Denise Rochael
Cada criança do mundo tem percepções próprias, mas há coisas que todas elas fazem. O texto enumera ações pertinentes ao cotidiano das crianças, como: brincar, ter olhos para perceber animais variados, transformar-se em super-heróis, perceber o invisível, amar bichos e pessoas, enfim, enxergar o belo e o sensível, como fazia o pintor Miró ao desenhar como uma criança.
Atividades
- Mostrar a capa do livro e pedir às crianças que falem sobre o título, isto é, o que acham que qualquer criança faz.
- Fazer a leitura pausada do texto, pedindo a opinião da turma sobre as ações descritas, motivando-a a expressar-se com gestos e palavras.
- Analisar a frase: “Enxergar as pessoas por dentro”. Pedir o depoimento das crianças em relatos que deem significados à frase referida.
- Sugerir uma minipesquisa sobre o pintor, escultor, gravador e ceramista Miró (1893-1983) e combinar uma data para a exposição oral da pesquisa.
- Produção de texto: criação de desenhos (dos alunos e pais) com o título ”Crianças e adultos desenham”, inspiradas nas ilustrações do livro. Expor os trabalhos num mural. Fonte
Artes visuais
A ideia é que os alunos conheçam culturas visuais diversas e experimentem inúmeras possibilidades de criar e se expressar visualmente explorando as transformações dos materiais, recursos tecnológicos e apropriando-se da cultura cotidiana.
Dança
Nesta unidade temática, a proposta é que os alunos articulem processos cognitivos e envolvam-se em investigações e produções artísticas da dança, centrando-se no que acontece no corpo, discutindo e dando significado às relações entre corporeidade e produção estética. Pretende-se também repensar estereótipos como corpo versus mente, popular versus erudito, teoria versus prática, favorecendo um conjunto híbrido e dinâmico de práticas.
Música
Aqui, o foco é o estudo da música, tanto em sua perspectiva sensível e subjetiva — na percepção e experimentação de sons e ritmos, por exemplo —, quanto como fio condutor de diversas interações sociais, circunscritas culturalmente, como uma forma de participar crítica e ativamente da sociedade, por exemplo.
Teatro
A unidade prevê a vivência de jogos, improvisações e encenações, que possibilitem a troca de experiências entre alunos e permitam aprimorar a percepção estética, a imaginação, a consciência corporal, a intuição, a memória, a reflexão e a emoção.
Sugestão:Tema/Chuva
As Artes integradas são uma novidade da BNCC. A ideia é que os alunos explorem as relações entre as diferentes linguagens e suas práticas, permitindo que em uma mesma proposta as corporalidades, visualidades, musicalidades, espacialidades e teatralidades estejam presentes de maneira concomitante. Além de articular as diferentes linguagens e suas práticas, possibilita também o uso das novas tecnologias de informação e comunicação.
A pintura rupestre e o grafite
O grafite como expressão artística é o ato de pintar os muros que pode remontar ao período pré-histórico da arte, onde os homens se manifestavam artisticamente através de pinturas rupestre nas paredes das cavernas, representando desenhos, animais e rituais de sua época.
Comparando essas duas fases da arte, percebemos então a evolução do pensamento do homem.
No caso da arte rupestre percebemos que os desenhos representavam fatos ocorridos durantes aqueles dias e também planos de caças feitos pelos homens da cavernas.
Já no caso do grafite, vemos os desenhos como uma forma de lazer, mais também uma forma de expressar o cotidiano vivido ou não pelo artista.
Arte rupestre,presente e passado/aula
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