BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, outubro 12, 2021

Coletânea especial>Segmentação de palavras>Alfabetização>Cantiga popular>Mulher rendeira>12/10/2021


Mulher rendeira>Atividades> Segmentação de palavras e afins

Cantando com o Quintal da cultura: AQUI

Ler e escrever através de músicas de nossa terra: AQUI

Interpretação: AQUI

PDF: Sobre mulher rendeira: AQUI

Segmentação convencional das palavras: Rutinalva usou Mulher Rendeira, que a sala de EJA sabia de cor, para discutir a segmentação. E por que não utilizar esta aula com as crianças? Que tal outras canções que as crianças sabem de cor? Fica a dica!

AQUI

Sugestão literária do Linguagem e Afins

A menina da renda vermelha: AQUI

Mais bordados e rendas: AQUI


Atividades para imprimir>Segmentação de palavras

Atividades com segmentação de palavras de acordo com a BNCC:

Objetos do conhecimento: segmentação de palavras

Habilidades da BNCC : (EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos. AQUIAQUIAQUI

O objetivo desta atividade é abordar a consciência fonológica com a segmentação de palavras em sílabas identificando a quantidade de sílabas.

Habilidade desenvolvida com esta atividade, de acordo com a BNCC

(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.: AQUI


-(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
-(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.   AQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUI
Palavras em frases: AQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUI
Leitura de palavras: AQUIAQUI
Textos fatiados: AQUI


"É para escrever tudo junto ou separado?". Confira como trabalhar essa dificuldade tão comum na alfabetização inicial: Sugestão: Um livreto com parlendas; Cartões com as mesmas parlendas do livreto só que com a escrita das palavras sem espaço.

Procedimento: A criança deverá escolher uma das parlendas do livreto para ler. Depois você deverá entregar para ela o cartão com a mesma parlenda que ela leu. Peça para a criança observar o cartão e tentar descobrir o que há de errado nele.  A ideia é que ela perceba que está faltando espaço entre as palavras.

Então peça para a criança corrigir os erros escrevendo a parlenda do cartão em uma folha, ou seja, a criança deverá colocar os espaços necessários entre as palavras. Após ela poderá conferir no livreto se escreveu corretamente.

Observações:1) Esta atividade será mais eficiente se a criança já tiver memorizado a parlenda. Assim a atenção dela poderá ficar voltada totalmente para a segmentação das palavras.

2) É comum as crianças no início da alfabetização escreverem palavras juntas, e, conforme  vão pensando e formulando hipóteses sobre a escrita elas superam isso. No entanto, algumas encontram maior dificuldade, e foi pensando nestas que esta atividade foi elaborada. Fonte

Plano de aula: Para que serve o espaço em branco?
Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar a segmentação de palavras.

O site Psicosol oferece alguns jogos gratuitamente, trouxe este:
Jogo: Complete o diálogo:

A criança escolhe uma ficha e completa as frases de uma maneira a produzir um diálogo com algum significado.
O diálogo que for desenvolvido pode ser utilizado para a construção de uma história.  
AQUI  Outros AQUI  ( de acordo com o que diz o site, estes são grátis)



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios