BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, agosto 01, 2019

Giros contos de encantar>Contos enumerativos>Parlendas>01/08/2019

Mila Belhrendt
Contos cumulativos, enumerativos, repetitivos, ampliando esse conceito para 
algumas parlendas encadeadas.
Giros são conhecidos também como contos cumulativos ou enumerativos.
São jogos de palavras em poesia ou em prosa, de tradição oral, que privilegiam o aspecto lúdico. Têm um ritmo ágil e dinâmico, provocando o leitor a entrar na brincadeira da oralidade e do encantamento.
Aqui são selecionados giros de vários países, que permitem uma compreensão melhor da tradição cultural.
Quem nunca ouviu a famosa frase “Quem conta um conto, aumenta um ponto”?
 De boca em boca, as histórias ganham não apenas novas versões, mas também ingredientes que as tornam, muitas vezes, mais interessantes. 
Em tom proverbial, o significado dessa afirmação tem lugar garantido nesse livro. 
Essa característica acumulativa é uma das marcas fortes dos oito textos de tradição oral recontados pela também contadora de histórias Mila Behrendt. 
Há textos da cultura popular brasileira, argentina, alemã, chinesa e francesa que – resgatados pela autora – fazem parte da memória de infância dos adultos e também convidam o leitor a retomar a diversão e o encantamento das narrativas que ouviu e aprendeu quando criança. 
Apesar da diversidade de origem dos textos, há muita coisa em comum entre eles, especialmente no que diz respeito à linguagem.
 Muitos se assemelham às parlendas, há contos com trava-línguas e refrões em seu enredo, histórias em prosa poética e contos mais longos, nos quais prevalece a estrutura típica das narrativas. 
Nota-se um predomínio de animais como personagens e de histórias que se passam em espaço mais rural do que urbano, com menção frequente aos elementos da natureza. 
Esses aspectos, aliados às características poéticas da linguagem, certamente envolverão os pequenos leitores.

Qual a melhor situação de leitura para o livro selecionado? 
A estrutura de repetição e acumulação favorece a antecipação dos acontecimentos e a memorização de determinados trechos das histórias, permitindo que a criança participe ativamente enquanto escuta o adulto fazer a leitura dos contos em voz alta.
 O que é interessante falar sobre o livro? 
Pode-se retomar as histórias mais longas, chamando a atenção das crianças para as diferentes expressões utilizadas pela autora que indicam a passagem do tempo nos contos. 
Quais atividades podem favorecer as aprendizagens da leitura e da escrita? 
A estrutura em versos de algumas das narrativas apresentadas no livro – com trechos que se repetem – possibilita a elaboração de atividades com textos lacunados, nas quais os pequenos poderão recorrer à memória para completar as palavras que faltam. Fonte

Proposta de trabalho





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios