BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, março 27, 2025

Irmão, irmãozinho, irmãozão>Ciúmes e mais emoções>27/03/2025

 
Vanessa Anesi/Tiago Amormino

Meu irmão chegou causando muita confusão. Roubou tudo o que era meu: espaço, brinquedos e atenção.
E agora, o que eu faço?!
Não sei dividir nada, não! Sempre tive tudo pra mim! POLÍCIA! POLÍCIA! PEGA LADRÃO!

A chegada de um bebê na família traz muita alegria, mas desafios também. 
Nesta história, o irmão mais velho fica enciumado com toda a atenção voltada para o caçula, e até planeja pregar uma peça no irmãozinho. 
Mas, quando este reage com um sorriso enorme, o coração do mais velho se derrete todo. 
A obra mostra como é possível ressignificar a relação entre os irmãos e, sobretudo, celebra o amor.
Pré-leitor
Animais, objetos do cotidiano, repetições, parlendas, cantigas e brincadeiras: nada disso pode faltar nos livros que devemos oferecer ao pré-leitor. 
É importante atentar para a sua relação lúdica com o universo literário.
É tempo de apresentar ao pequeno leitor livros cheios de ilustrações divertidas, com histórias que o auxiliem na descoberta do mundo e da linguagem.

Irmão, irmãozinho, irmãozão coloca em cena muito mais do que o sentimento de ciúmes do irmão mais velho em relação ao caçula (irmãozinho). 
No enredo, entramos em contato com diversas emoções e transtornos de comportamento, bem como acompanhamos reações inesperadas do protagonista. 
A obra retrata e apresenta ao leitor, de modo divertido e significativo, um mix de sensações em ebulição: medo, receio, insegurança, solidão, raiva, revolta, agitação, ansiedade, mau humor, agressividade, amadurecimento íntimo, alegria, apreciação, ternura, amor, reconhecimento do lugar do eu e do Outro.

Temos em mãos um conto de ficção ilustrado: gênero literário caracterizado por narrativa fantasiosa, breve, coerente sequencialmente e com unidade de tempo. Irmão, irmãozinho, irmãozão é uma prosa de ficção. 
Seu foco narrativo (“voz do texto”) nos revela um narrador personagem. Concomitantemente, percebemos em sua estrutura um contexto lógico e a presença dos elementos
tradicionais da narrativa: personagens, tempo, espaço, enredo.
Observe durante a experiência de leitura com os alunos, professor(a), que a história Irmão, irmãozinho, irmãozão faz sentido dentro de circunstâncias imaginativas conjunturais: apresentação da ambientação, da temática e dos personagens; desenvolvimento do enredo (sequenciamento de acontecimentos); ilustração de um conflito – produzido pela ação dos personagens – e solução do conflito (desfecho).
Nota-se também comunicação e complementaridade entre texto e imagens, além de uma progressão temporal entre os acontecimentos relatados.
Continua: Vale a pena conferir: Guia de leitura: AQUI
Ouvindo: AQUI
Cantando: 
Tenho um irmãozinho: AQUI
Aprendendo a Dividir: AQUI
Ciúmes: AQUI
Tema da aula: Nascimento, desenvolvimento e família : AQUI
No meio feito recheio: AQUI
A casa barriga: AQUI
Mamãe botou um ovo: AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios