Autor(es): Fábio Sombra, Simone de Pádua ThomazIlustrador(es): Florence Breton
Em forma de cordel, os autores contam a história da busca da humanidade para compreender os céus, a Terra, o universo. Diferentes povos - fenícios, chineses, indianos – apresentavam suas variadas conclusões sobre o planeta, até que os sábios gregos resolveram exigir que qualquer ideia proposta deveria se assentar em argumentos sólidos.
A partir de então, os conhecimentos se desenvolveram e se expandiram, até que Fernão de Magalhães, no início do século XVI, conseguiu mostrar que a Terra era redonda, ou melhor, “redondinha como se ela fosse feita com um compasso – e azul”, segundo o famoso astronauta.
Sugestões
- Conversar com a turma sobre as características da literatura de cordel e também sua origem, sua importância no cenário literário e seus principais adeptos no Brasil.
- Orientar os alunos numa pesquisa sobre mito e ciência, a partir da leitura da primeira estrofe da p. 32. Na oportunidade, verificar a diferença entre lenda e mito.
- Debater: entre as suposições sobre o formato da Terra, qual foi a que mais chamou a atenção pelo distanciamento com a visão explicada cientificamente? Por quê?
- Procurar outras informações sobre: Pitágoras, Aristóteles, Eratóstenes, Ptolomeu, Fernão de Magalhães e Gagarin. Em grupo, propor a criação de um texto, colocando pelo menos três dessas personagens numa história imaginária. Após a leitura dos textos, eleger o mais criativo.
- Produção de texto em prosa ou em versos: “Um planeta assim quero pra mim”. Fonte
Samuel M.Branco
Que tal fazer um passeio até o centro da Terra? Será que isso é possível?
Se você entrar na história deste livro vai ver que é possível, sim.
A viagem será imaginária, mas tudo o que você vai conhecer é real.
Será que a Terra, na sua superfície, foi sempre a mesma?
Será que os rios, os mares e os continentes sempre estiveram nos mesmos lugares?
E lá por dentro da Terra, o que acontece? Como se formam os vulcões?
Como os movimentos internos provocam terremotos e fazem surgir montanhas?
Lendo este livro, você vai ficar sabendo de coisas de que nem faz ideia e vai conhecer muitas riquezas que estão do lado de dentro do nosso planeta.
A estrutura interna da Terra
Que tal fazer um passeio até o centro da Terra? Será que isso é possível? Se você entrar na história deste livro vai ver que é possível, sim. A viagem será imaginária, mas tudo o que você vai conhecer é real. Será que a Terra, na sua superfície, foi sempre a mesma? Será que os rios, os mares e os continentes sempre estiveram nos mesmos lugares? E lá por dentro da Terra, o que acontece? Como se formam os vulcões? Como os movimentos internos provocam terremotos e fazem surgir montanhas? Ouvindo este podcast, você vai ficar sabendo de coisas de que nem faz ideia e vai conhecer muitas riquezas que estão do lado de dentro do nosso planeta.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.