Gonçalo Viana/Thais Rimkus
Era uma vez dois amigos, um cão alaranjado, uma pipa vermelha e uma árvore... branca?! Não pode ser! Vamos começar de novo. Era uma vez uma nuvem verde... carregada de frutas?
Este livro não está bom!
Ou será as nuvens e as árvores podem se transformar se o ilustrador colorir o mundo como bem entender? Em Troca-tintas, Gonçalo Viana nos convida a desarrumar as ideias e a pintar a realidade de várias cores e tons.
Troca-tintas é uma história sobre a possibilidade de revolucionar as cores – e os pontos de vista – e, assim, criar uma felicidade original.
Jogos, brincadeiras e diversão; Mundo natural, meio ambiente, plantas, Biologia e Ciências;
Aventuras em contextos imaginários ou realistas, urbanos, rurais, locais, internacionais.
O título Troca-tintas já indica uma grande trapalhada. De fato, começa como se o ilustrador tivesse colorido errado os objetos de sua história, que é singela, mas cheia de sugestões. Principia parecendo uma narrativa comum de “era uma vez”, mas logo as coisas se mostram menos normais do que esperamos. Junto de dois amigos, uma pipa vermelha e um cachorro alaranjado (até aí tudo normal), surge uma árvore… branca! O narrador resolve recomeçar, mas eis que surge uma nuvem… verde!
Aqui o autor nos propõe uma quebra dos padrões tradicionais de conceber a imagem, balançando nossas associações mais comuns entre objetos e cores. Mostra um mundo ficcional em que tudo pode ser diferente, sugerindo, de maneira divertida e inteligente, outras formas de encarar e de construir a vida.
Indicado para leitores em descoberta! Os livros desta faixa podem conter mais texto, tendo em vista uma leitura acompanhada ou a fim de instigar o reconhecimento da escrita e a decodificação do texto. As ilustrações seguem estimulantes, e há presença de recursos de linguagem que contribuem para o desenvolvimento de um senso crítico e de valores. Fonte
Manual do professor: AQUI A menina cinza e as cores: AQUI Trocando artes: Sugestões de artes utilizando tintas e vários recursos
Cantando :Tanta tinta/Cecília Meireles: AQUI
É MUITO IMPORTANTE EXPOR AS CRIANÇAS A DIVERSAS FORMAS DE ARTE, POR ESSE MOTIVO APRESENTO NESTE VÍDEO 03 TÉCNICAS DE PINTURA.
ESPERO QUE GOSTEM E APLIQUEM COM SEUS ALUNO OU FILHOS, ESSA ATIVIDADE É DIRECIONADA PARA BERÇÁRIO, PÓREM QUALQUER CRIANÇA PODE DESFRUTAR.
“Cada criança é um balão cheio de sonhos!
Proposta pedagógica EducaDesafios:
Balões personalizadosCada criança pode criar seu balão com técnicas diferentes: pintura com guache, giz de cera, cola colorida, carimbo com esponja, bolinhas de papel crepom coladas. Pode ser feito em papel cartão ou até em pratos de papelão para dar mais firmeza.
Tire fotos delas em poses divertidas (como se estivessem penduradas, voando ou pulando).
Recorte e cole embaixo dos balões.
Use barbante colorido, fitilho ou lã para ligar os balões às crianças.
Pode ser trançado ou cruzado para dar movimento.
Fundo preto ou azul (para lembrar céu/noite).
Moldura feita com tiras de EVA, cartolina colorida ou papel estampado.
Nas laterais, adicione flores, borboletas ou nuvens feitas com papel de seda.
Adicione glitter, estrelinhas douradas ou algodão para nuvens.
Escreva uma frase motivadora no topo, tipo:
“Juntos voamos mais alto!” ou “Cada criança é um balão cheio de sonhos!
Elmer o elefante xadrez: AQUI O peixinho arco-íris: AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.