BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, abril 22, 2014

Tatu bobo > Estímulos alfabéticos e literários> 22/04/14


 Tatu  bobo


Caiu um toco e bateu no pé do tatu.
Aí o  tatu  viu  a  cutia e deu  um  teco  nela.
A  paca  acudiu e  tacou  um  peteleco  no  tatu.
Aí  o  tatu  viu  o  tico-tico e deu  um  tapa  no  tico -tico.
O  tucano  acudiu e  bicou  a  cuca  do  tatu.
Aí o  tatu  catou  o  macaco:
-  Me  acode, macaco.
Mas  o  macaco  viu  tudo  e  falou:
-  Tatu  bobo...  Acudo nada.  Eu vi  tudo.Caiu um toco no  teu  pé.
E o tatu deu uma patada no toco

Slides AQUI
VARAL DE HISTÓRIA AQUI
PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO “TATU BOBO”
COLEÇÃO MICO MANECO
PÚBLICO ALVO: Alunos dos 2º ano
RESPONSÁVEL: Professor regente
ADAPTAÇÃO:                               
LIVRO: Tatu bobo
GÊNERO: História
AUTORA: ANA MARIA MACHADO E CLAUDIUS
OBJETIVOS:
- Desenvolver capacidades apropriadas a leitura e seu uso no cotidiano;
- Reconhecer consciência fonológica;
-Desenvolver o interesse e o gosto pela leitura;
- Construir habilidades para apropriar-se das características do gênero textual e o suporte.
JUSTIFICATIVA:
-Oferecer aos alunos oportunidades significativas e ricas para o processo de alfabetização  e letramento, tendo como fio condutor um livro literário, desenvolvendo as capacidades referentes ao Ciclo Inicial de Alfabetização.
EIXO
 Desenvolvimento da oralidade
CAPACIDADES
-Participar das interações cotidianas em sala de aula:
      Escutando com atenção e compreensão;
       Respondendo as questões propostas pelo professor;
      Expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor. 
 I-Desenvolvimento e Apresentação da capa do livro
 Atividades de introdução: Ilustração com o TATU
  • Explorar todos os conhecimentos acerca do animal
  • Apresentar a história aos alunos:
  • Leitura pela professora com ênfase e entonação
  • Interpretação oral com as crianças.
I - INTRODUÇÃO (Oralmente)
        Pelo título, o que vocês acham que vai acontecer na história?
        Vamos observar a ilustração da capa do livro;
        Pela ilustração podemos imaginar qual é a história desse livro?
        Que tipo de gênero textual é esse?
        De acordo com a capa de que fala este gênero textual?
        Que animais você acha que aparecem na história?
        Onde você acha que acontece essa história?
        Além das ilustrações, o que você pode observar na capa do livro?
        Qual o nome da autora do livro?Você conhece outro livro desta autora?
        Vamos ler o nome da história?
        Identificar (todos ou um aluno de cada vez) a primeira e última palavra do título;
        Identificar as letras do alfabeto nas palavras do título do li
  APRESENTAÇÃO DO 1º CARTAZ

CAIU UM TOCO
E BATEU NO PÉ DO TATU.
AÍ O TATU VIU A CUTIA
E DEU UM TECO NELA.
AÍ A CUTIA CATOU
A PACA NA TOCA E CONTOU:
__ME ACODE, PACA.
O TATU ME DEU UM TECO.
A PACA ACUDIU
E METEU UM PETELECO NO TATU.

       Cole o primeiro cartaz no quadro;
       Vejamos o cartaz, vocês conseguem ler?
       Ler para os alunos identificando cada palavra com o dedo ou régua;
       Pedir para lerem junto com os professores;
       Levá-los a perceberem que há 10  frases neste cartaz;
       Identificar cada frase junto com os alunos;
       Contar quantas palavras tem no texto e também quantas palavras há em cada frase;
       Mostrar a pontuação (como termina cada frase);
       Observar as palavras iguais;
       Propor a contagem do número de letras que contém cada palavra. Mostrar que existem palavras que são representadas por poucas letras ( O, A, DEU, NA );
       Quais palavras tem o mesmo número de letras? E de sílabas?
       Quais animais aparecem no texto?
       Quem sabe mostrar onde está escrito a palavra TATU e a palavra PACA ;
       O que aconteceu com o tatu?
III- ENTREGA DO TEXTO     ( Cartaz) para cada aluno.
         Leitura pela professora apontando as palavras.
        As crianças acompanham apontando as palavras na sua folha.
        Leitura pelos grupos.
        Caça-palavra oral. Peça aos alunos para localizar no texto as palavras: PACA – TATU – CUTIA – PETELECO
        Conte o número de palavras, espaços, frases e letras.

ATIVIDADES DE SISTEMATIZAR
EIXO
Leitura
CAPACIDADES
- Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;
-Desenvolver capacidades  relativas ao código escrito especificamente necessárias à leitura:
        Saber decodificar palavras e textos escritos;
        Ler reconhecendo globalmente as palavras.
         Desenvolver capacidades necessárias leitura com fluência e compreensão.
   IV-   REMONTAGEM DOS CARTAZES
         Texto fatiado no quadro
        Texto fatiado para cada aluno e montar
V – ANÁLISE ORAL DAS PALAVRAS
Exemplo: PACA – TATU – CUTIA – PETELECO
        TATU – formar a palavra com letras movéis;
        Nº de letras da palavra;
        Nome das letras que formam a palavra/fonemas;
        Letra inicial (outras palavras) / fonema inicial;
        Posição das letras e fonemas na palavra;
        TA- TU  – formar palavras com sílabas movéis;
        TA - TU  – sílabas orais (número);
        Sílabas escritas – registro no quadro:
        1ª sílaba ( outras palavras que começam pela sílaba);
        2ª sílaba ( outras palavras que começam pela sílaba);
        Nº de sílabas.
EIXO
Compreensão e valorização da cultura escrita
CAPACIDADES
- Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;
-Conhecer os usos e funções sociais da escrita;
- Desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar;
-Saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar;
- Desenvolver capacidades específicas para escrever.
VI – FORMAR PALAVRAS NOVAS A PARTIR DA PALAVRA  TATU
        Formar palavra com letras movéis;
        Tirar a letra U  e colocar as letras : A, O, Registrá-las no caderno;
        Formar palavras novas a partir das sílabas movéis;
        Formar palavras novas a partir das sílabas da palavra TATU
             Desenhar o 1º cartaz da história do livro
  APRESENTAÇÃO DO 2º CARTAZ
AÍ O TATU VIU O TICO-TICO.
E DEU UM TAPA NO TICO-TICO.
AÍ O TICO-TICO CATOU
O TUCANO NO MATO.
__ME ACODE, TUCANO.
O TATU ME DEU UM TAPA.
O TUCANO ACUDIU.
E BICOU A CUCA DO TATU.
BICOU E VOOU.


 VII – FORMAR PALAVRAS NOVAS A PARTIR DA PALAVRA  TUCANO
        Formar palavra com letras movéis;
        Formar palavras novas a partir das sílabas movéis;
        Formar palavras novas a partir das sílabas da palavra TUCANO
             Desenhar o 2º cartaz da história do livro
APRESENTAÇÃO DO 3º CARTAZ
AÍ O TATU CATOU O MACACO.
__ME ACODE MACACO.
O TUCANO ME BICOU
A PACA ME TACOU UM PETELECO
E A CUTIA DEU UM TECO
NO MEU PÉ.

VIII – FORMAR PALAVRAS NOVAS A PARTIR DA PALAVRA  MACACO
        Formar palavra com letras movéis;
        Formar palavras novas a partir das sílabas movéis;
        Formar palavras novas a partir das sílabas da palavra MACACO
             Desenhar o 3º cartaz da história do livro
APRESENTAÇÃO DO 4º CARTAZ
MAS O MACACO VIU TUDO.
VIU O TUCANO E O TICO-TICO.
VIU A PACA E A CUTIA.
E VIU A BATIDA DO TOCO
NO PÉ DO TATU.
__TATU BOBO. . . ACUDA NADA.
EU VI TUDO.
NADA DE TECO DE CUTIA.
CAIU UM TOCO NO TEU PÉ.
E O TATU DEU UMA
PATADA NO TOCO.


IX – FORMAR PALAVRAS NOVAS A PARTIR DA PALAVRA  PATADA
        Formar palavra com letras movéis;
        Formar palavras novas a partir das sílabas movéis;
        Formar palavras novas a partir das sílabas da palavra PATADA
             Desenhar o 4º cartaz da história do livro

 – ORGANIZAR COM A TURMA AS SÍLABAS E PALAVRAS ESTUDADAS.
VIII- JOGOS
        Chicotinho queimado: Um aluno sai da sala e a turma esconde a ficha de uma palavra. O aluno retorna a sala e terá de descobrir onde a ficha da palavra esta escondida. Ao se aproximar do esconderijo, a turma diz que o colega esta quente, ao se afastar-se, a turma diz que ele esta frio. Ao encontrar a ficha a turma diz: Chicotinho queimado!
Ao encontrá-la, o aluno deverá lê-la automaticamente ou com a ajuda da turma.

IX – CULMINÂNCIA: Os alunos do 1º ano  deverão fazer o reconto do livro para a outra turma do 1º ano e os alunos do 2º farão para o outro 2º ano. (data final do projeto a combinar)
X- RECURSOS: Livro, fichas, cartolinas, caixa surpresa.
XI- AVALIAÇÃO: Acontecerá de forma contínua e em sequência observando o interesse, a participação nas atividades propostas e a compreensão das atividades.

 Mais AQUI
AQUI
Rola Tatu-Bola


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios