BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, agosto 30, 2019

Artes integradas>Sugestões>Técnicas de artes>Isso qualquer criança faz>30/08/2019

Isso qualquer criança faz!
Denise Rochael
Cada criança do mundo tem percepções próprias, mas há coisas que todas elas fazem. O texto enumera ações pertinentes ao cotidiano das crianças, como: brincar, ter olhos para perceber animais variados, transformar-se em super-heróis, perceber o invisível, amar bichos e pessoas, enfim, enxergar o belo e o sensível, como fazia o pintor Miró ao desenhar como uma criança.

Atividades

  • Mostrar a capa do livro e pedir às crianças que falem sobre o título, isto é, o que acham que qualquer criança faz.
  • Fazer a leitura pausada do texto, pedindo a opinião da turma sobre as ações descritas, motivando-a a expressar-se com gestos e palavras.
  • Analisar a frase: “Enxergar as pessoas por dentro”. Pedir o depoimento das crianças em relatos que deem significados à frase referida.
  • Sugerir uma minipesquisa sobre o pintor, escultor, gravador e ceramista Miró (1893-1983) e combinar uma data para a exposição oral da pesquisa.
  • Produção de texto: criação de desenhos (dos alunos e pais) com o título ”Crianças e adultos desenham”, inspiradas nas ilustrações do livro. Expor os trabalhos num mural.  Fonte
Artes integradas
Artes visuais
A ideia é que os alunos conheçam culturas visuais diversas e experimentem inúmeras possibilidades de criar e se expressar visualmente explorando as transformações dos materiais, recursos tecnológicos e apropriando-se da cultura cotidiana.
Dança
Nesta unidade temática, a proposta é que os alunos articulem processos cognitivos e envolvam-se em investigações e produções artísticas da dança, centrando-se no que acontece no corpo, discutindo e dando significado às relações entre corporeidade e produção estética. Pretende-se também repensar estereótipos como corpo versus mente, popular versus erudito, teoria versus prática, favorecendo um conjunto híbrido e dinâmico de práticas.
Música
Aqui, o foco é o estudo da música, tanto em sua perspectiva sensível e subjetiva — na percepção e experimentação de sons e ritmos, por exemplo —, quanto como fio condutor de diversas interações sociais, circunscritas culturalmente, como uma forma de participar crítica e ativamente da sociedade, por exemplo. 
Teatro
A unidade prevê a vivência de jogos, improvisações e encenações, que possibilitem a troca de experiências entre alunos e permitam aprimorar a percepção estética, a imaginação, a consciência corporal, a intuição, a memória, a reflexão e a emoção. 
Sugestão:Tema/Chuva
As Artes integradas são uma novidade da BNCC. A ideia é que os alunos explorem as relações entre as diferentes linguagens e suas práticas, permitindo que em uma mesma proposta as corporalidades, visualidades, musicalidades, espacialidades e teatralidades estejam presentes de maneira concomitante. Além de articular as diferentes linguagens e suas práticas, possibilita também o uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

A pintura rupestre e o grafite
O grafite como expressão artística é o ato de pintar os muros que pode remontar ao período pré-histórico da arte, onde os homens se manifestavam artisticamente através de pinturas rupestre nas paredes das cavernas, representando desenhos, animais e rituais de sua época.
Comparando essas duas fases da arte, percebemos então a evolução do pensamento do homem. 
No caso da arte rupestre percebemos que os desenhos representavam fatos ocorridos durantes aqueles dias e também planos de caças feitos pelos homens da cavernas. 
Já no caso do grafite, vemos os desenhos como uma forma de lazer, mais também uma forma de expressar o cotidiano vivido ou não pelo artista.
Arte rupestre,presente e passado/aula
Aula/A arte na escola e na vida
AQUI
Mais links de artes
AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios