BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, dezembro 17, 2019

É um gato?Rã?Caracol?Ratinho?>Coleção O que é o que é?>Assim como você>Descobertas>17/12/2019

É um gato?
Guido Van Genechten

Temas principais: Imaginação, descoberta e criatividade;
Tema transversal: Ética;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Artes e Ciências.

A coleção O que é? O que é? é composta por quatro obras criadas e ilustradas por Guido van Genechten, reconhecido e premiado artista gráfico belga.

É uma rã?

Os quatro livros que compõem a coleção são: É um gato? É uma rã? É um caracol? e É um ratinho?. Por meio da observação possibilitam que a criança brinque aprendendo e vice-versa.


Suas páginas são literalmente cheias de surpresas. 
Uma após outra, levam o "pequeno leitor" a se deparar com imagens diferentes que estimulam sua imaginação. 
Dizer qual é o animal que aparece na ilustração, dar um nome a ele, inventar uma história para cada figura, notar a diferença física entre eles é apenas o começo da brincadeira, que pode ser muito divertida.
É um ratinho?

Sugestões de atividades
Levantar hipóteses a partir da capa e a cada página; 
Dar nomes próprios para os animais; 
Criar histórias com os animais; 
Investigar sobre os animais. 
Criar um jogo "o que é? o que é?" com outros animais ou plantas.


É um caracol?

A obra Assim como você, escrita e ilustrada por Guido Van Genechten e traduzida por Janice Maria Florido Cordeiro, conta aos leitores como existem semelhanças entre os animais e os humanos, contemplando os temas a descoberta de si; o mundo natural e social. 
As similaridades se prolongam de outras formas: a necessidade de comer, de beber, de ter um lar, de receber outras.
 Algumas passagens da obra não só propõem similaridades entre humanos e animais como também propõem perguntas: Alguns animais são ótimos cantores. 
E você, é? (p. 31); Outros podem até voar. Será que você pode? (p. 34). 
Essas sentenças curtas, por afirmação ou interrogação, conjuntamente com as imagens, propiciam à criança ampliar a percepção de si mesma e do outro, valorizar sua identidade, respeitar o outro e reconhecer a diferença.
 A relação imagem-texto é eficiente ao alternar afirmações e interrogações associadas às ilustrações. Apresenta-se também, na contracapa, texto que estimula o jovem leitor a conhecer a obra: o peixe, a galinha, o carneiro... os animais se parecem com a gente. 
Eles têm sede, têm fome, gostam de pular, de correr e de brincar. 
Adoram carinho, a casa e a família. 'Assim como você' mostra que as crianças e os animais têm muitos motivos para se amar.Fonte
Resultado de imagem para assim como voce guido van genechten atividades

Indicada para crianças a partir de 1 ano e 7 meses até 3 anos e 11 meses, a obra é composta por uma sequência de enunciados interativos com o leitor/ouvinte. Desde a apresentação, incluindo o título, o narrador leva-nos pelo caminho da empatia, ao chamar-nos a atenção para as muitas semelhanças que os animais têm com o leitor. Esse exercício de aproximação e identificação com o outro, proposto pelo livro, tem base linguística e se dá, sobretudo, por meio da alternância entre indagações e comparações em frases curtas.
Além disso, essas sentenças, lado a lado a um vivaz conjunto de ilustrações, conduzem o leitor/ouvinte a compreender que e como (subentendidamente, por que) os animais têm as mesmas necessidades que todo ser humano.Assim, a obra do escritor e ilustrador belga Guido Van Genechten [1] promove um contato agradável com a narrativa a partir de imagens que mobilizam a curiosidade do leitor em formação para a compreensão de conceitos como semelhanças e diferenças físicas, igualdade ou ainda para a sobrevivência no mundo natural. Sem que haja predomínio ou supervalorização de um tipo em relação a outro, as diferentes personagens representam única e exclusivamente as variadas possibilidades de convívio na vida social e, de maneira especial, no mundo natural. Continua:  AQUI
Num mundo cada vez mais violento e individualizado, a escola tem um papel importante para promover reflexão com os estudantes sobre os valores humanos que fazem a diferença nas relações.O livro mostra a importância que devemos ter com os animais, pois a galinha, o carneiro, e os demais animais se parecem com a gente. Eles têm fome, têm sede, gostos e sentimentos. ASSIM COMO VOCÊ mostra que crianças e animais têm muitos motivos para se amarem e se respeitarem!Após a leitura, os estudantes elaboraram cartões com desenhos e frases sobre o que os animais têm em comum com eles, o que gostam de brincar, de comer, as características físicas e os sentimentos existentes. Os cartões foram colados em uma cartolina formando um belo cartaz exposto na sala, fazendo com que se lembrem da importância do amor e do respeito entre todos!
Esse Projeto está apenas começando, muitos sentimentos ainda serão explorados pelos estudantes como: gratidão, solidariedade, amizade, respeito, cooperação, gentileza, dentre outros, que agregarão e, muito, na formação de seres humanos melhores!   Fonte
De patas, penas e escamas

Assim como você:
Esse livro é uma observação simples sobre nossa semelhança com os animais ...e ainda é um leque de opções de trabalho em sala de aula. Assim como o livro: Uma Lagarta Muito Comilona(Eric Carle), esse livro é rico em possibilidades.

Desde roda de conversa, atividades de arte( já disse que as ilustrações são fofas demais? ), expressão corporal...

por exemplo: Linguagem corporal : Imitando os Bichos
                      Linguagem plástica: Pintura do Fundo do Mar
                      Roda de conversa: Alimentação
                      Linguagem oral: Cuidados com a Higiene....e por aí vai...são mais de 40 páginas que falam das coisas que fazemos assim como os animais.
Com este livro o personagem central das atividades é a rotina da criança e sua relação com o mundo que a rodeia ...além de toda a fofura dos animais (o olhar dos pequenos para os animais vai receber uma dose extra de carinho )



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios