Pássaro Amarelo é um conto dedicado a todas as pessoas que compartilham livremente o seu conhecimento.
Através da história de um pássaro que não consegue voar com as próprias asas, reflete sobre as invenções que melhoram a vida das pessoas e suas comunidades. Não se engane com o tamanho das asas de seu protagonista: se elas são pequenas, seu coração é grande - e sua inteligência, mais ainda. É com ela que ele manipula objetos em sua pequena oficina, onde cria invenções que seus outros amigos pássaros adoram usar.
Quando eles aprendem a voar e vão viajar o mundo, o Pássaro Amarelo se vê diante de uma questão: como ir atrás deles? Com a ajuda de Téo, o macaco carteiro, os dois criam um dispositivo que lhe permite realizar seu sonho. E esse sonho, o leitor logo descobrirá, está ao alcance de todos aqueles que oferecem uma mão amiga. Essa crença na liberdade criativa fez com que Olga de Dios publicasse esse livro sob a licença Creative Commons, que permite recriar a história a partir de seus personagens, contanto que sem fins lucrativos. Para a autora, esse é um jeito de estimular o compartilhamento de saberes.
Como explicar para uma criança o que significa empreender?
Como mostrar a ela que é possível tirar um projeto do papel?
Como construir o raciocínio que leva à materialização de uma intenção – e conseguir que ela acompanhe?
Não recorra à pedagogia. Nem ao dicionário. Muito menos a um discurso longo e impalpável sobre um futuro muito distante.
Abra um livro de história. A literatura infantojuvenil é uma velha senhora, com um vasto currículo, cheia de estratégias especiais para tratar de temas complicados com jovens leitores.
Empreendedorismo pode parecer algo muito técnico ou específico, mas existe desde que o mundo é mundo se o olhar para ele for mais amplo do que o de um manual de negócios. Essa senhora também é mestra em apresentar aos pequenos, de forma leve, divertida e profunda, histórias de sonhos realizados e de propósitos alcançados. Fonte Sobre a obra: AQUI
Ouvindo a história: AQUI
Quintal da cultura: AQUI
Atividades para imprimir/Interpretação: PDF: AQUI
Atividades r brando: AQUI, AQUI
A coruja e a sereia: AQUI
Marinho marinheiro e outras histórias e mais atividades para baixar: AQUI
Aula cor amarela: AQUI
Chapeuzinho amarelo: AQUI
A menina da voz amarela: AQUI
Flor amarela: AQUI
Era uma vez uma fruta amarela: AQUI
A vaca amarela: AQUI
O pintinho plic: AQUI
A bolsa amarela: AQUI
Lucia Hiratsuka
Havia um tempo em que os pássaros não tinham cores. Certa manhã, Dona Coruja teve uma ideia. Juntou várias tintas e anunciou que tingiria tudo. Misturou cores, pintou tecidos e, em dado momento, decidiu colorir as próprias penas. Foi o suficiente para outros pássaros se encantarem e pedirem a ela que os pintasse também.
Ouvindo a história: AQUI
Sobre a história: AQUI
Manual do professor: AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.