BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, dezembro 15, 2019

As girafas metidas das montanhas>Conto acumulativo>Descobertas>15/12/2019



Bill Borges
Em uma história divertida, o leitor vai acompanhar "As girafas metidas da montanha" e perceber que nem tudo é o que parece ser...
Ao alto daquela montanha dez girafas sobem toda tardezinha... Toda tardezinha! 
O que será que tem no alto daquela montanha?
 Esta curiosa e intrigante história recomendada para crianças entre quatro e cinco anos e onze meses, estudantes da pré-escola, nos leva a perceber que nem tudo é o que parece ser... 
Divertido e instrutivo, este conto acumulativo fala de autodescobertas, de famílias, de amigos, do mundo natural e social e outras tantas coisas que só lendo mesmo a história para descobrir. 
Além de estimular a imaginação da criança, fator essencial para seu desenvolvimento nessa etapa da vida, o livro ensina valores como amizade, união, afeto, gentileza e cuidado com o outro, bem como respeito a outros pontos de vista.
 Este é um fator importante, sobretudo quando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) defende uma perspectiva que vincula o educar ao cuidar e o brincar ao interagir. 
Toda tarde, dez girafas sobem uma alta montanha. 
É este fato o início do conflito que se dá na floresta, na obra escrita e ilustrada por Bill Borges. Nove araras, oito coelhos, sete macacos, seis flamingos, cinco jacarés, quatro abelhas, três rinocerontes e dois sapos tiram suas próprias conclusões e constroem vários pré-conceitos sobre as girafas, procurando demonstrar as razões metidas. Até que um esperto papagaio averigua os fatos e descobre que as girafas vão toda a tarde para o alto da montanha para sentir o vento do entardecer e vislumbrar as cores celestes mudando com o pôr-do-sol. 
Trata-se de uma trama única e rápida, cujos personagens são animais humanizados, dado que dialoga com as expectativas do leitor previsto. 
A linguagem utilizada é adequada ao público-alvo, pois parte de um repertório já consolidado pelas crianças, fazendo uso de um universo vocabular bem próximo do cotidiano. 
O autor utiliza amplamente o recurso linguístico da repetição, que favorece a antecipação e a participação do interlocutor, no momento da leitura. Assim, a sucessão de repetições e novidades introduz termos e vocábulos, com o objetivo de ampliar o repertório cultural das crianças. 
Esse recurso evidencia o caráter lúdico da narrativa, construindo uma espécie de trava-línguas cumulativo. As ilustrações têm qualidade estética e caracterizam-se pelo emprego de cores primárias em tons fortes, o que resulta um visual animado, que capta a atenção do estudante. 
As imagens dialogam diretamente com o escrito, favorecendo a compreensão da obra e a construção de sentidos, ao representar figurativamente, os elementos e quantidades anunciados pela palavra. 
O tratamento do tema é bem-sucedido, já que a problemática do preconceito é abordada de forma delicada e com humor. Somente porque são altas e conseguem subir ao topo da montanha, as girafas são vítimas de boatos, os quais procuram estigmatizar e generalizar esse grupo de animais. Assim, a história aponta para a importância do respeito às diferenças e para o enriquecimento subjetivo de quem acolhe pontos de vista diferentes. Fonte
Sugestões de atividades:
1 – Pedir às crianças que tragam à sala de aula seus bichos de pelúcia preferidos. Em seguida, separá-los por grupos, por exemplo, de quatro patas, de duas patas etc. Fazer a contagem dos bichos de cada grupo junto com os alunos em voz alta, depois repetir a operação, contando a quantidade de patas de cada grupo.
2 – Outra atividade é separar os bichos por semelhança, por exemplo, grupos de cães, gatos, girafas etc. Pedir para que os alunos façam desenhos dos lugares onde esses animais vivem.
3 – Pedir para transformarem o texto em uma peça de teatro e vivenciarem a história.
 Temas abordados: conto acumulativo, bullying, aceitação
Transversalidade: meio ambiente, pluralidade cultural
Interdisciplinaridade: Geografia, Ciências, Matemática   Fonte
Livro: AQUI
Ouvindo a história: AQUI
Manual de apoio: AQUIAQUI
Desenhando a girafa metida





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios