BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, maio 13, 2022

Conversa entre madrastas> Arquétipos>Diálogo/Travessão>Releitura>Atividade literária>13/05/2022


Helter Bochi/Victor Tavares

A madrasta é um arquétipo antigo no imaginário humano. Não por acaso, as histórias que a trazem são sempre apreciadas desde a infância. E não há melhores vilãs do que as madrastas dos contos de fadas, capazes de nos fazer enxergar aquilo que muitas vezes não queremos.
Neste livro, o humor e as situações inusitadas, sobretudo com seu final inesperado, fazem com que o leitor se divirta do início ao fim na companhia de duas das mais conhecidas antagonistas dos contos populares. Editora Sowilo: AQUI

Arquétipos narrativos são modelos de personagens, que representam papéis sociais e afetivos numa história. Os arquétipos facilitam a distribuição das emoções numa história. Assim elas ficam simples e podem ser entendidas por qualquer público. No Linguagem: AQUI
A madrasta
A Madrasta é uma figura muito recorrente nos Contos de Fadas, principalmente quando se trata de uma heroína na história. A personalidade desta heroína, geralmente está vinculada com a mãe que falecera deixando-a órfã. Sendo uma figura bondosa, benevolente, amorosa e cuidadora e mesmo com pouco tempo com a filha consegue passar para ela qualidades importantes para a heroína seguir sua jornada. Continua: AQUI
A história: Ouvindo: AQUI
Duas famosas madrastas se encontram para conversar. Falam pelos cotovelos sobre as enteadas, que consideram malvadas, e elas boas madrastas. Entre mentiras e falsas narrações dos acontecimentos verdadeiros ,elas se consideram "vítimas" e não "vilãs".
O autor, de forma engraçada apresenta um discurso direto, trazendo oportunidades de introduzir sinais de pontuação (travessão e dois pontos) através de atividade lúdica.
Tomando chá e soltando as línguas as madrastas de Branca de Neve e Cinderela proporcionam momentos hilários. Ou seja, uma bem-humorada tragédia, espalhando a mentira.
A madrasta de Cinderela diz:
_Adoro tomar chá com uma boa velha amiga. Afinal de contas, há quanto tempo não nos vemos? Desde que o marido de Cinderela ordenou que me prendessem no calabouço dos contos de fadas, não é?
_Um absurdo amiga! sabe que comigo foi a mesma coisa? Ah, aquela Branca de Neve é uma ingrata e mentirosa.
_Verdade. Fizemos de tudo para aquelas duas princesas.
Então a madrasta de Cinderela conta que cuidou dela como sua própria filha, dando-lhe educação e roupas, desejando que ela fosse uma boa dona de casa e ainda foi acusada de exploração e trabalho infantil. Óh, que calúnia!
_E o vestido do baile? Sabe que fui em quem comprou para ela?
_ E ela ainda inventou que ganhou de sua fada madrinha. E o sapatinho era de minha filha, que insistiu em calçar um número bem menor que seu pé. com Falou a madrasta de Cinderela.
_Pior foi a "Branquinha." Sempre a tratei com amor, tanta dedicação. Comprava filtro solar para sua pele alva. Disse a madrasta de Branca de Neve. Branca nunca quis se alimentar direito. Vivia andando com aqueles sete anões, comendo doce e sopas gordurosas.
_"Branquinha", é importante que você se alimente de frutas e legumes. Conta a madrasta de "Branquinha".
Continua a madrasta de Branca de Neve:
_Tratou muito mal o nutricionista real, dizendo que era um caçador .Então me disfarcei de bruxa na esperança que ela comesse pelo menos uma maçã!
_E como você explica que ela quase morreu amiga? Perguntou a madrasta de Cinderela.
_ Não foi culpa minha. Não tive tempo de fazer a higienização correta das maçãs. Não eram frutas orgânicas ,estavam com agrotóxicos Responde a outra madrasta.
A madrasta de Branca de Neve oferece guloseimas para sua convidada, que recusa veementemente!
_Estou de dieta, querida! Quero estar em forma.!
_Então coma esta frutinha....(madrasta de Branca de Neve oferece uma maçã)
_Bem, acho que vou aceitar...
Cinderela no Linguagem:
Teatro: AQUI
A Cinderela das bonecas: AQUI
Oito pares de sapato de Cinderela: AQUI
Branca de Neve no Linguagem:
Branca de Neve e as sete versões: AQUI
Pontuação no Linguagem: AQUI
Atividades/PDF/Pontuação: AQUI, AQUI, AQUI, AQUI
O sanduiche de Maricota: AQUI

Aula: Apresentamos o diálogo e seu amigo o travessão

- Diferenciar os trechos do narrador e as falas das personagens no texto escrito pela turma.

- Utilizar o travessão no início da fala de personagem.

 - Observar as diferentes localizações dos verbos (dizer, falar, contar, etc.) antes, no meio e depois da fala da personagem. AQUI

Aula de forma lúdica/Pontuação: AQUI


A gramática cantada: Dois pontos e travessão: AQUI

Diálogo com fábulas/Aula: AQUI

Discurso direto/Diálogo/Aula: AQUI

História: Branca de Neve contada pela madrasta:
Reescrita feita por alunos:

Era uma vez  um belo reino,  no palácio morava uma rainha e um rei que sempre sonhavam em ter uma filha.
Um dia nasceu uma menina branca como a neve, lábios vermelhos como sangue, cabelos pretos como ébano, então eles resolveram colocar o nome da menina de Branca de Neve.
Na madrugada do nascimento da menina, a rainha espetou o dedo com uma agulha enferrujada e faleceu.
Alguns meses depois o rei foi procurar alguém para se casar novamente.  Me encontrou, de tanto conversarmos nós nos conhecemos, o rei acabou pedindo minha mão em casamento e me levou para conhecer o castelo e sua filha.
Depois de conhecer Branca de Neve adorei a menina porque ela era muito educada e delicada, mas eu achei que  não gostou de mim porque  me ignorou e não falou comigo!
Numa noite de lua cheia, antes de nos casarmos ele me deu um maravilhoso espelho, mas não sabia que o espelho era mágico.
Eu estava me arrumando para o casamento e pensei alto: “Onde estará Branca de Neve?”, então o espelho me mostrou a imagem dela. Assim que olhei  fiquei espantada, mas toda alegre e percebi que  era mágico.
Pensei que se alguém soubesse que meu espelho era mágico eles iam querer roubar de mim, então resolvi  que queria guardar esse segredo só para mim e o escondi no porão, pois ninguém descia lá.
Todo dia, eu perguntava para o espelho onde Branca de Neve estava, para ver se ela não corria perigo:
- Espelho, espelho meu onde está minha enteada?
O espelho sempre respondia o que eu perguntava, um dia ele se enganou com a minha pergunta e acabou respondendo errado.
Então eu chamei o caçador e pedi para buscá-la e ele entendeu que era para matá-la. Quando ele voltou com o coração numa caixa  disse:
- Pronto! Matei Branca de Neve  e aqui está o coração dela como prova.
E eu falei:
- Seu tolo! Não falei para matá-la e sim para trazê-la.
Eu pulei de raiva e chorei um rio de águas, fui correndo desesperada para o porão e o espelho mostrou onde estava Branca de Neve. Saltei de tanta alegria e resolvi ir até a casa dos anões  como uma vendedora de cintos, disfarçadamente, para a Branca de Neve não perceber que era eu, pois ela ia ficar com raiva e querer me bater. Mas não deu certo porque minha enteada, sem perceber, apertou o cinto em sua cintura e acabou desmaiando.
Eu fugi correndo de medo, pois os anões me culpariam de ter matado minha bela enteada, então voltei para o castelo,   tirei o disfarce e fui até o porão para ver se Branca de Neve estava morta. Perguntei para meu espelho querido:
- Espelho espelho meu a minha enteada está viva? - e o espelho respondeu:
- Sim minha rainha, sua enteada está viva!
 Então me vesti de vendedora de frutas,  fui até lá novamente: tive a ideia de levar uma cesta de maçãs que não eram envenenadas. Eu coloquei uma gostosa maçã na frente da janela,  ela viu, deu uma mordida, se engasgou e caiu dura no chão.
Os anões chegaram,  viram, pensaram que Branca tinha falecido e colocaram ela num caixão de vidro. Subiram com ela num topo de uma montanha, passou um belo príncipe ajudando animais em extinção e tropeçou no caixão,  o pedaço de maçã que ela tinha engasgado saiu, ela acordou,  o príncipe a beijou e a pediu em casamento.
No dia seguinte,  eu fui olhar na caixa do correio e encontrei um convite, vi que estava escrito que Branca de Neve ia se casar com um jovem príncipe na noite de sexta-feira.
E chegou o grande dia,  eu estava me arrumando,  quando vi no espelho o  príncipe e Branca de Neve andando em uma carruagem real,  fiquei tão feliz que explodi de alegria. AQUI

Diário da madrasta da Branca de neve
O espelho mágico me aconselhou desabafar todos meus pensamentos num diário não falar a ele pois isso causou uma rachadura
Meu Diário espelho vou contar toda essa historia da branca de neve no meu ponto de vista.
Eu era jovem mas também muito feia ,num belo dia uma feiticeira apareceu falando que me daria uma grande beleza se eu aceitasse casar com o rei e acabar com todas mulheres do reino que superaste minha beleza se não após isso formaria a forma de antes e também ganharia um espelho mágico que responderia minha perguntas .
Eu aceitei casei com o rei ele tinha uma filha Branca de Neve que temia que superaste minha beleza.
A garota crescera se tornando uma jovem de dezessete anos ficando mais bela que eu ,após perguntar ao espelho ele logo respondeu que a menina era mais bela então tomei a decisão de mandar o caçador leva-la na floresta e mata-la e colocar seu coração numa caixa .
Mas o inútil do caçador teve pena e matou um coelho no lugar. Perguntei novamente ao espelho mais agora disse que a Branca de Neve ,estava viva e na casa dos anões.
Fiz uma bela maçã envenenada e fui na casa dos anões e dei a ela a menina desmaiou logo que comeu .
Mas esqueci de ler se um príncipe a beija-se o feitiço acabaria, mais depois vem um príncipe beija ela ,as vezes me pergunto por que alguém beijaria um morto, realmente ela parecia estar notei que o prínci­pe não tinha cérebro.
Agora ela está feliz e eu feia aqui, só fiquei nessa casa velha com o espelho também, fui banida do castelo pelo rei que não presta para nada eu vou perguntar oque já¡ perguntei se um dia voltaria ser pela a coisa me responde - somente se um milagre acontecer- fiquei tão triste
Hoje é o dia da reuniões das madrastas todas elas se ferraram por cauda daquela feiticeira que adora dar lição de moral tentamos vingança mais ela me deixou mais feia.
Um conselho se um dia uma feiticeira lhe fazer um proposta fale não, ou quer ser mais uma madrasta que se dá mal? AQUI
Conversa de sapos deste autor: AQUI





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios