que não serve mais
desamarre o barco do cais
os nós da s janelas
e então deixe que o vento…

RECEITA de abrir o coração
A chave é pequena
de ouro e coragem
o coração é labirinto viagem
muralha abismo trapézio
porta aberta para o outro
gaveta aberta para a vida






Sugestão de um olhar artístico...natureza...beleza





Hora do Conto

Existem receitas de bolo, receitas de pudins, receitas de remédios, receitas caseiras e tantas outras, mas as receitas que Roseana Murray escreveu são muito especiais.
 Leia algumas delas e viaje na sua imaginação.

Receita de felicidade

Palavra teia que se tece
a cada curva da vida
com ventos e veludos
florestas de mistérios
interminável bordado
cada ponto é alado.


Receita contra dor de amor

Chore um mar inteiro
com todos os seus barcos à vela
chore o céu e suas estrelas
os seus mistérios o seu silêncio
sobre a face de um poema
chore o sol e a lua
a chuva e o vento
para que uma nova semente
entre pela janela adentro.


Receita para dias de chuva

Dia de chuva é para viajar
na neblina e no vento
para dentro para dentro.
um livro fechado espera
que se abram as suas portas
com as chaves do pensamento.


Receita de olhar

Nas primeiras horas da manhã desamarre o olhar
deixe que se derrame sobre todas as coisas belas
o mundo é sempre novo
e a terra dança e acorda
em acordes de sol.
Faça do seu olhar imensa caravela.

Receita de espantar a tristeza

Faça uma careta
e mande a tristeza pra longe,
pro outro lado do mar ou da lua...
vá para o meio da rua
e plante bananeira
faça alguma besteira...
depois estique os braços
apanhe a primeira estrela
e procure um amigo
para um longo e apertado abraço...

Receita de acordar palavras

Palavras são como estrelas,
facas ou flores
elas tem raízes pétalas
espinhos são lisas
ásperas leves ou densas,
para acordá-las basta
um sopro em sua alma
e como pássaros vão
encontrar seu seu caminho...

Receita de tocar o outro

Porteira aberta para o universo
cada um é único,
lugar sagrado onde árvores antigas
e estrelas cantam.
Tocar o outro em sua alma
como se fosse uma flauta.


Produzindo uma receita poética

Como se vê, é possível empregar algumas características desse gênero textual e obter uma receita singular, original e poética que, diferente das demais, não agrada ao paladar, mas desperta a emoção.
Agora é a sua vez. Escolha uma das sugestões a seguir(ou invente outras) e crie também uma receita poética.
receita de cativar amigos
receita de curar ciúmes
receita de amor eterno
receita de bem viver
receita de “ficar”
Seguindo a estrutura desse gênero textual, no todo ou em parte, invente os ingredientes, o modo de preparo, as dicas de decoração, etc., relacionando-os de forma que reultem numa receita coerente.Dê um título sugestivo a seu texto.
Fonte: Texto e Interação – William Roberto Cereja /Thereza Cochar Magalhães – Atual Editora






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios