Fernanda de Oliveira/J.Borges
Uma forma divertida e lúdica de conhecer o cancioneiro popular brasileiro! O livro apresenta 11 músicas folclóricas que permearam a infância de muitas gerações e ainda estão vivas na infância das nossas crianças: Fui no tororó, Sapo Cururu, dentre outras. Cada canção é acompanhada de um conto fantástico sobre sua origem. As histórias são ilustradas com coloridas xilogravuras de um dos maiores nomes do cordel brasileiro, J. Borges e seu filho Pablo Borges e acompanhadas de QR-code com vídeos e músicas interpretadas pela autora Fernanda de Oliveira.
Cantando com gestos :
Se esta rua fosse minha: AQUI
Meu limão meu limoeiro: AQUI
Janelinha: AQUI
Mais sugestões:
Cantoria e alegria: AQUI
Quintal musical: AQUI
Em “Só sei que foi assim, vol. 2”, Fernanda de Oliveira mistura fantasia e tradição oral para contar — ou reinventar — as histórias por trás das cantigas que marcaram gerações. Com ilustrações de grandes nomes da xilogravura (J. Borges e Pablo Borges) e QR Codes com músicas interpretadas pela própria autora, a obra convida leitores de todas as idades a um mergulho na memória afetiva da infância brasileira. A autora resgata o universo das músicas populares da infância brasileira com um toque de imaginação, humor e lirismo, recriando histórias que poderiam ter inspirado clássicos como Sapo-Cururu, Alecrim Dourado e A Galinha do Vizinho. O livro dá continuidade ao primeiro volume da coleção e reúne narrativas ambientadas em diferentes regiões do país. Em uma delas, conhecemos Contrarides, o homem mais mal-humorado da Ilha de Marajó, que salva uma jovem indígena das águas — e com ela, dois sapos-cururu de estimação. Em outro conto, Araquídia, uma personagem da Catalunha, promete concluir uma paróquia em um ano, mas precisa escalar uma torre humana para colocar o sino faltante no topo, sendo então apelidada de Dona Aranha.
As histórias são inspiradas em causos, lendas e tradições orais, misturando realidade e ficção. Como essas situações viraram cantigas de roda? A autora responde com a mesma frase que dá nome ao projeto: “Só sei que foi assim”. Com 21 xilogravuras assinadas por J. Borges e Pablo Borges, o livro destaca elementos centrais da cultura brasileira, como as tradições ciganas, a trajetória dos bandeirantes, a influência espanhola e a diversidade de dialetos e hábitos alimentares. As ilustrações dão vida aos contos e reforçam o caráter popular da obra. Continua: AQUI
Neste livro-CD, a educadora musical Teca Alencar de Brito e as crianças da Teca Oficina de Música apresentam brincadeiras musicais de pontos diversos do país. São rodas de verso, cantos de trabalho, cantigas de roda e ritmos tradicionais ricamente ilustrados e enriquecidos com curiosidades e informações sobre sua origem. Ao descobrir essa incrível caixinha de música, o leitor pode perceber que as brincadeiras se repetem, se recriam e se renovam e, como uma grande roda, giram pelo país, unindo todos nós, apontando heranças e influências vindas de muitos pontos do planeta. O livro traz ainda um glossário – ilustrado com fotos – dos instrumentos musicais presentes nos arranjos, e outro com os termos musicais utilizados. Crianças, pais, avós, educadores e quem mais chegar : entrem na roda do jogo musical! Sobre a obra: AQUI
Áudio das músicas: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.