Acompanhe a criança, enquanto ela segue a trilha de migalhas, buscando o fominha que não deixou nem um biscoitinho para ela. No final, o leitor se depara com três suspeitos, qual deles é o comilão?
As pistas estão escondidas nas páginas. Sabemos que o culpado deixou cair algo seu em cada lugar por onde passou. Já os inocentes, bem, eles deixaram alguns objetos espalhados por aí também, mas não em todas as páginas. E aí? Será que você consegue descobrir o guloso?
Voltado para crianças a partir de quatro anos, Quem comeu os meus biscoitos? É um livro divertido e colorido que estimula a capacidade de observação dos pequenos e o aprendizado das formas e das cores.
As pistas estão escondidas nas páginas. Sabemos que o culpado deixou cair algo seu em cada lugar por onde passou. Já os inocentes, bem, eles deixaram alguns objetos espalhados por aí também, mas não em todas as páginas. E aí? Será que você consegue descobrir o guloso?
Voltado para crianças a partir de quatro anos, Quem comeu os meus biscoitos? É um livro divertido e colorido que estimula a capacidade de observação dos pequenos e o aprendizado das formas e das cores.
Sobre a obra: AQUI
Proposta pedagógica: O caracol das formas
Objetivo Geral
Estimular o reconhecimento, a associação e a classificação de formas geométricas e cores por meio de uma atividade lúdica, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, perceptivo e motor.
Objetivos Específicos
Identificar e nomear diferentes formas geométricas.
Reconhecer cores básicas associadas às formas.
Desenvolver a coordenação motora fina através do recorte e colagem.
Estimular a atenção, concentração e associação de informações visuais.
Promover o raciocínio lógico ao relacionar formas com seus respectivos caracóis.
Público-alvo
Crianças da Educação Infantil (3 a 6 anos).
Materiais Necessários
Imagem impressa (“O Caracol das Formas”).
Tesoura sem ponta.
Cola bastão.
Cartolina ou caderno de atividades.
Lápis de cor e giz de cera (opcional para ampliar a atividade).
Etapas da Atividade
1. Apresentação e exploração inicial
Mostrar a imagem às crianças e conversar sobre o que veem (caracóis, formas, cores).
Perguntar: “Que forma é essa?”; “De que cor é o caracol?”; “Onde você já viu essa forma no dia a dia?”.
2. Recorte e associação
As crianças devem recortar as formas coloridas da parte inferior.
Em seguida, colar cada forma na posição correta, completando o caracol correspondente.
3. Ampliando o aprendizado
Nomear em voz alta cada forma após colar.
Propor desafios, como: “Qual forma tem três lados?”, “Qual forma parece uma bola?”.
4. Atividade complementar
Pedir que as crianças desenhem objetos do cotidiano que tenham o mesmo formato (ex.: círculo = bola, triângulo = telhado, coração = símbolo de carinho).
Avaliação
Observar se a criança reconhece e nomeia corretamente as formas.
Verificar a correspondência entre cores e figuras.
Avaliar a coordenação motora durante o recorte e colagem.
Identificar se a criança consegue relacionar as formas geométricas a objetos do mundo real.
Resultados Esperados
Desenvolvimento da percepção visual e espacial.
Reconhecimento das principais formas geométricas e cores.
Maior coordenação motora fina.
Estímulo à criatividade e ao pensamento lógico. Fonte: Educa Desafios
Proposta Pedagógica – Atividade de Coordenação Motora e Percepção de Cores
Estimular a coordenação motora fina, a atenção, a concentração e a percepção visual das cores por meio de uma atividade lúdica e interativa.
Faixa Etária:
3 a 5 anos.
Materiais Utilizados:
Mesa vermelha;
Cartelas com círculos coloridos (modelo guia);
Pompons coloridos de diferentes tamanhos;
Pinças plásticas;
Bandejas de ovos (recicladas).
Desenvolvimento da Atividade:
1. Cada criança recebe uma bandeja de ovos, uma pinça e uma cartela com círculos coloridos.
2. No centro da mesa, estão os potes com os pompons coloridos.
3. A criança deve, com auxílio da pinça, pegar o pompom da cor correspondente e colocá-lo na cavidade da bandeja, de acordo com a cartela.
4. O educador pode incentivar desafios como:
Nomear a cor antes de colocá-la na bandeja;
Contar quantos pompons já foram colocados;
Identificar a cor preferida. Fonte: Educa Desafios
Alexandre de C. Gomes: AQUI
Gênero investigativo: AQUI
Gênero literário suspense: AQUI
Cores e formas: AQUI
Caracol: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.