BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, maio 16, 2012

Energia solar e Meio ambiente> 15/05/12



Energia Solar e o Meio Ambiente

Autor: Nilton Goulart de Sousa
 
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Perceber a importância da energia solar como fonte energética viável;
Construir um aquecedor solar de baixo custo, utilizando materiais recicláveis.
Duração das atividades
Duas aulas de cinquenta minutos
Estratégias e recursos da aula
Introdução
O Sol é a fonte de energia que alimenta nosso planeta.
Seu calor e suas radiações permitem que o planeta não congele e que as plantas desenvolvam a fotossíntese.
Entretanto, essa energia que provêm do Sol pode ser utilizada de outras maneiras.
Com as constantes oscilações no preço do petróleo, busca-se cada vez mais fontes alternativas de energia, dentre elas a solar.
Seja em pequenas calculadoras sem pilha ou em painéis solares em residências, a energia solar chegou para ficar.
Embora esses grandes painéis não sejam tão comuns como as calculadoras que funcionam com energia solar, eles estão por aí, e não é difícil de achar se você souber onde procurar.
Há conjuntos de células solares inclusive em satélites, para abastecer os sistemas elétricos.
Para saber mais visite:


Aula 01 – O que é energia solar?

Caro (a) professor (a), o presente plano de aula tem por objetivo tratar da questão a energia solar e sua crescente importância em diversos países.
Inicie sua aula tratando da temática da energia solar.
Explore o que seu alunos sabem sobre o tema.
Cite que o sol é fonte de energia renovável, o aproveitamento desta energia tanto como fonte de calor quanto de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio.
Questione:
■O planeta todo recebe a mesma quantidade de insolação?
■ Zonas equatoriais e tropicais recebem maior quantidade de insolação que os situados nas extremidades do planeta?
Cite a seus alunos que a energia solar é abundante e permanente, renovável a cada dia, não polui e nem prejudica o ecossistema.
 A energia solar é a solução ideal para áreas afastadas e ainda não eletrificadas, especialmente num país como o Brasil onde se encontram bons índices de insolação em qualquer parte do território.
A energia solar é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre as outras formas de obtenção de energia, como: não ser poluente, não influir no efeito estufa, não precisar de turbinas ou geradores para a produção de energia elétrica, mas tem como desvantagem a exigência de altos investimentos para o seu aproveitamento.
Para cada um metro quadrado de coletor solar instalado evita-se a inundação de 56 metros quadrados de terras férteis, na construção de novas usinas hidrelétricas.
Uma parte do milionésimo de energia solar que nosso país recebe durante o ano poderia nos dar suprimento de energi a equivalente a:
■54% do petróleo nacional
■2 vezes a energia obtida com o carvão mineral
■4 vezes a energia gerada no mesmo período por uma usina hidrelétrica.
Se é tão promissora, porque a energia solar ainda não é amplamente utilizada? Para estímulo das idéias apresente o seguinte vídeo, que fala sobre o desafio no uso das fontes renováveis de energia.


Apresentando o vídeo, promova o debate sobre a viabilidade dessa matriz energética no Brasil, a critério do docente, sugere-se compará-la com outras como:
■Hidrelétrica;
■Petróleo
■Biomassa
■Eólica
■Etanol
■Gás Natural
■Geotérmica
■Maremotriz
■Termelétrica
Sugere-se que os alunos formem grupos e montem quadros comparativos, relacionando a energia solar com outras fontes.
A que conclusões os alunos chegaram?
Sistematize o que foi debatido na turma, escreva no quadro os pontos abordados e medie as conclusões.

Aula 02 - Iniciativas no Brasil

Uma interessante iniciativa brasileira do uso de energia solar, conjuga reciclagem, redução da degradação do meio ambiente, benefícios sociais e ainda ajuda na economia do lar. É a construção de um aquecedor solar de baixo custo, produzido com garrafas PET. Uma proposta simples, que pode envolver toda a comunidade escolar e que contribui para a qualidade ambiental.
Para saber mais sobre o tema e entender o processo de montagem do aquecedor, assista o vídeo de cinco minutos, disponível no link:


A proposta é que se trabalhe na forma de projeto com os alunos, na construção de um aquecedor solar com garrafas PET na escola.
Essa proposta pode envolver toda a comunidade escolar, na coleta de garrafas e confecção do aquecedor.
A seguinte página web disponibiliza o projeto para ser executado, inclusive em escolas, mostrando todas etapas, até o produto final.
Clique no link:


Sugere-se que depois de pronto o aquecedor seja utilizado na escola, como exemplo de utilização barata e inteligente de energia renovável.

Avaliação
As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo por meio das seguintes atividades: • Participação qualificada nos debates.
• Participação nas etapas da construção do aquecedor solar de garrafas PET.




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios