BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, fevereiro 24, 2023

Lá em casa somos...>A matemática em todo lugar>Contando partes do corpo da família>24/02/2023


Autor: 

Ilustrador: 

Em apenas 32 páginas e 14 ilustrações cabem 800 000 fios de cabelo, 78 dedos, 118 unhas, 1 351 ossos… É assim, por meio de muitos e muitos números, que a cabeça da autora criativa e as 2 mãos da ilustradora talentosa nos apresentam a família que mora lá em casa. Para ler com os 2 olhos vidrados, ouvir o pai contar com os 2 ouvidos atentos, cheirar com as 2 narinas – só não vale devorar com seus 20 dentes afiados!

A Matemática está presente na vida das pessoas em todo lugar: no trabalho, no lazer, na escola, nas brincadeiras e em várias ações diárias. Para a construção do saber matemático acontecer de forma significativa e palpável, a criança precisa de algo para tocar e/ou olhar, e assim construir seus conhecimentos. 

Para isso, apostamos por aqui no uso dos diversos materiais concretos que podem auxiliar nossos meninos e meninas nesta construção. No 1º ano do Ensino Fundamental tudo ao redor pode ser usado como material concreto, enriquecendo as aprendizagens.  

Após a leitura do livro “Lá em casa somos”, de Isabel Minhós Martins, o Guarani- Nhandeva manhã começou a pensar “quantos são?”. E várias ideias foram trazidas pelas crianças: Quantos são os dedos da mão no Nhandeva? E quantas cabeças? Quantas bocas e quantos dentes temos? Quantos meninos? Quantas meninas? Quantos ossos nós temos? Quantos ossos nas mãos? E nos pés?

Foi pensado então um desafio matemático. Após tentativa individual, cada criança trouxe sua hipótese, para juntos chegarmos aos resultados. Usando desenhos para que pudéssemos visualizar as etapas, fizemos cada um dos desafios e ainda criamos outros com novos valores. 

E assim, dando vida e sentido para as nossas vivências, vamos aprendendo, também, matemática!  Fonte

Ouçam que delícia de história!: AQUI

Proposta de trabalho

As pistas e propostas de trabalho que se seguem são apenas isso mesmo: propostas e pistas, pontos de partida, sugestões, pontapés de saída... Não são “lições” nem “fichas de trabalho”, não procuram respostas “certas” ou “erradas”, não são “obrigatórias”, nem se deseja que sejam levadas “à letra”. Gostávamos apenas que ajudassem pais, educadores, bibliotecários, professores... grandes e pequenos leitores, a melhor descobrirem os livros editados pelo Planeta Tangerina.

O meu “Lá em casa...” Cada casa é diferente. Cada família ainda mais! 

Proponha às crianças que façam um pequeno livro com os números e as histórias da sua casa. Poderão usar não apenas elementos do corpo humano, como neste livro, mas todo o tipo de objetos que existem em sua casa. Serão estes objetos que servirão para contar algumas características e hábitos da sua família. Por exemplo: Cá em casa somos 3 cadeiras azuis, 2 amarelas e 1 banco preto... A minha mãe sempre gostou de mobiliário colorido! Cá em casa somos 3 pares de sapatos, 3 pares de botas e 3 pares de chinelos... Quando chegamos a casa, adoramos andar descalços... Seguindo o livro, a estrutura de cada página deverá ser: uma frase contando elementos da casa... uma frase contando qualquer episódio ou mostrando uma característica das pessoas que moram na casa. As páginas deste pequeno livro poderão ser ilustradas. Sugira às crianças que observem bem as imagens do livro original e vejam o caminho seguido pela ilustradora para trabalhar cada página: por vezes é ilustrada a peça do corpo humano, por vezes a situação referida no texto. 

VARIANTE Usar a Matemática e as histórias para criar outros livros: “Cá na escola somos...”, “Cá na sala somos...” ou “Cá na biblioteca somos...”. 

 Continua: AQUI 

Quem é quem na família e mais atividades sobre identidade: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios