BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, fevereiro 26, 2023

O toró>Gênero informativo>Problema sociais urbanos>26/02/2023


Regina Siguemoto

Ouvindo:  AQUI

O presente planejamento tem como objetivo sensibilizar os alunos da turma para a interpretação de texto poético pertencente no livro O Toró de Regina Siguemoto. 

Outras atividades associadas colaborarão para a compreensão e utilização de conteúdos como nome próprio, significado de palavras, ordem alfabética, temas de conhecimentos naturais como higiene, os sentidos, animais vertebrados e invertebrados, tempo, clima, poluição, meio ambiente. 

Na matemática serão abordadas situações problemas, gráfico, tabela, multiplicação, medidas.  Continua: AQUI. Também: AQUI

Texto informativo

Com frequência assistimos tragédias provocadas pelas chuvas em vários estados do país. Tantos mortos no estado do Rio de Janeiro, depois do soterramento de casas construídas nas encostas dos morros, a cidade de São Paulo inundada com o transbordamento de vários rios, pessoas desabrigadas e perdendo seus bens, adquiridos com tanta dificuldade... Enfim, as consequências das fortes chuvas são graves, mas, o pior, é que todo verão a cena se repete.

 Muitas dessas tragédias poderiam ser evitadas se houvesse mais cuidado com o meio ambiente e melhor planejamento urbano. O poder público não deveria permitir a construção de casas em locais de risco, como a encosta dos morros precisaria  evitar o acúmulo de lixo nos bueiros e leitos dos rios, uma das causas das enchentes. A impermeabilidade do solo é outra causa que também poderia ser evitada se houvesse mais áreas verdes nas cidades. São Paulo, por exemplo, está totalmente tomada pelo asfalto e concreto, e como a água das chuvas não consegue escoar para o subsolo, acaba inundando ruas e casas.

Mas não é apenas o Estado o responsável. Cada um de nós pode fazer a sua parte, como, por exemplo, não jogando lixo na rua. Felizmente, muitas crianças já tomam consciência da importância de cuidar do meio ambiente. Algumas delas, leitoras do site da Turminha, escreveram uma estória onde mostram sua preocupação com o tema. Elas não querem mais enchentes e tentam educar o personagem Sugis Mundo (nome dado por elas) a não sujar as ruas e a mudar suas atitudes destrutivas em relação aos animais e à natureza. Leia aqui a estória contada por elas. Fonte

PINGUINHO E SUA TURMA - ENCHENTE NA CIDADE - CRIANÇAS INTELIGENTES - JP KIDS
Enchente na Cidade - Pinguinho cai no para-brisa do carro em dia de nuvem cheia e chuva forte, anda pela cidade e vê seus amigos todos congestionados, sem conseguir fluir para os bueiros por causa de sacos e sujeira. Ele vê que a chuva pode causar enchentes causadas pelo excessivo crescimento urbano, bueiros entupidos e muitos sacos plásticos. Pombinha Branca e o Sabiá Laranjeira ajudam nos esclarecimentos. AQUI

Problemas sociais urbanos

"Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades. A especulação imobiliária favorece o encarecimento dos locais mais próximos dos grandes centros, tornando-os inacessíveis à grande massa populacional. Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras, o que contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes."

"Boa parte desses problemas não está ligada somente ao processo de urbanização em si, mas também à má distribuição de renda e às contradições sociais."  Continua: AQUIAQUIAQUI

A grande enchente: AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios