BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
16 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, abril 18, 2019

E pele tem cor?>Lápis cor de pele>Areta>O lápis cor de pele do menino marrom>Empresta seu lápis de cor?>18/04/2019


Autora Fabiana Barbosa
Ele adorava a cor da felicidade e da amizade, ele gostava muito de pintar. Ele adorava tanto as cores, que quando via alguma coisa, logo já imaginava qual cor seria. Mas ele nunca tinha ficado surpreso com nenhuma cor. Apenas maravilhado, pois era uma mais bonita que a outra.  
Continua: AQUI
A história
Ouvindo: AQUIAQUI


Autora: Sueli Ferreira de Oliveira
Identidade, pluralidade cultural, preconceito, altruísmo e racismo.
A história é contada por meio de imagens com traços largos, cores vivas e ilustrações feitas a lápis, que chamam a atenção de leitores iniciantes. A narrativa ajuda a desconstruir a ideia de que existe uma cor de pele ideal e promove a reflexão a respeito de temas como identidade, pluralidade cultural, preconceito, altruísmo e racismo.

Proposta de trabalho
Qual a cor de sua pele?
AQUI
AQUI

Projeto cores e tons:  AQUI
Sequência didática
Valorização à diversidade
Sugerindo várias obras literárias AQUI

Vídeo bem explicativo
Comparando tons de pele

Sobre cores de lápis



Autora Fabiana Rego

Dialogar os temas da negritude com a estética e a moda na gura da menina negra é possibilitar a construção de referenciais positivos em torno da imagem afroinfantil. A Areta busca uma consciência através do afeto com uma literatura orientada pela representatividade.
Ouvindo: AQUI, AQUI

Afinal, se o mundo é tão colorido, por que deve haver apenas
 uma cor para o lápis cor da pele?

Autora Ana Paula Marini
 Sobre a obra AQUI
Ouvindo: AQUIAQUI

Cor de gente é a nossa cor
Aula que aborda várias obras literárias,inclusive
 o quadro Os Operários de Tarsila do Amaral


Autora Rafaeli C.Peres

Este livro conta a história de uma menina chamada Duda, que gostava muito de pintar, desenhar e colorir. Um dia ela desenhou uma princesa africana igualzinha a ela, e saiu pela sala de aula emprestando vários lápis de cor, mas não encontrava o lápis 'cor de pele', até que os amigos da sala ajudaram Duda a pensar se essa cor realmente existe. Então, com a ajuda dos amigos, ela mistura várias cores criando um desenho muito especial.
Proposta de trabalho
Ouvindo: AQUI, AQUI

A cor de Coraline: Cantando: AQUI



Proposta Pedagógica EducaDesafios
Tema: “A Menina dos Cabelos de Lápis”
Público: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Foco: Inclusão de estudantes autistas
🎯 Habilidades da BNCC
• EF15AR01 – Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, colagem, pintura).
• EI02TS02 – Explorar diferentes materiais e objetos, descobrindo suas propriedades, usos e funções.
• EF01LP01 – Reconhecer a função social da linguagem oral e escrita em diferentes contextos.
• EF01CI01 – Observar e descrever semelhanças e diferenças entre materiais e objetos do mundo natural e do cotidiano.
🧩 Competências Gerais da BNCC
• 1. Conhecimento: utilizar linguagens artísticas e expressivas para se comunicar.
• 3. Repertório cultural: valorizar diferentes manifestações artísticas e culturais.
• 8. Autoconhecimento e autocuidado: reconhecer sentimentos e emoções diante das produções artísticas.
• 9. Empatia e cooperação: respeitar e valorizar as produções dos colegas.
🌟 Proposta Didática
1. Acolhimento e Observação
• Mostrar a imagem e conversar: “O que você vê?”, “Do que o cabelo dela é feito?”, “O que essa menina está sentindo?”.
• Incentivar múltiplas leituras: arte, emoção, materiais usados.
2. Exploração Sensorial
• Disponibilizar aparas de lápis (pontas de apontador), papéis, lápis de cor, papelão sanfonado.
• Permitir que cada criança toque, cheire, organize, experimente — estimulando a curiosidade sensorial (muito útil para alunos autistas).







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios