RELENDO PORTINARI: “Festa de São João”
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
Desenvolver a técnica da pintura fazendo uma releitura da obra de arte de Candido Portinari através da observação, percepção e criatividade.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 30 minutos.
Conhecimentos prévios
Vida e obra de Candido Portinari.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 – Apreciando a obra “Festa de São João”
1º Momento:
O professor deverá trazer para a roda uma das obras de Candido Portinari que retrate brincadeiras, (para nosso exemplo trouxemos a obra “Festa de São João ) para que as crianças apreciem o quadro e expressem seus sentimentos, percepções e suas vivencias no que diz respeito a realização dos festejos juninos em sua região, observando também os detalhes e seus os elementos: linhas, formas e cores do quadro.
Após a apreciação da obra e discussão sobre os elementos contidos nela o professor deve discutir com o grupo a elaboração da releitura da obra.
Inicialmente o professor poderá propor uma exploração das tintas, para que as crianças descubram outras cores a partir das cores primarias.
Para tanto, o professor deverá separar a turma em grupos e solicitar que cada grupo misture apenas duas cores e informem às cores que obtiveram a partir da mistura. (cores primárias azul claro, amarelo e vermelho) Deixem que as crianças descubram por si só. (azul claro + amarelo = verde; azul claro + vermelho = roxo/lilás; amarelo + vermelho= laranja)
1º Momento:
Antes de iniciar a pintura, o professor juntamente com as crianças devem preparar a sala para o trabalho, forrando as mesas com jornal, separando os potes com as tintas, colocando os pinceis sobre a mesa, bem como o pote com água para lavarem os pinceis e o tecido para enxugá-los.
O professor deve orientar para que as crianças pintem o fundo do quadro, pensando nas cores que irão utilizar para pintarem o chão, a linha do horizonte e o céu.
Depois que cada criança decidiu as cores que irão utilizar, inicia-se a pintura.
2º Momento:
2º Momento:
Depois que o fundo do quadro secou, as crianças devem continuar a pintura, nesse momento cabe ao professor levantar alguns questionamentos, para que as crianças observem o espaço do papel, imagem o tamanho que terá a figura humana (cabeça, pernas, braços, tronco, cabelos, olhos), fazendo com que as crianças pensem na proporção de cada figura. Depois de refletirem sobre suas possibilidades, o professor deve orientar as crianças a pintarem seus quadros, lembrando que a obra a ser pintada se refere a “Festa de São João”, por este motivo as crianças devem fazer referencias as suas vivencias.
Material: papel peso 40 A4, finta guache cores variadas, pincel, pote com água e um pano
Avaliação
Avaliar se as crianças:
• Vivenciaram a técnica da pintura, percebendo passo a passo da sua execução;
• Realizaram a releitura da obra de Candido Portinari, atentando para suas peculiaridades;
• Realizaram a atividade com criatividade;
• Participaram da atividade com envolvimento.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.