BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, janeiro 19, 2020

Roda de letrinhas de A a Z>Poemas>Menino gentileza>Palavrinhas mágicas>Atividades literárias>Cantigas populares>19/01/2020

Nye Ribeiro

Brincando com as letras, com as palavras, ideias, formas, sons e rimas, a autora cria poemas de A a Z, incentivando a criação literária das crianças e ajudando-as a descobrirem o mundo da leitura e da escrita.
Temas: abecedário, poesia, amor, família, brincadeira, humor


- Para trabalhar com o livro, despertando o interesse das crianças pela poesia, o professor deve reservar um tempo para a Roda de Letrinhas, criando uma rotina na sala de aula (exemplo: 30 minutos no final da aula, toda sexta-feira).
- Depois de chamar a atenção das crianças para o Índice, pedir aos alunos que escolham uma letra de A a Z. Em seguida, cada um deve ler o poema que corresponde à letra escolhida. 
- Montar um mural com as letras do alfabeto (A a Z). Durante todo o período de trabalho com a Roda de Letrinhas, o professor deve estimular as crianças a escolherem letras e formarem poemas, que serão colocados no mural de poesia.
- Escrever e recortar (papel cartão) diversas palavras que aparecem no livro. Divididas em grupo, as crianças devem escolher palavras, livremente, formando novos poemas.
- Realizar um sarau da classe. 
- No final do trabalho com a Roda de Letrinhas, montar uma exposição com a produção literária dos alunos. 
- Convidar os pais, professores e funcionários a criarem poemas e participarem dessa exposição.
- Realizar um evento na escola, aberto a todos, para inaugurar a exposição. 
Projeto/Poesia de 3 dobras
AQUI
AQUI
Aula/Homenagem a figura dos avós
AQUI
Aula/Meus sentimentos em poesia
AQUI
Para imprimir
AQUI

Menino gentileza

Aula/Aprendendo palavras de gentileza

CADERNO DE ATIVIDADES
UM,DOIS,TRÊS
CONTE OUTRA VEZ
Contar histórias já é uma prática antiga nas escolas. Entretanto, muitas dessas práticas acabam por escolarizar a literatura que perde a sua essência humanizadora e reflexiva. 
Com vistas a contribuir com uma formação mais humanizadora e de propiciar experiências significativas de aquisição da leitura e da escrita, propõe-se a aplicação de seis sequências didáticas, construídas a partir de literaturas infantis pré-selecionadas que buscam a reflexão e colaboram com a alfabetização e o letramento dos alunos com deficiência intelectual ou deficit cognitivo. 
Por meio da literatura, a leitura, a escrita e a oralidade foram trabalhadas de forma lúdica e reflexiva. 
A proposta do letramento literário foi desenvolvida com alunos com deficiência intelectual ou deficit cognitivo em uma Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola pública do município do Rio de Janeiro e foi produto de uma pesquisa de estudo de casos múltiplos intitulada Práticas de Leitura e escrita para alunos com deficiência intelectual ou déficit cognitivo utilizando o espaço da sala de recursos multifuncionais. 
Os resultados que alcançamos na aplicação de nosso projeto ratificam a importância de práticas de alfabetização e letramento para uma bem-sucedida aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual ou déficit cognitivo tanto Sala de Recursos quanto na Classe Regular. 

Sugestões com os livros:
Esquista como eu
O cabelo de Lelê
Guilherme Augusto
Bruxa venha a minha festa
De volta pra casa
Meio dia macaco assovia


Roda das letras
AQUI
Roleta das letras
AQUI
Aulas
Brincando com os tipos de letras
AQUI
Identificação da letra inicial
AQUI
Letras do alfabeto
AQUI
Vogais
AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios