Constância Nery: Um olhar sobre as festas juninas
Autor: RUTH REGINA MELO DE LIMA
Co-autor: NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Estrutura Curricular:
Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Arte visual como produção cultural e histórica
Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
■ Conhecer a biografia da artista plástica Constância Nery;
■ Apreciar algumas de suas obras que retratam as festividades juninas;
■ Identificar o estilo da artista, a forma, o tema, a composição, o suporte (superfície sobre a qual se pinta), as cores, linhas, pontos, luz, textura, materiais, técnica entre outros elementos;
■ Expressar algumas impressões sobre a obra da artista;
■ Utilizar os conhecimentos do desenho da pintura do recorte e colagem para criar e compor uma obra que retrate a festa junina da escola.
Duração das atividades:
4 aulas com duração de 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Está aula não necessita de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula:
1º Momento:
Conhecimento da vida e obra da artista Plástica Constância Nery.
■O/a professor/a deverá organizar na escola uma amostra das obras da artista plástica Constância Nery (Revelar fotos das obras da artista plástica para que as crianças tenham acesso)
■A exposição possibilitará que os alunos entrem em contato com a experiência estética de algumas dessas obras, descobrindo e compartilhando fatos da vida dessa artista Paulistana, nascida em 1936 numa pequena cidade do interior chama da Ipiguá.
■Após apreciação, o/a professor/a e os alunos deverão conversar e expressar suas impressões a respeito das obras e da autora.
Fonte: http://f.i.uol.com.br/folha/ilustrada/images/0704544.jpg
2º Momento:
Apreciação estética.
■O/a professor/a apresentará a obra “Festa Junina” e proporá aos alunos uma apreciação crítica e estética da mesma.
Orientando os alunos a observarem e identificarem nessa obra os seguintes elementos:
o tema – o que a artista retrata na obra
– as cores, linhas, pontos, luz, a paisagem
- as pessoas, casas, brincadeiras, dança, fogueira, o suporte, os materiais a técnica entre outros elementos.
■Em seguida, solicitar que os alunos expressem suas impressões sobre a obra
– o que eles acharam, lembraram e sentiram.
3º Momento:
Releitura da obra “Festa Junina, de Constância Nery” utilizando a técnica da bricolagem (colagem de diferentes materiais).
Fonte: Ruth Regina Melo de Lima
Materiais:
Papel A4 peso 40, cola branca, palito de churrasco, papel color set azul, amarelo, laranja vermelho, verde, tecido estampado e liso, papel de seda xadrez, tinta para papel nas cores básicas, cordão, fitas de seda, lã, botões, pincel fino e grosso, lápis grafite, tesoura com ponta arredondada.
■Planeje com os alunos as etapas de produção dessa obra.
Converse e combine com eles formas diferentes de fazê-la e discutam o processo, as etapas: o que será feito primeiro, depois e por último.
■Entregue a cada aluno uma folha de papel A4 e peça para desenharem alguns elementos que estão presentes na obra dessa artista.
■Em seguida, organize os alunos em grupos e distribua o material acima explicitado para que recriem a obra dessa autora.
■Explique aos alunos que a releitura de uma obra não é cópia, mas recriação, outra forma de perceber e sentir para além do que já foi criado pelo autor.
■Assim, é possível trazer para a releitura da obra, as experiências, lembranças e sentimentos que foram suscitados quando apreciaram o quadro dessa artista.
Mediante essa compreensão, eles podem utilizar novas formas/técnicas, acrescentar ou retirar elementos e utilizar diversos materiais para compor o quadro.
4º Momento:
Exposição dos trabalhos no mural da escola e avaliação das produções.
■Com ajuda dos alunos escolha um local da escola para expor as obras produzidas por eles.
■Convide os pais e a comunidade escolar para apreciarem a produção artística dos alunos.
■No dia da exposição das obras os alunos devem estar presentes para receber os visitantes e falar sobre o trabalho.
■Ao final do dia, reúna os alunos e avalie os três momentos do processo de criação: apreciação, contextualização e o fazer artístico.
■Solicite aos alunos que façam o registro do que eles aprenderam sobre a vida e obra da referida artista e também das suas experiências como produtoras de uma obra de arte.
Recursos Complementares:
Avaliação:
Conheceram alguns aspectos da vida da artista plástica Constância Nery;
Apreciaram algumas de suas obras que retratam as festividades juninas;
Identificaram o estilo da artista, a forma, o tema, a composição, o suporte (superfície sobre a qual se pinta), as cores, linhas, pontos, luz, textura, materiais, técnica entre outros elementos;
Expressaram algumas impressões sobre a obra da artista.
Vejam o blog da artista:
Aqui o seu representante , tudo sobre a Arte Naif
e outros representantes também.
Quem é Constância Nery?
Constância Nery (Ipiguá, 1936) é uma pintora naïf brasileira.
Passou parte da infância no campo, e depois transferiu-se para São Paulo, onde cursou Propaganda e Marketing e depois estudou o folclore, que viria a abordar em sua pintura posteriormente.
Só começou a expor seus trabalhos em 1969, mas desde então tem participado de diversas mostras no Brasil e no estrangeiro.
A mulher que botou ordem no caos
José Angelo Potiens
Poucas pessoas conseguiram o que ela conseguiu. Não é pouco. Ela transformou o que é complexo em mágica simples. Botou ordem no caos. Se ela fosse apenas uma dona de casa, poderia dizer que seguiu uma receita, como quem faz um bolo ou um manjar.
Uma pitada de intuição, duzentas colheres de talento.
Mas essa simplificação, sem trocadilho com a imensidade do que é simples, se recusa a definir o que essa mulher é.
Talvez tudo começasse em Ipiguá, lugarejo meio perdido no mapa brasileiro e invisível no mapa mundi.
Quem sabe tudo viesse à tona em São Paulo, onde se viu obrigada a mesclar, como em uma receita nada doméstica, a guerreira publicitária e a fazedora de mágicas visuais.
Tantas eram as imagens que vinham da infância e das manifestações do folclore que ela vivenciou e que, estudando, nelas se aprofundou, que já não lhe bastava a conquista de clientes nacionais e multinacionais em sua agência de propaganda.
O cérebro fez cócegas, a mão se inquietou. O coração fez todo o resto.
Foram circos, quermesses, foram festas do povo, foi todo um mundo que desfilou ante seus olhos e, felizmente, diante de tantos privilegiados.
Colegas de trabalho, amigos, galerias de arte.
O que é botar ordem no caos?
Não tenho a resposta que a ela pertence.
Entendo que esse caos é a múltipla e, aos nossos olhos comuns, desordenada explosão de atos e movimentos de gente de carne e osso em seu dia-a-dia, no trabalho, nas comemorações.
Momentos praticamente impossíveis de captar.
Então essa mulher pegou o pincel como quem arremata a batuta de um maestro.
E aquelas visões que a nós pareciam a extrema confusão de idas e vindas, de gestos e posturas, de olhares e de meneios, passaram a ser flagrantes do que a vida esconde de quem não possui extremada visão.
Mas que, para ela, estavam cristalizadas em um toque de tinta, em uma cor e um tom que retiram véus.
Mais que tudo: nada estava congelado.
Ao contrário, pulsava com as sístoles e diástoles do coração.
Essa mulher um dia deu um beijo em São Paulo e foi abraçar Curitiba.
E, depois de conquistar a capital do Paraná com sua magia, acaba de fazer outra prestidigitação. Arrumou uma moldura portuguesa, junto com o marido José Cássio Mello, entrou dentro dela e aí ela está, ao encontro da Pátria-mãe dos brasileiros.
Nos braços dessa terra, ela certamente vai encontrar e reencontrar as matrizes que deram ao Brasil o idioma, os costumes, o folclore e aquele jeito de ser que forma uma ponte, mágica mais uma vez, entre dois povos verdadeiramente irmãos.
O nome da mulher que botou ordem no caos não poderia ser outro.
É Constância Nery.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.