Ghandhy Piorski
Este livro inaugura uma série que explora a imaginação do brincar e sua intimidade com os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar, e revela a voz livre e fluente da criança em sua trajetória de moldar a si própria, tão esquecida nos estudos sobre a infância. Assim como o brinquedo, interessam ao autor, artista plástico, teólogo, pesquisador da infância e do imaginário, a brincadeira e seu universo simbólico; a experiência da criança quando, em comunhão com a natureza e em sua vivência transcendente, brinca e significa o mundo. O primeiro volume é dedicado aos brinquedos da terra, que caracterizam, na produção material, gestual e narrativa da infância, a investigação da matéria e as operações da imaginação no forjar a elaboração e o enraizamento dos papéis sociais na casa, na família e no mundo. O estudo desdobrou-se também em várias exposições de brinquedos colecionados ao longo dos anos, e seu corpo teórico vem repercutindo em diferentes espaços em que a criança é tema de interesse.
Sobre a obra: AQUI
Pedagogia da natureza/PDF/Bichos do Pantanal
Este livro busca ser uma ferramenta para facilitar a aproximação das escolas com a natureza de maneira bem prática, utilizando o conhecimento da nossa rica biodiversidade como um
caminho para uma conexão pedagógica, sensível e empática.
Da mesma forma que podemos estimular a conexão com a natureza durante uma brincadeira no quintal de casa, podemos também
introduzir essa vivência na prática escolar, como uma proposta
que irá estimular e fomentar o aprendizado e desenvolvimento da
criança. Aprender com a natureza e não somente sobre a natureza.
Este livro pretende ser isto: uma ferramenta pensada para uma
pedagogia que adota a natureza na escola adaptada à biodiversidade brasileira, isto é, seus biomas, fauna e flora.
"A natureza é o único livro que oferece
um conteúdo valioso em todas as suas folhas."
Nos primeiros anos, as crianças elaboram sua compreensão
da natureza principalmente no contato direto, na experiência da interação através dos sentidos, da manipulação e da
exploração.
As crianças começam a descobrir o mundo nos primeiros passos. Esse contato ocorre no contexto familiar, guiado pelos adultos.
Quando a criança chega à educação infantil, ela já carrega percepções sobre o mundo.
Cabe ao professor e à escola continuar a guiar e encantar o interesse da criança fomentando o contato com o meio natural. A possibilidade de ver, tocar, ouvir, sentir o cheiro e, quando possível, até
saborear o entorno, desperta a percepção criativa, a curiosidade e a
interação da criança com a natureza.
É no contato e na interação com o meio que a criança elabora
sua percepção cognitiva, sua compreensão de pertencimento, limites e responsabilidades. É no contato que a criança elabora, cria e
transforma. Nesse espaço de vivência e transformação, a natureza
do “eu” se conecta a natureza coletiva do meio e do outro.
São várias atividades lúdicas envolvendo a natureza, biodiversidade e afins de forma prática. AQUI
Bingo da natureza
Neste vídeo você conhecerá duas divertidas brincadeiras para vivenciar momentos incríveis com sua criança na natureza. Materiais simples e muito aprendizado esperam por você! AQUI
Por que brincar com a natureza? AQUI
Elemento terra/Brincadeiras: AQUI
Brincadeiras na natureza: AQUI
Lá no meu quintal: AQUI
Aqui estamos nós: AQUI
Tem um cabelo na minha terra: AQUI
Os rios voadores: AQUI
Rã dos três olhos: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.