BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, dezembro 26, 2018

O louco do meu bairro>Inclusão>Conto> 26/12/2018

Resultado de imagem para o macaco que inventava  atividades
Anna Flora
Toda rua tem um grupo de amigos, mas às vezes há também aquele que é discriminado. 
Uma garota lembra como ficou amiga do menino que era visto como diferente demais para fazer parte da turma.
A história e interpretação
Cheguei no campinho. 
Alguns não disseram nada, outros tentaram me impedir.
 — Menina não entra! 
— Não entra pra competir! — disse olhando firme.
 — Mas pra assistir ninguém me falou nada. 
Eles pareciam meio sem saber o que fazer e resolveram me deixar ficar. 
Eu prestava muita atenção no jeito do Zé Miguel jogar: ele era canhoto e tinha uma esquerda incrível! O estilingue ficava meio torto, parecia que não ia acertar, mas a mamona voava... ziiiimmmm!! Batia em cheio no alvo.
 — Ele é bom pra burro!! Comentei baixinho. As regras eram assim: os dois concorrentes ficavam atirando durante meia hora. Quem acertasse mais, vencia. Faltava só dez minutos pra acabar a partida final e o Zé Miguel estava invicto, com cinco alvos na frente do Luiz Guilherme. 
É claro que ele venceu. Atravessei o campinho, cumprimentei Zé Miguel e falei: 
— Você quer competir comigo?
 — Com você? — e ele deu uma gargalhada. 
— Era só o que me faltava! Você é menina!
 — Menina não pode participar, mas o campeonato já acabou e eu estou propondo um desafio entre nós dois. Ele me olhou de alto a baixo com cara de deboche: 
— Eu estou meio cansado, mas mesmo assim eu topo. Dê dez minutos de descanso. 
Ficou um disse-que-disse imenso:
 — Mas como ela é cara de pau!
— Tô pagando pra ver... — Ela ganhou o ano passado, mas daquela vez o Zé estava viajando. Passou um tempinho. Fomos os dois, para o meio de campo. A turma fez um semicírculo. 
Todos na maior expectativa.
 — As regras são as mesmas: par ou ímpar para ver quem começa. 
Par! — Ímpar! — falou Zé Miguel. 
Ele começou. A mamona voou feito uma flecha no lugar exato. Fiz minha mira, mas estava tão nervosa que errei. Nos quinze primeiros minutos ele já estava três pontos na minha frente. 
Eu ouvia os comentários:
 — Ela vai se dar mal... bem que eu disse...
 — Bem feito! Quem manda enfrentar o mais forte!
 Foi aí que me deu um estalo: para que eu estava preocupada em vencer? 
— E falando pra mim mesma — o que eu quero é continuar na turma, não é ganhar do Zé Miguel!
Por incrível que pareça ao perceber isso, fui ficando calma, relaxei o braço, dei uma esticada boa no estilingue e... Tooooiiimmmm!!!! 
Acertei em cheio. Depois de cinco minutos eu já estava empatada. 
Mais um pouco eu vencia de cinco a três. Todo mundo estava mudo. Quando faltava só um pouquinho pra acabar, eu já estava com sete na frente, cheguei pro Zé Miguel e falei: 
— Não quero mais! Depois desse dia, nenhum menino mais teve coragem de me dizer: “isso não é coisa pra mulher!”. 

 A respeito do texto que você acabou de ler, pode-se dizer que se trata de 
(A) uma biografia.
 (C) um conto. 
(B) uma lenda.
 (D) uma notícia.

De acordo com a história, complete as lacunas. A história se passa em um ... e quem narra é ...
 Marque a alternativa que mostra qual era a intenção da menina ao propor o desafio. 
(A) Exibir-se para as outras meninas. 
(B) Continuar na turma do Zé Miguel. 
(C) Brigar com a turma.
 (D) Fazer uma competição. 

Os meninos da turma implantaram uma regra: menina não entra mais na brincadeira dos meninos. Esta é uma regra preconceituosa? Por quê?

 Quem é o narrador da história? Como você descobriu?
Fonte:Caderno de atividades PNAIC
Vejam mais:  AQUI
Moradia/Sugestões







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios