Energia Solar e o Meio Ambiente
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Perceber a importância da energia solar como fonte energética viável;
Construir um aquecedor solar de baixo custo, utilizando materiais recicláveis.
Duração das atividades
Duas aulas de cinquenta minutos
Estratégias e recursos da aula
Introdução
O Sol é a fonte de energia que alimenta nosso planeta.
Seu calor e suas radiações permitem que o planeta não congele e que as plantas desenvolvam a fotossíntese.
Entretanto, essa energia que provêm do Sol pode ser utilizada de outras maneiras.
Com as constantes oscilações no preço do petróleo, busca-se cada vez mais fontes alternativas de energia, dentre elas a solar.
Seja em pequenas calculadoras sem pilha ou em painéis solares em residências, a energia solar chegou para ficar.
Embora esses grandes painéis não sejam tão comuns como as calculadoras que funcionam com energia solar, eles estão por aí, e não é difícil de achar se você souber onde procurar.
Há conjuntos de células solares inclusive em satélites, para abastecer os sistemas elétricos.
Para saber mais visite:
Aula 01 – O que é energia solar?
Caro (a) professor (a), o presente plano de aula tem por objetivo tratar da questão a energia solar e sua crescente importância em diversos países.
Inicie sua aula tratando da temática da energia solar.
Explore o que seu alunos sabem sobre o tema.
Cite que o sol é fonte de energia renovável, o aproveitamento desta energia tanto como fonte de calor quanto de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio.
Questione:
■O planeta todo recebe a mesma quantidade de insolação?
■ Zonas equatoriais e tropicais recebem maior quantidade de insolação que os situados nas extremidades do planeta?
Cite a seus alunos que a energia solar é abundante e permanente, renovável a cada dia, não polui e nem prejudica o ecossistema.
A energia solar é a solução ideal para áreas afastadas e ainda não eletrificadas, especialmente num país como o Brasil onde se encontram bons índices de insolação em qualquer parte do território.
A energia solar é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre as outras formas de obtenção de energia, como: não ser poluente, não influir no efeito estufa, não precisar de turbinas ou geradores para a produção de energia elétrica, mas tem como desvantagem a exigência de altos investimentos para o seu aproveitamento.
Para cada um metro quadrado de coletor solar instalado evita-se a inundação de 56 metros quadrados de terras férteis, na construção de novas usinas hidrelétricas.
Uma parte do milionésimo de energia solar que nosso país recebe durante o ano poderia nos dar suprimento de energi a equivalente a:
■54% do petróleo nacional
■2 vezes a energia obtida com o carvão mineral
■4 vezes a energia gerada no mesmo período por uma usina hidrelétrica.
Se é tão promissora, porque a energia solar ainda não é amplamente utilizada? Para estímulo das idéias apresente o seguinte vídeo, que fala sobre o desafio no uso das fontes renováveis de energia.
Apresentando o vídeo, promova o debate sobre a viabilidade dessa matriz energética no Brasil, a critério do docente, sugere-se compará-la com outras como:
■Hidrelétrica;
■Petróleo
■Biomassa
■Eólica
■Etanol
■Gás Natural
■Geotérmica
■Maremotriz
■Maremotriz
■Termelétrica
Sugere-se que os alunos formem grupos e montem quadros comparativos, relacionando a energia solar com outras fontes.
A que conclusões os alunos chegaram?
Sistematize o que foi debatido na turma, escreva no quadro os pontos abordados e medie as conclusões.
Aula 02 - Iniciativas no Brasil
Uma interessante iniciativa brasileira do uso de energia solar, conjuga reciclagem, redução da degradação do meio ambiente, benefícios sociais e ainda ajuda na economia do lar. É a construção de um aquecedor solar de baixo custo, produzido com garrafas PET. Uma proposta simples, que pode envolver toda a comunidade escolar e que contribui para a qualidade ambiental.
Para saber mais sobre o tema e entender o processo de montagem do aquecedor, assista o vídeo de cinco minutos, disponível no link:
A proposta é que se trabalhe na forma de projeto com os alunos, na construção de um aquecedor solar com garrafas PET na escola.
Essa proposta pode envolver toda a comunidade escolar, na coleta de garrafas e confecção do aquecedor.
A seguinte página web disponibiliza o projeto para ser executado, inclusive em escolas, mostrando todas etapas, até o produto final.
Clique no link:
Sugere-se que depois de pronto o aquecedor seja utilizado na escola, como exemplo de utilização barata e inteligente de energia renovável.
Avaliação
As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo por meio das seguintes atividades: • Participação qualificada nos debates.
• Participação nas etapas da construção do aquecedor solar de garrafas PET.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.