Nye Ribeiro
Brincando com as letras, com as palavras, ideias, formas, sons e rimas, a autora cria poemas de A a Z, incentivando a criação literária das crianças e ajudando-as a descobrirem o mundo da leitura e da escrita.
Temas: abecedário, poesia, amor, família, brincadeira, humor
- Para trabalhar com o livro, despertando o interesse das crianças pela poesia, o professor deve reservar um tempo para a Roda de Letrinhas, criando uma rotina na sala de aula (exemplo: 30 minutos no final da aula, toda sexta-feira).
- Depois de chamar a atenção das crianças para o Índice, pedir aos alunos que escolham uma letra de A a Z. Em seguida, cada um deve ler o poema que corresponde à letra escolhida.
- Montar um mural com as letras do alfabeto (A a Z). Durante todo o período de trabalho com a Roda de Letrinhas, o professor deve estimular as crianças a escolherem letras e formarem poemas, que serão colocados no mural de poesia.
- Escrever e recortar (papel cartão) diversas palavras que aparecem no livro. Divididas em grupo, as crianças devem escolher palavras, livremente, formando novos poemas.
- Realizar um sarau da classe.
- No final do trabalho com a Roda de Letrinhas, montar uma exposição com a produção literária dos alunos.
- Convidar os pais, professores e funcionários a criarem poemas e participarem dessa exposição.
- Realizar um evento na escola, aberto a todos, para inaugurar a exposição.
AQUI
Aula/Homenagem a figura dos avós
AQUI
Aula/Meus sentimentos em poesia
AQUI
Para imprimir
AQUI
Menino gentileza
Aula/Homenagem a figura dos avós
AQUI
Aula/Meus sentimentos em poesia
AQUI
Para imprimir
AQUI
Menino gentileza
Aula/Aprendendo palavras de gentileza
CADERNO DE ATIVIDADES
UM,DOIS,TRÊS
CONTE OUTRA VEZ
Contar histórias já é uma prática antiga nas escolas. Entretanto, muitas dessas práticas acabam
por escolarizar a literatura que perde a sua essência humanizadora e reflexiva.
Com vistas a
contribuir com uma formação mais humanizadora e de propiciar experiências significativas de
aquisição da leitura e da escrita, propõe-se a aplicação de seis sequências didáticas, construídas
a partir de literaturas infantis pré-selecionadas que buscam a reflexão e colaboram com a
alfabetização e o letramento dos alunos com deficiência intelectual ou deficit cognitivo.
Por
meio da literatura, a leitura, a escrita e a oralidade foram trabalhadas de forma lúdica e
reflexiva.
A proposta do letramento literário foi desenvolvida com alunos com deficiência
intelectual ou deficit cognitivo em uma Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola
pública do município do Rio de Janeiro e foi produto de uma pesquisa de estudo de casos
múltiplos intitulada Práticas de Leitura e escrita para alunos com deficiência intelectual ou
déficit cognitivo utilizando o espaço da sala de recursos multifuncionais.
Os resultados que
alcançamos na aplicação de nosso projeto ratificam a importância de práticas de alfabetização
e letramento para uma bem-sucedida aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual ou
déficit cognitivo tanto Sala de Recursos quanto na Classe Regular.
Sugestões com os livros:
Esquista como eu
O cabelo de Lelê
Guilherme Augusto
Bruxa venha a minha festa
De volta pra casa
Meio dia macaco assovia
Roda das letras
AQUI
Roleta das letras
AQUI
Aulas
Brincando com os tipos de letras
AQUI
Identificação da letra inicial
AQUI
Letras do alfabeto
AQUI
Vogais
AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.