BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
16 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, setembro 25, 2025

Quem comeu os meus biscoitos?>Estímulos investigativos>Atividades/Cores>25/09/2025

 
Alexandre C.Gomes/Vanina Starkoff


Acompanhe a criança, enquanto ela segue a trilha de migalhas, buscando o fominha que não deixou nem um biscoitinho para ela. No final, o leitor se depara com três suspeitos, qual deles é o comilão?

As pistas estão escondidas nas páginas. Sabemos que o culpado deixou cair algo seu em cada lugar por onde passou. Já os inocentes, bem, eles deixaram alguns objetos espalhados por aí também, mas não em todas as páginas. E aí? Será que você consegue descobrir o guloso?

Voltado para crianças a partir de quatro anos, 
Quem comeu os meus biscoitos? É um livro divertido e colorido que estimula a capacidade de observação dos pequenos e o aprendizado das formas e das cores.

Sobre a obra: AQUI

Cantando: Onde está meu biscoito?: AQUIAQUIAQUI
Proposta pedagógica: O caracol das formas
Objetivo Geral
Estimular o reconhecimento, a associação e a classificação de formas geométricas e cores por meio de uma atividade lúdica, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, perceptivo e motor.
Objetivos Específicos
Identificar e nomear diferentes formas geométricas.
Reconhecer cores básicas associadas às formas.
Desenvolver a coordenação motora fina através do recorte e colagem.
Estimular a atenção, concentração e associação de informações visuais.
Promover o raciocínio lógico ao relacionar formas com seus respectivos caracóis.
Público-alvo
Crianças da Educação Infantil (3 a 6 anos).
Materiais Necessários
Imagem impressa (“O Caracol das Formas”).
Tesoura sem ponta.
Cola bastão.
Cartolina ou caderno de atividades.
Lápis de cor e giz de cera (opcional para ampliar a atividade).
Etapas da Atividade
1. Apresentação e exploração inicial
Mostrar a imagem às crianças e conversar sobre o que veem (caracóis, formas, cores).
Perguntar: “Que forma é essa?”; “De que cor é o caracol?”; “Onde você já viu essa forma no dia a dia?”.
2. Recorte e associação
As crianças devem recortar as formas coloridas da parte inferior.
Em seguida, colar cada forma na posição correta, completando o caracol correspondente.
3. Ampliando o aprendizado
Nomear em voz alta cada forma após colar.
Propor desafios, como: “Qual forma tem três lados?”, “Qual forma parece uma bola?”.
4. Atividade complementar
Pedir que as crianças desenhem objetos do cotidiano que tenham o mesmo formato (ex.: círculo = bola, triângulo = telhado, coração = símbolo de carinho).
Avaliação
Observar se a criança reconhece e nomeia corretamente as formas.
Verificar a correspondência entre cores e figuras.
Avaliar a coordenação motora durante o recorte e colagem.
Identificar se a criança consegue relacionar as formas geométricas a objetos do mundo real.
Resultados Esperados
Desenvolvimento da percepção visual e espacial.
Reconhecimento das principais formas geométricas e cores.
Maior coordenação motora fina.
Estímulo à criatividade e ao pensamento lógico. Fonte: Educa Desafios


Proposta Pedagógica – Atividade de Coordenação Motora e Percepção de Cores
Objetivo Geral:
Estimular a coordenação motora fina, a atenção, a concentração e a percepção visual das cores por meio de uma atividade lúdica e interativa.
Faixa Etária:
3 a 5 anos.
Materiais Utilizados:
Mesa vermelha;
Cartelas com círculos coloridos (modelo guia);
Pompons coloridos de diferentes tamanhos;
Pinças plásticas;
Bandejas de ovos (recicladas).
Desenvolvimento da Atividade:
1. Cada criança recebe uma bandeja de ovos, uma pinça e uma cartela com círculos coloridos.
2. No centro da mesa, estão os potes com os pompons coloridos.
3. A criança deve, com auxílio da pinça, pegar o pompom da cor correspondente e colocá-lo na cavidade da bandeja, de acordo com a cartela.
4. O educador pode incentivar desafios como:
Nomear a cor antes de colocá-la na bandeja;
Contar quantos pompons já foram colocados;
Identificar a cor preferida. Fonte: Educa Desafios
 
Alexandre de C. Gomes: AQUI
Gênero  investigativo: AQUI
Gênero literário suspense: AQUI
Cores e formas: AQUI
Caracol: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios