Livro
Você vai conhecer as peripécias futebolísticas do Catapimba e dos meninos da sua rua.
Em A Decisão do Campeonato, a turma implica com o juiz Armandinho, porque toda hora, nos momentos decisivos do jogo, eles ouvem o apito. Chamam Armandinho até de ladrão!
No final, fazem uma descoberta muito interessante que muda a opinião de todos.
No outro livro, Armandinho, o juiz, ele é chamado novamente de ladrão, coitado. Quando Armandinho não aguenta mais ouvir esse e outros insultos, ele decide jogar em vez de apitar. Mas aí a partida vira a maior confusão! Finalmente os meninos entendem a importância de um juiz e aprendem a respeitar (pelo menos um pouquinho) o Armandinho. Aliás, repare como ele é estiloso nas bonitas ilustrações feitas pela Mariana
Livro
Vocês conhecem o Armandinho ?
Armandinho é o nosso juiz.Pois é, juiz de futebol.
Todo sábado à tarde a gente joga bola lá no campinho, perto da casa do seu Manuel.
E o juiz toda vez é o Armandinho.
A turma se dá bem, a gente não briga muito não. Mas antigamente . . .
Era assim: começava o jogo.
Um pegava a bola, começava a correr. Vinha outro por trás e PIMBA !
Pregava um pontapé.
Armandinho apitava logo.
O que tinha levado o pontapé gostava, é claro.
Mas o que tinha dado . . . ficava danado !
___ Falta nada, eu não fiz nada.
O Armandinho está torcendo para o outro time!
A torcida sempre vaiava.
___ Juiz ladrão! Juiz ladrão!
Armandinho não ligava:
___ Vida de juiz é assim mesmo.
Mais perguntas
B . Agora que você já leu, complete certinho
1 . O nome do personagem que aparece no texto é ______________________________.
2 . Armandinho e sua turma gostavam de jogar bola. Eles se reuniam para jogar todo ___________ à tarde.
3 . Eles jogavam bola lá no _____________ perto da casa do seu Manuel.
4 . No jogo de futebol, Armandinho era _______________.
C . Agora responda com letra bem caprichada.
1 . Se você fosse jogar com a turma do Armandinho, o que você seria?
2- A torcida vivia dizendo que Armandinho era um juiz ladrão.
O que Armandinho fazia quando a torcida vaiava ?
3 . Você acha que é fácil ou é difícil ser juiz ? Por quê ?
O piquenique de Catapimba –
Ruth Rocha – causa e consequência
■Perceber a relação entre causa e conseqüência
■Relacionar causas do cotidiano e as conseqüências possíveis
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Estratégias e recursos da aula
Estratégias e recursos da aula
Leitura do texto – O piquenique de Catapimba de Ruth Rocha – retirado de Quem conta um conto? – 1 ed. – São Paulo, FTD, 2001. Coleção Literatura em minha casa.
Você encontra este texto em:
Turma sentada em círculos, cada aluno recebe um texto para que possam fazer uma leitura silenciosa e individual. Em seguida, pergunte quem gostaria de ler, divida o texto entre as crianças que se ofereceram e faça uma leitura oral.
Após a leitura:
No texto, Ruth Rocha fala sobre uma turma e apresenta seus nomes como se estes já fossem nossos conhecidos.
Por que será?
Mostrar que este título faz parte da coleção “A turma da nossa rua” e é composta pelos livros: Armandinho, o juiz – A decisão do campeonato – A árvore do Beto, entre outros, onde estes personagens vivem muitas aventuras.
Perguntas e brincadeiras: Quem já foi a um piquenique?
Deixar que contem suas aventuras.
Brincar de “La vai a barquinha” – para ir ao piquenique do Catapimba não posso esquecer... as crianças falam palavras relacionadas ao tema piquenique, mas as palavras não podem ser repetidas, para isso é necessário que todos prestem muita atenção ao que já foi dito na roda.
Com o apoio de um blocão:
Listar o que a turma do Catapimba levou para o piquenique.
Listar o que a turma do Catapimba esqueceu de levar para o piquenique.
Listar o que a turma do Passa-por-cima levou para o piquenique.
Listar o que a turma do Passa-por-cima esqueceu de levar para o piquenique.
Casar o que falta para cada turma com o que a outra turma levou.
E no final tudo deu certo, pois como diz a autora:
“Nem tudo é como parece. Não se pode não gostar do que a gente nem conhece... Quem nunca comeu pipoca não sabe se gosta ou não...Quem nunca provou mandioca não pode dar opinião... Quem vê as coisas de longe nunca pode estar bem certo se aquilo é bom ou se é mau. E assim é com as pessoas... Quando se chega mais perto, a gente vê que afinal a turma lá da outra rua até que é muito legal!”
Pedir que todos pensem no que a autora quis dizer com isso, a partir da história que leram.
Incentivar que falem sobre suas observações e exponham suas opiniões.
Turma dividida em grupos.
Brincando de causa e conseqüência.
O professor fala de um fato e a turma tem que escrever qual foi a consequência.
A causa
A turma do Catapimba não queria negócio com a turma do Passa-por-cima.
A consequência
A causa
A represa não era longe e podiam ir a pé.
A consequência
A causa
Ninguém tinha aula no domingo.
A consequência
A causa
Alguém gritava: - Olha uma borboleta azul!
A consequência
Depois que brincarem bastante com os fatos do texto, pensar com as crianças que nem sempre podemos prever as consequências de um fato.
Fazer uma nova brincadeira. Desta vez, alguém pensa num fato e os grupos devem pensar em três consequências diferentes. Por exemplo:
a) A causa
Hoje fiquei doente e não pude ir à escola.
A consequência
1- __________________________________________________________
2- __________________________________________________________
3- __________________________________________________________
a) A causa
Ontem cheguei em casa e havia um cachorro na minha cama.
A consequência
1- __________________________________________________________
2- __________________________________________________________
3- __________________________________________________________
Brincar muito! Discutir as infinitas possibilidades de resposta e de que forma, com isso, podemos perceber a diversidade de ideias e pensamentos!
Por último propor a escrita de um texto com uma das causas e conseqüências usadas nas brincadeiras.
Correção e leitura oral dos textos.
Recursos Complementares
Quer conhecer mais sobre a Ruth Rocha?
Acesse o Museu da Pessoa:
Ou acesse seu site: /www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm
Avaliação
1° Participação nas brincadeiras.
2° Ao observar a participação de cada um, perceber aqueles que entendem a relação entre causa e conseqüência.
3° Correção do texto.
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