Elias José
Sequência didática
Objetivos
- Reconhecer no texto palavras que rimam;
- Desenvolver a consciência fonológica;
- Comparar a grafia entre palavras que se repetem e que se assemelham;
- Identificar as rimas nas palavras;
- Produzir novas rimas para a proposta do contexto.
- Ser ilustrador da própria rima confeccionando um livro adaptado à obra.
Estratégias e Recursos da Aula
- Apresentar o texto em cartaz " A Casa e seu Dono"( Elias José);
- Realizar com os educandos leitura segmentada;
- Dimamizar a aula pedindo que localizem palavras no texto;
- Apresentar fichinhas com palavras que rimam e realizar leitura coletiva;
- Reescrever o texto trocando os desenhos por palavras;
- Confeccionar cartaz com novas rimas para o texto em estudo.
- Estruturar o texto fragmentado ( realizar em forma de competição).
- Elaborar uma pescaria das palavras que rimam.
Vejam aqui:
ESSA CASA É DE CACO
QUEM MORA NELA É O MACACO.
ESSA CASA TÃO BONITA
QUEM MORA NELA É A CABRITA.
ESSA CASA DE CIMENTO
QUEM MORA NELA É O JUMENTO.
ESSA CASA É DE TELHA
QUEM MORA NELA É A ABELHA.
ESSA CASA É DE LATA
QUEM MORA NELA É A BARATA.
ESSA CASA É ELEGANTE
QUEM MORA NELA É O ELEFANTE.
E DESCOBRI DE REPENTE
QUE NÃO FALEI EM CASA DE GENTE.
JOSÉ, Elias. Caixa mágica de surpresa. São Paulo: Paulus, 1984. p.9.
2) Destaque do poema as palavras que rimam:
Caco rima com .........................
bonita rima com .........................
cimento rima com .......................
telha rima com.............................
lata rima com ..............................
elegante rima com ........................
repente rima com.........................
3) Pinte as palavras que começam com a mesma letra, usando cores diferentes para cada letra ( azul, para a letra c, vermelho para letra m, verde para letra e, marrom para letra m....):
CACO BONITA CIMENTO TELHA
MACACO CABRITA JUMENTO ABELHA
LATA ELEGANTE REPENTE BAILARINA
BARATA ELEFANTE GENTE MARGARINA
4) Encontre os nomes dos animais que aparecem no poema e registre-os:
E E B A R A T A O M A C A C O J U J
W G D R T A S V Y T B D A K U H U U
J U M E N T O S S D E L E F A N T E
H I G T F C V B F D L K N H Y G F V
D H Y N J K D F S R H E V C X Z S S
F G J U C A B R I T A J R D A R C F
5) Ordene as sílabas formando palavras:
CA-MA-CO------------------------------------
TA-RA-BA-------------------------------------
FAN-LE-E-TE----------------------------------
TO-MEN-JU-------------------------------------
6) Escreva o nome de outros animais que iniciam com as letras:
A _________________________________________________
B _________________________________________________
C _________________________________________________
E _________________________________________________
J _________________________________________________
M _________________________________________________
7) Vamos completar com o nome dos animais que são citados no poema.
a) inseto indesejável---------------------------------------
b) produz o mel-----------------------------------------------
c) tem uma enorme tromba----------------------------------
d) animal de carga---------------------------------------------
e) adora comer bananas---------------------------------------
f) feminino de cabrito------------------------------------------
8) Forme 2 frases com as palavras:
ABELHA -------------------------------------------------------------------
MACAC0 --------------------------------------------------------------------
9) Forme novas palavras, trocando a primeira letra:
G E N T E L A T A
...... E N T E ..... A T A
...... E N T E ...... A T A
...... E N T E ...... A T A
...... E N T E ...... A T A
PRESENTAR O CARTAZ CONTENDO O TEXTO LACUNADO
E, PELA RIMA.
E, PELA RIMA.
A ESCONDIDINHA È UMA ÓTIMA
ALIADA PARA PROVOCAR AS APRENDIZAGENS
ALIADA PARA PROVOCAR AS APRENDIZAGENS
Proposta de trabalho com este poema
A dica pedagógica para a Educação Infantil que apresentamos hoje,
servirá para aprofundarmos um pouco mais a respeito do papel
da Linguagem Escrita nessa etapa de ensino, pois, conforme
mostra Stemmer (2010, p.v 131), comumente nos deparamos
com professores (as) que atuam na Educação Infantil levantando
questionamentos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem
da leitura e da escrita,
da Linguagem Escrita nessa etapa de ensino, pois, conforme
mostra Stemmer (2010, p.v 131), comumente nos deparamos
com professores (as) que atuam na Educação Infantil levantando
questionamentos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem
da leitura e da escrita,
Mais sugestões: AQUI
Aula/You tube: 2º ano: AQUI
Aula: Formação de palavras: AQUI
Alfabeto: AQUI
Tutorial: A casa e seu dono: AQUI
Moradia: AQUI
A casa do seu Damião: AQUI
Utilizando recursos pedagógicos:
5 atividades: AQUI
Link para essa postagem
FOI MUITO BOM VER UMA DAS MINHAS ATIVIDADES POSTADAS AQUI. APRECIO, SOBREMANEIRA, O SEU CUIDADO EM COLOCAR OS CRÉDITOS E A FORMA COMO ORGANIZA AS POSTAGENS.
ResponderExcluirQUE O SEU RESTO DE SEMANA SEJA ABENÇOADO!
AH, E FIQUE À VONTADE PARA COMPARTILHAR MAIS ATIVIDADES INTERESSANTES LÁ DO CANTINHO. UM ABRAÇO, EDNA.
Obrigada!
ResponderExcluirParabéns!!Um blog sobre educação é tudo que nós educadores precisamos...Essa troca de idéias.
ResponderExcluirBom dia, gostaria desse plano de aula, para o 2 ano
ResponderExcluirOlá Lidiana, eu fiz uma renovação neste post. Espero que encontre o que procura.
Excluir