Os benefícios do origami/dobradura
1 – Ajuda a desenvolver a coordenação mãos-olhos e a motricidade fina:estes estímulos exercitam os músculos, nervos e ossos das mãos, que vão ganhando força e se preparando para a escrita.
2 – Estimula a concentração: a dobradura em papel exige uma atenção e um esforço mental para dobrar o papel numa ordem correta e conseguir assim a figura desejada. Potencializa com que a criança mantenha sua concentração durante um período de tempo numa mesma atividade e assim manter a atenção em uma tarefa.
3 – Ativa a memória: a primeira vez que a criança faz uma figura de origami terá que seguir umas instruções, no entanto, enquanto não for muito complicada inicialmente, isso ajudará a criança com que se lembre e ela mesma poderá formar a figura de origami. Portanto, coloca sua memória à prova.
4 – Desenvolve a paciência: nem sempre as figuras saem de primeira, portanto a criança terá que ser perseverante e paciente para conseguir o seu objetivo.
5 – Ajuda na satisfação emocional: a criança se sente satisfeita de ter elaborado algo com suas próprias mãos, o prazer de conseguir algo por si mesma.
6 – Incentiva a imaginação: a criança pode criar suas próprias figuras de papel feitas por ela mesma, um grande estímulo para a criatividade.
7 – É uma atividade relaxante: muitos encontram no origami uma forma de relaxamento e de se esquecer dos problemas ou momentos de estresse.
8 – Estimula o esforço e o trabalho: para conseguir a figura desejada a criança terá que realizar um trabalho de precisão e se esforçar para conseguir o objetivo.
9 – Promove o aprendizado: ajuda com que as crianças compreendam conceitos espaciais como acima, abaixo, para frente, para trás, e desenvolve o pensamento lógico e matemático.
10 – É muito útil para o tratamento de certos transtornos como o TDAH, hiperatividade ou dislexia.
Alba Caraballo
A magia da literatura e a arte da dobradura
A busca de alternativas para o desenvolvimento da aprendizagem sempre nos reporta a
uma metodologia criativa, com o objetivo de despertar na criança o interesse e a motivação
para uma aprendizagem significativa que possa vir de encontro com as necessidades de
nossos alunos e com a finalidade de inseri-los no mundo do conhecimento através de
diferentes linguagens, bem como os tornando capazes de decifrá-las.
Faz-se necessário o professor e aluno estabelecer uma relação de compromissos e
responsabilidade na questão da aprendizagem, no qual percebe-se o conflito entre o fazer
pedagógico e o ensino-aprendizagem que permeia essa relação durante todo o processo de
construção do conhecimento. Nessa relação entre aluno e professor e vice versa, busca-se práticas pedagógicas
desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, que visam contribuir para a superação da
defasagem da aprendizagem de modo a estimular alunos do I ciclo Segundos e terceiros anos
do Ensino Fundamental para o desenvolvimento de atividades interativas, seja pela expressão
oral, corporal, visual, e principalmente pelos elementos cognitivos da leitura e a escrita, pois
a criança ao realizar a leitura passa a buscar um sentido nas palavras, aventura-se no
desvendamento do enigma do código escrito e no decorrer com a experiência cotidiana da
leitura. Pretendemos, com o uso da dobradura, também influenciar no ensino da matemática,
no qual o aluno em contato com a literatura e a arte, poderá ampliar suas habilidades
cognitivas, sob vários aspectos, que os torna capazes de refletir, avaliar, criticar e até mesmo
reconstruir o mundo no qual fazemos parte.
A prática da dobradura em sala de aula encanta e desperta interesse no aluno, pelo
simples fato de contribuir significativamente para o desenvolvimento da atenção, coordenação
visual e auditiva e psicomotora, quesitos essenciais para o desenvolvimento cognitivo no
processo ensino aprendizagem.
O projeto pretende contribuir para o aluno desenvolver a atenção, disciplinando sua
capacidade de ouvir, analisar, assimilar e sistematizar as informações, recursos humanos
essenciais para a formação humana podendo expressar-se de diferentes maneiras através de
atividades orais, brincadeiras, músicas, teatro.
Por outro lado é na interação com a literatura e
a arte da dobradura que buscamos suprir a necessidade de fazer com que o aluno busque
diferentes maneiras de aprender a fazer relações com diversas áreas do conhecimento, no
caso, a língua portuguesa e a matemática, que se destacam pela característica própria da
literatura e a dobradura, que por sua vez explora a geometria, e as diferentes formas que ela
proporcionará durante a aplicação do projeto, acreditamos poder de exercitar criatividade e estimular a imaginação, que trazem benefícios significativos para a aprendizagem de nossos
alunos.
Abordagem:Projeto origami e literatura
Perceber que a literatura está presente em nossa vida, principalmente na infância,
quando é o ápice do mundo imaginário, é uma ótima oportunidade para ser estimulada a
sensibilização, a consciência, para desenvolver a leitura, a expansão da capacidade criativa e
o despertar sentimentos que leve os alunos perceber o mundo, sendo fundamental refletir
sobre as relações afetivas e conflituosas vivenciadas nas histórias.
A literatura neste momento torna-se um recurso indispensável para enriquecer o
desenvolvimento humano, estimular, encorajar o aluno a desenvolver sua criatividade, sua
imaginação, a oralidade e suas diferentes formas de expressão, fazendo com que os alunos
passem a interagir com as histórias lidas e contadas, tanto pelo professor como pelos alunos
utilizando a dobradura paralelamente como enriquecimento de ilustração, da representação
realizada também por eles, os envolvendo num círculo prazeroso de construção,
possibilitando desenvolver e compartilhar diferentes histórias e atividades com
representações como: teatro de bonecos, dedoches, painéis e exposições que serão apreciadas
por eles mesmos , professores e a comunidade escolar realizados com as dobraduras a partir
das histórias a serem trabalhadas.
Agregando a matemática
Ao utilizarmos o papel para realizarmos a dobradura, executamos verdadeiros atos
geométricos a partir do quadrado, retângulo, triângulo, ao construirmos: retas, ângulos,
polígonos, poliedros, figuras bidimensionais e tridimensionais.
1. Explorando uma folha branca de papel A4, perguntando e informando aos alunos que
não é possível utilizar lápis, cola, régua ou tesoura, para suas produções.
Diante disso questionamos:
a) O que significa uma folha de papel?
b) O que eu posso criar com ela?
c) Dê vida a esta folha e após brinque.
d) A partir do objeto criado, o que podemos explorar nos diferentes componentes
curriculares?
A literatura, a arte e a matemática faz parte da vida das pessoas como criação humana, ao
mostrar que ela tem sido desenvolvida para dar respostas às necessidades e preocupações de diferentes
culturas, em diferentes momentos históricos, e aqui levar em conta a importância de se incorporar ao seu
ensino os recursos das tecnologias e da comunicação.
O trabalho com dobraduras é enriquecedor, no que se refere também, às inúmeras
possibilidades que oferecem quanto aos diversos ramos da literatura, arte, assim como no
ensino da matemática. A que se salientar que o aluno tem preferências significativas por este
tipo de abordagem, uma vez que, envolve o lúdico, a manipulação e o prazer de aprender.
A criança traz dentro de si uma história cheia de emoções e sentimentos, que se
refletem na sua vida escolar, e interferem no seu processo de aquisição do conhecimento.Desta forma, este projeto pretende contribuir ao aluno a desenvolver a atenção,
disciplinando sua capacidade de ouvir, analisar, assimilar e sistematizar as informações,
recursos humanos essenciais para a formação humana podendo expressar-se de diferentes
maneiras através de atividades orais, brincadeiras, músicas, teatro. Por outro lado é na
interação com a literatura e a arte da dobradura que buscamos suprir a necessidade de fazer
com que o aluno busque diferentes maneiras de aprender a fazer relações com diversas áreas
do conhecimento, no caso, a Língua Portuguesa e a Matemática, que se destacam pela
característica própria da literatura e a dobradura, que por sua vez explora essas áreas do
conhecimento, e as formas como iremos proporcionar durante a aplicação do projeto, tais
informações, pois acreditamos se possível exercitar criatividade e estimular a imaginação,
que trazem benefícios significativos para a aprendizagem de nossos alunos.
PROJETO FÁBULAS E DOBRADURAS
COMEMORANDO O FOLCLORE
Objetivos
Objetivo Geral
Oportunizar aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma aproximação
prazerosa e lúdica com a Literatura, a Arte da dobradura e a suas implicações na matemática,
através do ato de ouvir, interagir e contar histórias, estimulando assim habilidades cognitivas
para enriquecer o processo de alfabetização e letramento da leitura e produção escrita.
Objetivos específicos
• Despertar o gosto pela leitura;
• Ouvir e contar histórias;
• Estimular o exercício contínuo da atenção que o exercício da dobradura proporciona;
• Orientar na organização do pensamento, percepção e sensibilidade;
• Contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral e da escrita;
• Estimular a criatividade e a imaginação ;
• Proporcionar afetividade entre as crianças na escola a através das histórias.
• Criar espaços de leitura, discussão e reflexão dos temas propostos;
• Desenvolver a oralidade e diferentes formas de expressar- se;
• Despertar o interesse pela arte da dobradura;
• Estimular a arte e apreciação da criatividade através da prática das dobraduras;
• Descobrir as formas e as representações espaciais utilizadas pelos alunos; com o
intuito de tornar mais significativa e presente a matemática da sala de aula;
• Valorizar os saberes prévios dos alunos.
Fundamentação Teórica
Literatura Infantil /Dobradura
A importância da literatura infantil vem se acentuando cada vez mais no aprendizado
da língua materna, escrita e falada. Também é inegável a sua riqueza enquanto arte e magia para estimular na aprendizagem dos códigos da língua escrita, quando utilizada de forma
prazerosa.
Entendemos que a literatura, abre um leque de opções para a prática pedagógica,
refletindo-se numa prática aberta, atual, que permite a criança interagir com a linguagem
escrita e falada de forma ativa e enriquecedora, liberando-se de sua passividade e ampliando
para novas formas de ler o mundo.
A dobradura, enquanto atividade prática e lúdica, exerce uma função importantíssima,
proporciona aos alunos interagirem com a literatura infantil de uma forma divertida e mais
consciente, contribuindo assim para o desenvolvimento na aprendizagem, da capacidade de
agir e pensar, ler e interpretar, favorecendo a concentração, destreza manual, a paciência,
além de estimular a auto estima, ao perceber que transformou um pedacinho de papel, num
objeto significativo para ele, de poder criar formas apenas com um pedaço de papel.
Desse
modo, pretendemos criar situações na sala de aula que encorajem os alunos a compreender e
se familiarizar com as diferentes formas de linguagens estimulando competências e
habilidades cognitivas entre a linguagem materna, conceitos da vida real e a linguagem
formal,dando oportunidades para eles escreverem e falarem, além de formular e resolver
problemas a partir do texto literário que será o precursor, para explorar um campo semântico
que vá abrindo caminhos para trabalhar outros pontos, como no caso a dobradura, propiciando
outras questões de uma forma natural.
Seve-se estimular e propiciar ao alcance das crianças os livros infantis, dos
Contos de Fadas, poesias, os mitos, folclore, fábulas, teatro, permitindo-lhe penetrar em seu
universo mágico dos sonhos.
É o caminho não apenas de sua descoberta, mas também um dos
mais completos meios de enriquecimento e desenvolvimento de sua personalidade.
A obra literária é, então, “um objeto social; para que exista é preciso que alguém
escreva e um outro leia” (YUNES; PONDÉ,
A dobradura em aula pode ser utilizada para trabalhar além dos conceitos de
geometria, podendo servir para ilustrar histórias contadas, para criação de trabalhos escolares
em Artes, para fazer máscaras...
Mas, principalmente, para vivenciar com o aluno um
momento de interiorização, de criação, de expressão de estados emocionais, de contato
consigo mesmo, na riqueza de conteúdos internos que são solicitados e elaborados no
momento da execução.
A criança traz dentro de si uma história cheia de emoções e sentimentos, que se
refletem na sua vida escolar, e interferem no seu processo de aquisição do conhecimento.
Assim as experiências e trocas vêm se somando, de um lado os alunos de outro o
professor, e assim, múltiplas trocas vão tomando forma, cor, graça e prazer.
A prática da dobradura em sala de aula, encanta e desperta interesse no aluno, pelo
simples fato de contribuir significativamente para o desenvolvimento da atenção, coordenação
visual e auditiva e psicomotora, quesitos essenciais para o desenvolvimento cognitivo no
processo ensino aprendizagem.
Procedimentos Metodológicos
Poderá ser aplicado no Ensino Infantil,Fundamental l.
Durante as etapas do projeto proporcionaremos um ambiente agradável para
desenvolver as diversas atividades como: ouvir histórias, conversar com os alunos e recriar
através da releitura, histórias representadas com dobraduras.
Ao utilizarmos a dobradura, como recurso metodológico para desenvolver o projeto,
estaremos integrando a literatura , com as necessidades cognitivas das crianças, na relação
com a atividade da dobradura, os alunos estarão se apropriando também dos conceitos
matemáticos. Essas relações podem se dar de maneira natural, sem que seja necessário
trabalhar a matemática propriamente dita, mas de acordo com os passos da dobradura, não há
como não fazer relações com as formas geométricas, as cores, comparações, as modificações
de tamanhos, como grande, pequeno, maior, menor, dentro, fora, associações cognitivas que
compõem um sistema de linguagem representada por signos e símbolos que passam a serem
compreendidos pela criança na medida em que ela de aproxima e se apropria desses conceitos
que fazem parte da criação humana.
Após as atividades de leitura, conversações, os alunos terão início com as atividades
práticas de dobraduras. Partindo a princípio com papéis em forma quadrada,
confeccionaremos a dobradura, os personagens, passo a passo, até que o papel ganhe a forma:
seja de uma flor, um bicho, de acordo com a história trabalhada. Esse quadrado, transforma-se
num triângulo, ocupando formas e tamanhos diferentes, e aí , acontece a magia da dobradura,
fascinante para a criança, importante para seu conhecimento. Então coloca-se, olhos, boca,
nariz, orelha, cores, na dobradura ganhando vida pela criança que por sua vez terá uma
infinidade de opções, motivando-os a desenvolver a criatividade podendo fluir a auto estima
por que percebe suas capacidades. A partir das dobraduras será proposto a confecção de
painéis, apresentação de teatro com dedoches, exposição dos trabalhos dentro dos espaços
escolares como a própria sala de aula, e outros espaço como pátio e a biblioteca. Fonte
Devido à riqueza de variedade de opções Linguagem e Afins selecionou a seguir alguns links:
O leão e o rato: AQUI
Ciclo do leite: AQUI
A cigarra e a formiga: AQUI
O corvo e o pavão: AQUI
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