Lembro muito bem… Otávio era ainda um garoto quando bateu à minha porta. O jovem negro criado numa das comunidades mais violentas e pobres do Rio de Janeiro, dominada por traficantes, poderia ter seguido o caminho de tantos colegas de sua geração que se envolveram com drogas. Mas não! Livros, encontrados no meio do lixo, mudaram seu destino e lhe deram a régua e o compasso para seguir novas trilhas. Tinha um sonho: construir uma biblioteca comunitária. Graças ao seu esforço e dedicação, esse desejo se tornou realidade. Daí em diante, passou a ser conhecido como o Livreiro do Alemão, título do livro que lhe abriu portas para o mundo. Ganhou prêmios nacionais e internacionais, viajou e continua viajando por todo o Brasil e pelo exterior, dando palestras sobre a sua experiência de incentivador à leitura. Porém, acalentava outro sonho: escrever histórias para crianças e jovens. Tive o prazer de ler seus originais. E agora tenho a honra de fazer a apresentação de seu primeiro livro infantil. Ninguém melhor do que Otávio, que viveu e ainda vive numa comunidade por muito tempo abandonada pelo poder público, para relatar o cotidiano de um menino como ele. Um sonhador, encantado e transformado pela magia das palavras.
O garoto da camisa vermelha – que soltava pipas, jogava bola de gude e corria nos campinhos esburacados de futebol – tem um nome: Otávio Jr. Rogério Andrade Barbosa. Fonte
Este livro narra a história do garoto da camisa vermelha – que soltava pipas, jogava bola de gude e corria nos campinhos esburacados de futebol. Um belo dia, em meio ao lixo, ele encontra algo preciso, e sua vida ganha outras cores em um surpreendente encontro com a literatura.
Fafá conta: AQUI
Contando a história com arte: AQUI
Atividades: AQUI
Atividades com biografia: AQUI
Atividades PDF: AQUI
Para sua leitura e reflexão: Por uma escola afirmativa:
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAS (1º ao 5º)
“Para criar crianças não racistas”
OBJETIVO: apresentar cotidianamente às infâncias a riqueza cultural dos povos originários e dos povos afro-diaspóricos.
CONTEÚDOS A DESENVOLVER: sociabilidade, identidade, autoestima, representatividade. AQUI
“Minha história é um conto de fadas ambientado na favela”. É assim que Otávio Junior, autor de ‘O Livreiro do Alemão’, começa contando sobre sua trajetória de escritor, promotor cultural e transformador social. O carioca, nascido no subúrbio do Rio de Janeiro em 1983, está em Curitiba durante a semana para fazer palestras em escolas sobre a importância da literatura e inspirar transformações. Continua: AQUI , AQUI, Mais: AQUI
Da minha janela: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.