Cantando com o Quintal da cultura: AQUI
Ler e escrever através de músicas de nossa terra: AQUI
Interpretação: AQUI
PDF: Sobre mulher rendeira: AQUI
Segmentação convencional das palavras: Rutinalva usou Mulher Rendeira, que a sala de EJA sabia de cor, para discutir a segmentação. E por que não utilizar esta aula com as crianças? Que tal outras canções que as crianças sabem de cor? Fica a dica!
Sugestão literária do Linguagem e Afins
A menina da renda vermelha: AQUI
Mais bordados e rendas: AQUI
Atividades para imprimir>Segmentação de palavras
Atividades com segmentação de palavras de acordo com a BNCC:
Objetos do conhecimento: segmentação de palavras
Habilidades da BNCC : (EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos. AQUI, AQUI, AQUI
O objetivo desta atividade é abordar a consciência fonológica com a segmentação de palavras em sílabas identificando a quantidade de sílabas.
Habilidade desenvolvida com esta atividade, de acordo com a BNCC
(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.: AQUI
"É para escrever tudo junto ou separado?". Confira como trabalhar essa dificuldade tão comum na alfabetização inicial: Sugestão: Um livreto com parlendas; Cartões com as mesmas parlendas do livreto só que com a escrita das palavras sem espaço.
Procedimento: A criança deverá escolher uma das parlendas do livreto para ler. Depois você deverá entregar para ela o cartão com a mesma parlenda que ela leu. Peça para a criança observar o cartão e tentar descobrir o que há de errado nele. A ideia é que ela perceba que está faltando espaço entre as palavras.
Então peça para a criança corrigir os erros escrevendo a parlenda do cartão em uma folha, ou seja, a criança deverá colocar os espaços necessários entre as palavras. Após ela poderá conferir no livreto se escreveu corretamente.
Observações:1) Esta atividade será mais eficiente se a criança já tiver memorizado a parlenda. Assim a atenção dela poderá ficar voltada totalmente para a segmentação das palavras.
2) É comum as crianças no início da alfabetização escreverem palavras juntas, e, conforme vão pensando e formulando hipóteses sobre a escrita elas superam isso. No entanto, algumas encontram maior dificuldade, e foi pensando nestas que esta atividade foi elaborada. Fonte
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.