Adam Ciccio
Uns têm pintas e outros têm listras, e os dois NUNCA se misturam. É assim que os dois tipos de gritadores vivem há anos em suas árvores vizinhas. Mesmo diante de um desastre natural, eles não param de discutir! Mas será que não há nada que possa fazer esses dois grupos viverem em paz?Uma história comovente sobre nossas diferenças e como não são tão importantes quanto todo o resto que nos une.
Todos no Mesmo Galho é uma história tocante e envolvente sobre convivência, respeito às diferenças e a importância da união. Escrito por Adam Ciccio e parte da coleção Assunto de Família - Sentimentos e Emoções, o livro ensina de maneira simples e poética como as diferenças entre as pessoas podem ser superadas quando nos concentramos no que nos une.
Este livro é uma excelente escolha para pais, educadores e cuidadores que buscam ensinar às crianças a importância de viver em harmonia com os outros, independentemente das diferenças. Com uma história envolvente e personagens cativantes, Todos no Mesmo Galho ajuda as crianças a compreenderem que o que nos une é muito mais importante do que aquilo que nos separa.
Tema: Cidadania e civismo
Assunto: Colaboração, Convivência, Resolução de conflitos, Solidariedade
Data Comemorativa: 1/1 – Dia Mundial da Paz 20/7 – Dia do Amigo 10/10 – Dia Mundial da Saúde Mental
Assunto: Colaboração, Convivência, Resolução de conflitos, Solidariedade
Data Comemorativa: 1/1 – Dia Mundial da Paz 20/7 – Dia do Amigo 10/10 – Dia Mundial da Saúde Mental
Proposta de trabalho:
Viver em paz com as diferenças nunca foi um desafio simples para a humanidade, o que torna o tema imprescindível
desde os primeiros anos escolares. Este projeto oferece uma oportunidade para os estudantes refletirem sobre conceitos essenciais
para o convívio, como a solidariedade, a cooperação e o respeito às
diferenças (Base Nacional Comum Curricular, 2018).
A narrativa evidencia o esforço que cada bando faz para ressaltar as diferenças entre as
espécies, causando distanciamento, ódio
e destruição. Aprender a valorizar a diversidade não só amplia as possibilidades contingenciais do indivíduo mas
também promove o desenvolvimento
de uma sociedade mais empática e harmoniosa (BNCC, 2018). AQUI
Coleção assunto de família: AQUI
Propostas de trabalhos da coleção
Florescer
Trabalhar a autoconfiança com as crianças é fundamental para o desenvolvimento emocional saudável, favorecendo
a formação de indivíduos resilientes, com atitudes positivas frente
às adversidades, e confiantes nas interações sociais (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF:
MEC, 2018). O trabalho deste projeto com a obra visa aprimorar nos
estudantes a autoconfiança e a autonomia. A relação da autoconfiança com o posicionamento do outro é uma oportunidade para
compreender a empatia e desenvolver uma atitude colaborativa de
respeito e valorização das diferenças (BRASIL. Ministério
da Educação. Base Nacional
Comum Curricular. Brasília,
DF: MEC, 2018). AQUI
Tchau, tchau balão
Nesta idade, os estudantes já podem ter experimentado perdas significativas, como um
animal de estimação, a separação
dos pais ou uma mudança de escola. Ao explorarem a narrativa da
protagonista, que enfrenta a perda
de seu balão, eles têm a oportunidade
de compreender as diferentes emoções
associadas ao luto, desenvolvendo habilidades socioemocionais fundamentais. As
atividades realizadas a partir da leitura de
Tchau, tchau, balão permitem que os estudantes expressem suas experiências e reflitam sobre o tema, promovendo a empatia,
o autoconhecimento e a resiliência e fortalecendo seu desenvolvimento integral (Base
Nacional Comum Curricular, 2018).
Só mais um pensamento
Ao longo da narrativa, o protagonista expõe como se
sente e como tenta se livrar do desconforto causado pelos monstros-
-pensamentos, o que amplia as possibilidades de identificação com
a história e dá força à proposta de reconhecer e lidar com o dissabor
da angústia. Esse movimento conduz diretamente à mobilização de
habilidades de reflexão e criticidade do pensamento (Base Nacional
Comum Curricular, 2018), essenciais para o bem-estar emocional e
sucesso pessoal. AQUI
Que tédio
Nesta obra, os estudantes têm a oportunidade de
reconhecer o tédio como uma emoção válida e compartilhada por
todos. Além disso, ao acompanharem as estratégias criativas da personagem para lidar com essa emoção, os estudantes são incentivados a desenvolver sua própria criatividade para enfrentar o tédio
(BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC,
2018). A história também promove a possibilidade de que cada leitor se reconheça na
protagonista e, ao elaborar suas próprias soluções, experimente validação e valorização
de seus processos criativos. Dessa forma, o
projeto não apenas atende aos objetivos educacionais mas também enriquece a jornada pessoal e emocional dos estudantes, contribuindo
para um aprendizado mais significativo. AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.