BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, junho 29, 2019

Pedro o marinheiro>Produção de textos com dobraduras>Borboletas>Projeto dobraduras>29/06/2019

Produção de textos com dobraduras

A dobradura é parte integrante da arte-educação e é um recurso que pode ser utilizado com frequência em sala de aula, principalmente porque desencadeia outras formas de expressão, como: desenhos, pinturas, colagens, recortes, dramatizações e, de modo especial, a criação ou reprodução de histórias. 
Com a utilização de uma folha de papel, de uma história e/ou uma canção, o professor pode levar a criança a expressar prazerosamente sua criatividade, fantasia e imaginação. 
Como uma boa motivação para o trabalho com a produção textual na alfabetização, apresentamos três sugestões de dobraduras:
1 - Pedro, o marinheiro 
- O professor inicia a história contando que, numa praia distante e deserta, avista-se apenas uma tenda (dobra uma folha retangular ao meio, imitando a tenda), dentro da qual estava um chapéu (faz a dobradura do chapéu), que ali fora esquecido por um marinheiro chamado Pedro. 
Depois de muita procura, o marinheiro encontra seu chapéu e o coloca na cabeça. 
Pega, então, seu barco (faz a dobradura do barco) e parte para uma longa viagem, em alto-mar. 
O dia estava lindo, as águas calmas e o barco navegava tranquilamente. 
Aos poucos, porém, o tempo começa a mudar: o céu escurece e começa a ventar – é o anúncio de uma grande tempestade. Pedro pensa em voltar à terra firme, antes que chovesse.
Mas não há mais tempo: uma forte chuva começa a cair. 
As ondas ficam revoltas, o barco começa a balançar de um lado para outro e acaba batendo num rochedo que lhe arranca parte da proa (rasga a parte da frente do barco). 
O barco rodopia e bate novamente no rochedo, desta vez com a parte de trás da embarcação, a popa (rasga a parte posterior do barco). 
Apesar de bastante danificado, o barco se mantém sobre a água, graças à perícia do marinheiro. No entanto, logo se faz ouvir um fortíssimo raio, o qual acaba rasgando a ponta do mastro da embarcação, que acaba afundando (rasga a ponta da parte central do barco).
Passada a tempestade, uma equipe de salvamento vai até o mar, à procura de Pedro e dos destroços do barco. 
Após longa busca, os mergulhadores encontraram...
 Quem adivinha o que eles encontraram? 
Pois é, encontraram apenas (depois de bastante suspense, o professor vai desdobrando, aos poucos, o papel, o que restou do barco), apenas... a camiseta de Pedro, o marinheiro (mostra aos alunos no que se transformou o barco – uma camiseta)!
A seguir, o professor pede aos alunos que pensem na história narrada e imaginem um final para ela. 
O que teria acontecido com Pedro: conseguiu salvar-se, ou teria morrido? 
Como? 
Ou solicita às crianças que criem uma nova história, a partir da dobradura. 
Elas produzirão, então, um texto escrito, que poderá ser ilustrado com as dobraduras do barco e/ou da camiseta, a qual poderá ser enfeitada ou colorida, a gosto dos alunos

Complementos
Mário o marinheiro
Música marinheiro só
Pedro o marinheiro:  Outra versão:AQUI



2 - O cachorrinho – 
Após contar às crianças a história de Pinóquio, boneco de pau que ganhara vida graças a um forte desejo de seu dono e criador, o carpinteiro Gepetto, o professor propõe a elas a confecção de uma dobradura. Passo a passo, ele vai mostrando aos alunos como se faz a dobradura de um cachorrinho, a qual, depois de pronta será colada nos cadernos. 
Depois de dizer às crianças que, assim como Gepetto conseguiu dar vida ao boneco que criou, elas também poderão - na sua imaginação - dar vida ao cãozinho, o professor pede-lhes que fechem os olhos por alguns momentos e imaginem que o animal tornou-se real: como ele é? 
Onde vive? Do que gosta e/ou não gosta? Quais as travessuras que costuma fazer? 
Como é o relacionamento do animalzinho com as pessoas?
 A seguir, solicita a cada aluno que escolha um nome para o seu cachorro e que produza um texto sobre ele. 
Certamente os textos produzidos apresentarão características descritivas e narrativas, dada a proposta feita aos alunos.

Observação: O professor precisa tomar cuidado para que os alunos não se limitem, em seus textos, a responder às indagações que forem feitas sobre o “cachorrinho”, as quais não visam direcionar as ideias das crianças, mas apenas incentivar a sua imaginação.

Pinóquio




3 - As borboletas – Em retângulos pequenos de papel, dobrados ao meio e de diversos tamanhos, as crianças escrevem o número 3. Após, elas rasgam o papel seguindo o traçado do número. Abertas as dobraduras, obtêm-se borboletas de vários tamanhos, as quais poderão ser coladas nos cadernos dos alunos, sendo depois completadas por eles com as “anteninhas” e coloridas de acordo com o gosto de cada um.
Completada a atividade, o professor partilhará com as crianças informações sobre as borboletas (por exemplo, o porquê das cores desse inseto, a sua metamorfose, onde vive, a necessidade de preservação da espécie, etc.). Tais informações poderão ser enriquecidas através de pesquisa orientada pelo professor. A seguir, os alunos poderão produzir um texto informativo sobre o assunto.
Outra sugestão para o desenvolvimento da atividade é a leitura do texto abaixo, de Vinícius de Moraes, seguida de comentários sobre o poema.

AS BORBOLETAS

Brancas Borboletas brancas
Azuis São alegres e francas
Amarelas Borboletas azuis
E pretas Gostam muito de luz.
Brincam As amarelinhas
Na luz São tão bonitinhas!
As belas E as pretas, então ...
Borboletas Oh, que escuridão!

Fonte: A Arca de Noé. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.

Observação: O professor poderá solicitar às crianças a produção, individualmente ou em duplas, de uma história cuja personagem principal seja uma borboleta (quem sabe, uma borboleta branca, ou azul, ou amarelinha, ou preta). Com a imaginação fértil que têm, com certeza os alunos produzirão interessantes narrativas!


Projeto dobraduras

PROJETO CONTANDO HISTÓRIAS , RIMANDO ,JOGANDO E BRINCANDO COM DOBRADURAS
A origem do origami

 O mundo em que vivemos não é, nem de longe, igual aquele em que viviam nossos pais e avos. Tanta coisa mudou -  seja para melhor ou pior -, para acompanhar o ritmo das inovações nas áreas da saúde, cultura, da carreira, da educação e do comportamento humano, temos que nos atualizar sempre e , principalmente estar abertos a mudar nosso olhar.

No campo educacional, uma medida urgente – se é que ainda não foi tomada – é a valorização da diversidade. Não falo apenas em respeito ou aceitação, mas sim na valorização e, portanto, na preocupação em promover atividades na escola que propiciem tal atitude de pais, alunos, professores e funcionários da instituição.

Pensando nisso, esse projeto: PROJETO CONTANDO HISTÓRIAS , RIMANDO ,JOGANDO E BRINCANDO COM DOBRADURAS, ajudará a integrar, oportunizando o fazer compartilhado e articulado, transpondo a ideia de dobrar pelo simples fato de dobrar. A dobradura auxilia as crianças a desenvolver inúmeras habilidades, pois está aliada à musica , aos contos e fabulas , aos jogos e brincadeiras , ao folclore e, é claro á valorização de cada ser humano. A arte é um grande e agradável passatempo. O origami além de proporcionar momentos de grande prazer, pode também auxiliar na educação das crianças, pois desenvolve a coordenação motora e habilidades matemáticas, principalmente a geometria, produção de textos, etc.

A variedade de peças permite que qualquer pessoa, crianças e adultos, se encantem com a técnica de dobrar papéis e ver uma figura surgir.
AQUI







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios