Atividades interdisciplinares partindo da
"Loja do Mestre André"
"O bater seco das portas, o abrir e fechar das torneiras, a marcha
desenfreada dos pés das crianças"
Contrastes sonoros
Paisagem sonora e a linguagem musical
Como a música vem sendo trabalhada na Educação Infantil?
Música para quê?
Como recreação, conhecimento ou como linguagem?
A música precisa ser trabalhada tanto como conhecimento quanto como linguagem.
Esta deve visar o desenvolvimento das competências de expressão musical e da sensibilidade de escutar, bem como favorecer a reflexão acerca das produções musicais e a capacidade de produzir músicas nos indivíduos.
Aquela precisa proporcionar um contato com os sons existentes no mundo e com as produções musicais, tanto do ambiente onde os indivíduos estão inseridos quanto de outros ambientes e lugares desconhecidos.
Diante disso, a partir da temática música pode-se trabalhar o conceito de paisagem sonora (os sons do ambiente) por meio de situações de aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento da consciência de que o som possui características como: naturais ou mecânicos, agradáveis ou desagradáveis, fortes ou fracos, ouvidos ou ignorados, bem como parâmetros(altura, duração intensidade e timbre) e elementos constituintes (ritmo, harmonia e melodia).
O corpo (batimentos cardíacos, palmas, etc.), o ambiente escolar(vozes: alunos e professores, gritos, correria de crianças, etc), ambiente externo (buzinas, pássaros, ventos, entre outros).
Atividades:
Vejam tudo: AQUI
Sugestão:contraste de sons
Música
Loja do Mestre André
Ao chegarem à sala de aula, os alunos irão sentar-se em grupos.
Então será pedido que se sentem bem a vontade, após pedir para “aquecerem a boca”, ou seja, fazer careta, passar a língua por dentro da boca, na bochecha, etc.
Após o exercício, ouvir a música “a loja do mestre André”. As crianças irão cantar e fazer sons dos animais e dos instrumentos. Em seguida pedir que os alunos façam ritmos diferentes para a mesma música. Após, dividir os grupos onde uns cantarão as músicas e os outros farão os sons dos animais.
Música:
“Foi na loja do mestre André
“Foi na loja do mestre André
Que comprei um pianinho
Plim, plim, plim um pianinho
(2x) Foi na loja do mestre André
Que comprei um cachorrinho
“Au, au, au um cachorrinho, etc.”.
Após a música, os alunos podem ir acrescentando instrumentos e animais que gostariam de comprar, colocando seus ritmos.
Objetivos: Perceber os diferentes sons e ajustá-los ritmicamente;
Reconhecer os diversos timbres que os animais emitem e os instrumentos.
Observação: Nesta fonte abaixo está a postagem completa.
( tem uma atividade de sons de bichos.Que tal os sons dos bichos da floresta,campo e afins?)
Aula:Fui a loja do mestre André
Desenvolver a capacidade de ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
Sequência musicada :Mestre André
AQUI ou
Álbum sanfonado/Mestre André
Vídeo/música/Mestre André
Paisagem sonora/Origem
O conceito de “Paisagem sonora” tornou-se conhecido para os educadores em música a partir do trabalho produzido pelo professor canadense Murray Schaffer.
Em seus estudos, ele trabalha com a percepção de sons de diversos ambientes e utiliza estratégias para sensibilizar o ouvido de seus alunos, como fazer um passeio por um bosque de olhos vendados.
Para que os alunos sejam estimulados a perceber e identificar sons nos diversos ambientes em que vivem e de entender melhor o conceito de paisagem sonora, a primeira atividade proposta é um passeio pela escola.
Nesse passeio, eles registram em gravadores os sons do pátio, da diretoria, da rua, da sala de aula, da cantina, da aula de Educação Física, do recreio, da sala dos professores, da entrada, da saída, enfim, os sons que compõem a paisagem sonora da escola.
Ouçam os sons da paisagem
Paisagens sonoras
Obras de Tarsila do Amaral
Cavalos
Cassio Melo
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.