BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, maio 16, 2012

Festa de São João> Artes> Portinari> 15/05/12


RELENDO PORTINARI: “Festa de São João”

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:

Desenvolver a técnica da pintura fazendo uma releitura da obra de arte de Candido Portinari através da observação, percepção e criatividade.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 30 minutos.

Conhecimentos prévios
Vida e obra de Candido Portinari.

Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 – Apreciando a obra “Festa de São João”
1º Momento:
O professor deverá trazer para a roda uma das obras de Candido Portinari que retrate brincadeiras, (para nosso exemplo trouxemos a obra “Festa de São João ) para que as crianças apreciem o quadro e expressem seus sentimentos, percepções e suas vivencias no que diz respeito a realização dos festejos juninos em sua região, observando também os detalhes e seus os elementos: linhas, formas e cores do quadro.

Figura 1 – Recurso Didático: Imagem da Obra


Atividade 2 – O São João em tela

Após a apreciação da obra e discussão sobre os elementos contidos nela o professor deve discutir com o grupo a elaboração da releitura da obra.
Inicialmente o professor poderá propor uma exploração das tintas, para que as crianças descubram outras cores a partir das cores primarias.
Para tanto, o professor deverá separar a turma em grupos e solicitar que cada grupo misture apenas duas cores e informem às cores que obtiveram a partir da mistura. (cores primárias azul claro, amarelo e vermelho) Deixem que as crianças descubram por si só. (azul claro + amarelo = verde; azul claro + vermelho = roxo/lilás; amarelo + vermelho= laranja)
1º Momento:
Antes de iniciar a pintura, o professor juntamente com as crianças devem preparar a sala para o trabalho, forrando as mesas com jornal, separando os potes com as tintas, colocando os pinceis sobre a mesa, bem como o pote com água para lavarem os pinceis e o tecido para enxugá-los.
O professor deve orientar para que as crianças pintem o fundo do quadro, pensando nas cores que irão utilizar para pintarem o chão, a linha do horizonte e o céu.
Depois que cada criança decidiu as cores que irão utilizar, inicia-se a pintura.

2º Momento:
Depois que o fundo do quadro secou, as crianças devem continuar a pintura, nesse momento cabe ao professor levantar alguns questionamentos, para que as crianças observem o espaço do papel, imagem o tamanho que terá a figura humana (cabeça, pernas, braços, tronco, cabelos, olhos), fazendo com que as crianças pensem na proporção de cada figura. Depois de refletirem sobre suas possibilidades, o professor deve orientar as crianças a pintarem seus quadros, lembrando que a obra a ser pintada se refere a “Festa de São João”, por este motivo as crianças devem fazer referencias as suas vivencias.
Material: papel peso 40 A4, finta guache cores variadas, pincel, pote com água e um pano

Avaliação
Avaliar se as crianças:
• Vivenciaram a técnica da pintura, percebendo passo a passo da sua execução;
• Realizaram a releitura da obra de Candido Portinari, atentando para suas peculiaridades;
• Realizaram a atividade com criatividade;
• Participaram da atividade com envolvimento.




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios