BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, maio 16, 2017

Loja do mestre André>Paisagem sonora>Contrastes de sons>Campo, cidade,artes e afins>16/05/2017

Atividades interdisciplinares partindo da 
"Loja do Mestre André"
"O bater seco das portas, o abrir e fechar das torneiras, a marcha
 desenfreada dos pés das crianças"

Contrastes sonoros
Paisagem sonora e a linguagem musical

Como a música vem sendo trabalhada na Educação Infantil?
 Música para quê?
 Como recreação, conhecimento ou como linguagem? 
A música precisa ser trabalhada tanto como conhecimento quanto como linguagem. 
Esta deve visar o desenvolvimento das competências de expressão musical e da sensibilidade de escutar, bem como favorecer a reflexão acerca das produções musicais e a capacidade de produzir músicas nos indivíduos. 
Aquela precisa proporcionar um contato com os sons existentes no mundo e com as produções musicais, tanto do ambiente onde os indivíduos estão inseridos quanto de outros ambientes e lugares desconhecidos.
Diante disso, a partir da temática música pode-se trabalhar o conceito de paisagem sonora (os sons do ambiente) por meio de situações de aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento da consciência de que o som possui características como: naturais ou mecânicos, agradáveis ou desagradáveis, fortes ou fracos, ouvidos ou ignorados, bem como parâmetros(altura, duração intensidade e timbre) e elementos constituintes (ritmo, harmonia e melodia).  
O corpo (batimentos cardíacos, palmas, etc.), o ambiente escolar(vozes: alunos e professores, gritos, correria de crianças, etc), ambiente externo (buzinas, pássaros, ventos, entre outros). 
Atividades:
Vejam tudo: AQUI
Sugestão:contraste de sons
Música
 Loja do Mestre André

Ao chegarem à sala de aula, os alunos irão sentar-se em grupos. 

Então será pedido que se sentem bem a vontade, após pedir para “aquecerem a boca”, ou seja, fazer careta, passar a língua por dentro da boca, na bochecha, etc.

Após o exercício, ouvir a música “a loja do mestre André”. As crianças irão cantar e fazer sons dos animais e dos instrumentos. Em seguida pedir que os alunos façam ritmos diferentes para a mesma música. Após, dividir os grupos onde uns cantarão as músicas e os outros farão os sons dos animais.

Música:
 “Foi na loja do mestre André

Que comprei um pianinho

Plim, plim, plim um pianinho

(2x) Foi na loja do mestre André

Que comprei um cachorrinho

“Au, au, au um cachorrinho, etc.”.
Após a música, os alunos podem ir acrescentando instrumentos e animais que gostariam de comprar, colocando seus ritmos.
Objetivos: Perceber os diferentes sons e ajustá-los ritmicamente;
Reconhecer os diversos timbres que os animais emitem e os instrumentos.
Observação: Nesta fonte abaixo está a postagem completa. 
( tem uma atividade de sons de bichos.Que tal os sons dos bichos da floresta,campo e afins?)
Aula:Fui a loja do mestre André
Desenvolver a capacidade de ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
Sequência musicada :Mestre André
AQUI  ou
Álbum sanfonado/Mestre André
Vídeo/música/Mestre André
Paisagem sonora/Origem
O conceito de “Paisagem sonora” tornou-se conhecido para os educadores em música a partir do trabalho produzido pelo professor canadense Murray Schaffer. 
Em seus estudos, ele trabalha com a percepção de sons de diversos ambientes e utiliza estratégias para sensibilizar o ouvido de seus alunos, como fazer um passeio por um bosque de olhos vendados. 
Para que os alunos sejam estimulados a perceber e identificar sons nos diversos ambientes em que vivem e de entender melhor o conceito de paisagem sonora, a primeira atividade proposta é um passeio pela escola
Nesse passeio, eles registram em gravadores os sons do pátio, da diretoria, da rua, da sala de aula, da cantina, da aula de Educação Física, do recreio, da sala dos professores, da entrada, da saída, enfim, os sons que compõem a paisagem sonora da escola. 
Ouçam os sons da paisagem
Paisagens sonoras
Obras de Tarsila do Amaral
Cavalos
Cassio Melo
AQUI
Loja do mestre André 2
AQUI






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios