BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, fevereiro 08, 2025

Todos no mesmo galho>Interação literária>Sentimentos e emoções>08/02/2025

 
Adam Ciccio

Uns têm pintas e outros têm listras, e os dois NUNCA se misturam. É assim que os dois tipos de gritadores vivem há anos em suas árvores vizinhas. Mesmo diante de um desastre natural, eles não param de discutir! Mas será que não há nada que possa fazer esses dois grupos viverem em paz?Uma história comovente sobre nossas diferenças e como não são tão importantes quanto todo o resto que nos une.

Todos no Mesmo Galho é uma história tocante e envolvente sobre convivência, respeito às diferenças e a importância da união. Escrito por Adam Ciccio e parte da coleção Assunto de Família - Sentimentos e Emoções, o livro ensina de maneira simples e poética como as diferenças entre as pessoas podem ser superadas quando nos concentramos no que nos une.

Este livro é uma excelente escolha para pais, educadores e cuidadores que buscam ensinar às crianças a importância de viver em harmonia com os outros, independentemente das diferenças. Com uma história envolvente e personagens cativantes, Todos no Mesmo Galho ajuda as crianças a compreenderem que o que nos une é muito mais importante do que aquilo que nos separa.

Tema: Cidadania e civismo
Assunto: Colaboração, Convivência, Resolução de conflitos, Solidariedade
Data Comemorativa: 1/1 – Dia Mundial da Paz 20/7 – Dia do Amigo 10/10 – Dia Mundial da Saúde Mental
Proposta de trabalho:
 Viver em paz com as diferenças nunca foi um desafio simples para a humanidade, o que torna o tema imprescindível desde os primeiros anos escolares. Este projeto oferece uma oportunidade para os estudantes refletirem sobre conceitos essenciais para o convívio, como a solidariedade, a cooperação e o respeito às diferenças (Base Nacional Comum Curricular, 2018). A narrativa evidencia o esforço que cada bando faz para ressaltar as diferenças entre as espécies, causando distanciamento, ódio e destruição. Aprender a valorizar a diversidade não só amplia as possibilidades contingenciais do indivíduo mas também promove o desenvolvimento de uma sociedade mais empática e harmoniosa (BNCC, 2018).  AQUI
Coleção assunto de família: AQUI
Sobre esta obra: AQUI, todas da coleção: AQUI
Propostas de trabalhos da coleção
Florescer
Trabalhar a autoconfiança com as crianças é fundamental para o desenvolvimento emocional saudável, favorecendo a formação de indivíduos resilientes, com atitudes positivas frente às adversidades, e confiantes nas interações sociais (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018). O trabalho deste projeto com a obra visa aprimorar nos estudantes a autoconfiança e a autonomia. A relação da autoconfiança com o posicionamento do outro é uma oportunidade para compreender a empatia e desenvolver uma atitude colaborativa de respeito e valorização das diferenças (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018). AQUI
Tchau, tchau balão
Nesta idade, os estudantes já podem ter experimentado perdas significativas, como um animal de estimação, a separação dos pais ou uma mudança de escola. Ao explorarem a narrativa da protagonista, que enfrenta a perda de seu balão, eles têm a oportunidade de compreender as diferentes emoções associadas ao luto, desenvolvendo habilidades socioemocionais fundamentais. As atividades realizadas a partir da leitura de Tchau, tchau, balão permitem que os estudantes expressem suas experiências e reflitam sobre o tema, promovendo a empatia, o autoconhecimento e a resiliência e fortalecendo seu desenvolvimento integral (Base Nacional Comum Curricular, 2018). 
Só mais um pensamento
Ao longo da narrativa, o protagonista expõe como se sente e como tenta se livrar do desconforto causado pelos monstros- -pensamentos, o que amplia as possibilidades de identificação com a história e dá força à proposta de reconhecer e lidar com o dissabor da angústia. Esse movimento conduz diretamente à mobilização de habilidades de reflexão e criticidade do pensamento (Base Nacional Comum Curricular, 2018), essenciais para o bem-estar emocional e sucesso pessoal. AQUI
Que tédio
Nesta obra, os estudantes têm a oportunidade de reconhecer o tédio como uma emoção válida e compartilhada por todos. Além disso, ao acompanharem as estratégias criativas da personagem para lidar com essa emoção, os estudantes são incentivados a desenvolver sua própria criatividade para enfrentar o tédio (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018). A história também promove a possibilidade de que cada leitor se reconheça na protagonista e, ao elaborar suas próprias soluções, experimente validação e valorização de seus processos criativos. Dessa forma, o projeto não apenas atende aos objetivos educacionais mas também enriquece a jornada pessoal e emocional dos estudantes, contribuindo para um aprendizado mais significativo. AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios