BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
16 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, julho 17, 2025

Só sei que foi assim > De roda em roda>Músicas brincantes> 17/07/2025

 
Fernanda de Oliveira/J.Borges

Uma forma divertida e lúdica de conhecer o cancioneiro popular brasileiro! O livro apresenta 11 músicas folclóricas que permearam a infância de muitas gerações e ainda estão vivas na infância das nossas crianças: Fui no tororó, Sapo Cururu, dentre outras. Cada canção é acompanhada de um conto fantástico sobre sua origem. As histórias são ilustradas com coloridas xilogravuras de um dos maiores nomes do cordel brasileiro, J. Borges e seu filho Pablo Borges e acompanhadas de QR-code com vídeos e músicas interpretadas pela autora Fernanda de Oliveira.

Sobre a obra: AQUIAQUI
Cantando com gestos : 
Se esta rua fosse minha: AQUI
Meu limão meu limoeiro: AQUI
Janelinha: AQUI
Peixe vivo: AQUIAQUI
Vídeo explicativo do gênero textual cantiga e suas características. AQUI, AQUI
Mais sugestões: 
Cantoria e alegria: AQUI
Quintal musical: AQUI


Em “Só sei que foi assim, vol. 2”Fernanda de Oliveira mistura fantasia e tradição oral para contar — ou reinventar — as histórias por trás das cantigas que marcaram gerações. Com ilustrações de grandes nomes da xilogravura (J. Borges e Pablo Borges) e QR Codes com músicas interpretadas pela própria autora, a obra convida leitores de todas as idades a um mergulho na memória afetiva da infância brasileira. A autora resgata o universo das músicas populares da infância brasileira com um toque de imaginação, humor e lirismo, recriando histórias que poderiam ter inspirado clássicos como Sapo-Cururu, Alecrim Dourado e A Galinha do Vizinho. O livro dá continuidade ao primeiro volume da coleção e reúne narrativas ambientadas em diferentes regiões do país. Em uma delas, conhecemos Contrarides, o homem mais mal-humorado da Ilha de Marajó, que salva uma jovem indígena das águas — e com ela, dois sapos-cururu de estimação. Em outro conto, Araquídia, uma personagem da Catalunha, promete concluir uma paróquia em um ano, mas precisa escalar uma torre humana para colocar o sino faltante no topo, sendo então apelidada de Dona Aranha
As histórias são inspiradas em causos, lendas e tradições orais, misturando realidade e ficção. Como essas situações viraram cantigas de roda? A autora responde com a mesma frase que dá nome ao projeto: “Só sei que foi assim”. Com 21 xilogravuras assinadas por J. Borges e Pablo Borges, o livro destaca elementos centrais da cultura brasileira, como as tradições ciganas, a trajetória dos bandeirantes, a influência espanhola e a diversidade de dialetos e hábitos alimentares. As ilustrações dão vida aos contos e reforçam o caráter popular da obra. Continua: AQUI
Teca A.de Brito/Taísa Borges
Neste livro-CD, a educadora musical Teca Alencar de Brito e as crianças da Teca Oficina de Música apresentam brincadeiras musicais de pontos diversos do país. São rodas de verso, cantos de trabalho, cantigas de roda e ritmos tradicionais ricamente ilustrados e enriquecidos com curiosidades e informações sobre sua origem. Ao descobrir essa incrível caixinha de música, o leitor pode perceber que as brincadeiras se repetem, se recriam e se renovam e, como uma grande roda, giram pelo país, unindo todos nós, apontando heranças e influências vindas de muitos pontos do planeta. O livro traz ainda um glossário – ilustrado com fotos – dos instrumentos musicais presentes nos arranjos, e outro com os termos musicais utilizados. Crianças, pais, avós, educadores e quem mais chegar : entrem na roda do jogo musical!  Sobre a obra: AQUI
Áudio das músicas: AQUI
Cantigas populares: AQUI
Parlendas: AQUI
O limão Sebastião: AQUI
Capelinha de melão: AQUI
Mulher rendeira: AQUI
Pombinha branca: AQUI
Quer conhecer minhas cantigas favoritas: AQUIAQUI
As lavadeiras: AQUI
Alecrim  dourado: AQUI
Instrumentos musicais: AQUI
Reco-reco: AQUI






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios