BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, janeiro 19, 2020

Só de brincadeira>Viva voz>Poemas>Atividades literárias>Sarau poético>19/01/2020

"O poder lúdico dos livros é enorme!"
Só de brincadeira
Leo Cunha

Um livro de poesia com 25 poemas – cada um versando sobre um brinquedo ou uma brincadeira de infância (antigos e modernos) – que propõem um novo olhar sobre a forma como se brinca nesse universo lúdico. 
Os poemas, escritos em uma linguagem simples e muito aprazível, harmonizam-se com imagens delicadas e suaves, que agregam novas informações ao olhar e ampliam-no, fazendo o leitor ir para além do texto, mergulhando mais profundamente no sentido de cada verso.

Ouvindo: AQUI
Algumas poesias: AQUIAQUI

A obra literária não é um livro didático, ou seja, não é escrita a partir de conteúdos didáticos e não tem o compromisso de ensinar disciplinas como matemática, ciências, geografia. Se assim fosse, deixaria de ser literatura. Porém, muitos livros literários trazem – seja em seu tema, enredo, narrativa ou imagens – rico e vasto manancial que pode ser aproveitado pelo professor em sala de aula para estimular e desenvolver competências que visam à formação humana em suas múltiplas dimensões. A BNCC aponta dez competências gerais que devem ser desenvolvidas pela educação básica. A leitura de obras literárias pode ser uma ponte valiosa para essas competências. O livro Só de brincadeira possibilita uma relação mais estreita com as competências 3, 4 e 8.
Como trabalhar a poesia?
O primeiro passo, para alunos e professores, é ler, ler, ler. Ler em voz baixa e alta, reparando na sonoridade, nas imagens, se detendo em um verso, uma palavra, tentando criar imagens, percebendo as metáforas e os silêncios. Olhar para um poema como quem olha para um quadro, deixando-se tocar por uma palavra, por uma sensação ou lembrança. A ideia de que precisamos compreender um poema, como algo a ser decifrado, diminui sua carga poética e afasta os leitores.
A poesia na escola pode ser apresentada de diversas formas que, assim como nos outros gêneros literários, são complementares. Se em um primeiro momento vamos ouvir, declamar e degustar poemas para crianças de diversos tipos, autores e temáticas, o segundo passo é uma análise da obra poética em sua forma e conteúdo e, para isso, uma única leitura é insuficiente. A profundidade dos poemas deve variar de acordo com a experiência do leitor já que, muitas vezes, é preciso que ele tenha algumas referências para aproveitar determinados poemas. Contextualizar autor, obra e momento histórico também ajuda a entender o poema de forma global. Fonte
Poemas para crianças: AQUI

Sarau: No blog: AQUI  Ouvindo sobre esta proposta: AQUI


Viva voz! é uma coletânea de poemas lúdicos e divertidos, que exploram o imaginário infantil e que jogam com a sonoridade e o sentido das palavras de forma muito criativa e instigante. Autor de vários livros para crianças e jovens, Leo Cunha oferece aos leitores uma poesia de alta qualidade, simples e melódica, na linhagem de José Paulo Paes, Cecília Meireles e Mário Quintana.
Proposta de trabalho

Cachinhos de prata

Era uma vez uma avó e seus três netos que se amavam muito. Sempre aos domingos os netos iam visitá-la, mas naquele dia tudo estava diferente. A avó dos meninos não mais os reconhecia.

Com um texto poético e repleto de afeto Leo Cunha fala sobre a perda de memória, o envelhecimento, a relação avó e netos e como o amor pode nos ensinar a lidar com os limites impostos pelo esquecimento.

As ilustrações de Rui de Oliveira enriquecem o texto e conferem leveza a um tema denso e difícil.


Fafá conta e Leo
A poesia se faz num piscar de olhos: AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios