De quantas maneiras é possível retratar um cavalo, um peixe ou qualquer outro animal? Este terceiro volume da coleção Mundo de Artista revela como muitos artistas, distantes no tempo e no espaço, deram vida à bicharada, das paredes das cavernas de Lascaux às pinturas moles de Leda Catunda. Bichos inusitados, como os de Tarsila do Amaral, Pablo Picasso e Wesley Duke Lee, passeiam pelas páginas do livro e compõe a fazenda de Katia Canton, no que mais parece uma brincadeira de criar – o leitor também pode desenvolver seu próprio bicho de artista, de forma lúdica e criativa. A partir de uma perspectiva histórica, a coleção aborda em cada volume um gênero clássico das artes plásticas, como o autorretrato, a natureza-morta e as diferentes representações do beijo. Por meio da produção de artistas brasileiros e estrangeiros, clássicos e contemporâneos, Katia Canton percorre as mudanças na arte e na sociedade em diferentes períodos e propõe, ainda, atividades para a sala de aula.
Aula Bicho de artista: AQUI
Sugestão de atividade:
A autora aborda a representação dos bichos pelos artistas em diferentes momentos da História da Arte, usando diferentes linguagens artísticas. Após a leitura do livro com as turmas, propus um desenho de observação de um bichinho de pelúcia e depois os alunos deveriam criar, individualmente, por meio do desenho um bicho, podendo ser um bicho real ou imaginário.
A proposta é concluída com uma atividade coletiva: foram formados grupos com média de 5 alunos, a partir dos bichos criados individualmente, cada grupo deveriam criar um bicho coletivo com uma parte composta por cada aluno, este exercício foi realizado por meio de desenho com lápis de cor, recorte e colagem com folhas de revista sobre cartolina. Fonte
Desenhar para estimular a imaginação da criança: AQUI
Outra atividade: AQUI
Na natureza, encontramos cada coisa estranha, até os bichos! E por falar em bicho, você consegue saber que bicho é este? É bem fofinho… mas não é um coala. Nasce sem pelo e cego… mas não é rato. Baixar livro: AQUI
Ouvindo a história: AQUI , AQUI
Fabriqueta abecedário: AQUI
Anita e a abelha: AQUI
Misturichos: AQUI Bichodário: AQUI , Bichário: AQUI
A cozinha encantada das fadas: AQUI
Moda uma história para crianças: AQUI
Tarsila do Amaral: AQUI
Enéas Guerra
São onomatopeias, retiradas do vocabulário comum das brincadeiras familiares de au-au, miau, quiquiqui, das histórias em quadrinhos (grrrr) e outros sons inventados – iau iau iau, cronf cronf, ugli ugli ugli de uma maneira bastante livre, engraçada, que os bichos doidos se transformam no que a imaginação desejar.
Manual do professor: AQUI
Ouvindo que bicho doido: AQUI, AQUI, AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.