Cabe na mala/Blog prof.Juce: AQUI
Caderno de atividades
Mais atividades
Cabe na mala
Sugestão de uma mãe
1 - Utilizar o método Doman para mostrar as palavras do livro. Fiz uma sequência de palavras e frases. Aproveitei para explicar a ele o significado de palavras com que ele não tinha familiaridade, como "cutia", "lona", "mata", etc.
2 - Criar um livro de atividades trabalhando a leitura e escrita das palavras do livro.
Imprimir as atividades abaixo, furei e coloquei numa pasta com sacos plásticos.
Assim as atividades podem ser feitas várias vezes, basta usar pincel de quadro branco sobre o plástico e apagar com um paninho ou papel toalha.
Também pode-se usar canetinhas coloridas de hidrocor, mas neste caso apaga-se com lenços umidecidos. A sequência das atividades é:
a) Colorir e cobrir palavras
b) fazer palavras com massinha de modelar
c) quebra-cabeças de palavras
d) ligar a figura à palavra
e) ligar pontos de palavras iguais
f) procurar palavras escritas com fontes diferentes
g) caça-palavras
h) achar palavras no meio das frases
i) caligrafia min[usculas
j) cruzada
k) escrever os nomes das figuras
l) ligar figuras e palavras
m) labirinto
n) jogo de tabuleiro 1
o) jogo de tabuleiro 2
3 - Como meu filho gosta muito de matemática, aproveitei e criei uma atividade simples sobre o livro. Usar potinhos de tamanhos diversos que se encaixem, e cujo maior caiba na caçamba de um caminhaozinho de brinquedo.
Como eles cabem no caminhão? Espalhados cabem?
E se colocarmos um dentro do outro?
Desenhar círculos numa folha usando os potes como molde e pedir para a criança ordenar do menor para o maior (apresentar símbolo de menor < e maior >)
e depois numerar.
http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com.br/2012/02/o-primeiro-livro-3-6-anos-cabe-na-mala.html
Motivação : Livro: “Cabe na mala”.
Leitura do 1º livro: Cabe na mala.
Cabe na mala
A vaca vai à vila.
O cavalo vai à vila.
A vaca leva uma mala de lona e o tatu.
O cavalo leva uma maleta de pano e a cutia.
Na vila, a vaca vê : a batata e a vela, a bola e a panela.
O cavalo vê : o pote e o caneco, o bolo e o boneco.
Mas nada cabe na mala e na maleta.
Discutir com eles a idéia do livro e explorar a linguagem oral através da pergunta:
“O que cabe na mala?”.
Registra em blocão.
Identificar nesta listagem palavras relacionadas ao livro de história como tatu, cutia, panela e pote. (pois de acordo com a história cabiam na mala)
Muitas coisas cabem na mala.
E muitas pessoas podem carregar uma mala.
Identificar na história os animais que carregavam a mala (vaca e cavalo).
Através de desenhos expressar o entendimento da história.
Destacar as palavras vaca e cavalo. Marcar os pedaços iguais nas duas palavras (seria o ca/va). Frase: A vaca e o cavalo carregam a mala.
Despertar para a visualização da posição desses dois pedaços, inclusive na posição invertida em que se encontram na palavra, um em relação ao outro.
Exercícios de fixação e introdução de pequenas expressões em folhas mimeografads e no caderno.
Culminância: Realizar com eles um varal de roupas estampando os rostos dos animais da história, numa camisa lisa, através com desenho vazado, utilizando tinta colorida. Identificando o animal (um na frente e outro atrás) com seus respectivos nomes.
Aproveitando a idéia da unidade anterior, levar uma mala. Fazer com que eles pensem que a mala está se mexendo. Por que será? (estimular a imaginação). Depois de muitas especulações, abrir, enfim, a mala e apresentar a boneca falante BIA.
A partir daí, então, estimular a oralidade e a imaginação através de:
Desenho da boneca saindo da mala e deixá-los á vontade para escrever a palavra ‘boneca’ da maneira como acharem correta;
Texto coletivo narrando o fato ocorrido com a mala, estimulando a fantasia e a oralidade em relação à boneca;
Marcar a frase A boneca cabe na mala. E destacar a palavra boneca.
Procurar a mesma em vários tipos de frases e textos;
Registrar a frase por meio de uma etiqueta no caderno e explorar a palavra em destaque. Identificar visualmente e auditivamente os pedaços da palavra boneca.
http://blogdabiana2.blogspot.com.br/2009/07/escola-municipal-shakespeare-2006.html
AQUI
AQUI
Sequência didática
Projeto
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.