BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, maio 17, 2019

Uma letra puxa a outra>A festa das letras>Alfabetário>Abecedários poéticos>17/05/2019

A festa das letras

Autor (a) : Cecília Meireles 
Ilustrações : Cláudia Scatamacchia 

Sabendo que comida é uma brincadeira séria, Cecília Meireles e Josué de Castro não economizaram seus conhecimentos para o preparo deste "A festa das letras". Aqui, eles temperam com muita graça e sabor as palavras, receitando como se pode alimentar bem o corpo e a alma.
No final dos anos 1930, o governo de Getúlio Vargas concentrou suas forças para aperfeiçoar a qualidade da nutrição do povo brasileiro. Na época, pensando em um livro que aproximasse as crianças do universo defrutas, legumes, verduras e demais alimentos do cotidiano, e, além disso, lhes ensinasse noções básicas de higiene alimentar, a Livraria do Globo convidou dois autores de relevo: Cecília Meireles e Josué de Castro.
Poeta, cronista e educadora, Cecília tinha um dom raro para conceber textos envolventes para crianças e jovens, capacidade que mais tarde se comprovaria em seu consagrado Ou isto ou aquilo (1946). Josué de Castro, por sua vez, geógrafo e médico, uma das maiores autoridades brasileiras em alimentação, destacou-se com seu Geopolítica da fome (1951).
Com poesias de A a Z, os autores não economizaram seus conhecimentos para o preparo desta obra. Aqui, eles temperam com muita graça e sabor as palavras, receitando como se pode alimentar bem o corpo e a alma.
O livro, composto por vinte e três poemas, segue a sequência do abecedário. Cada letra do alfabeto corresponde a um texto específico que apresenta uma série de alimentos, preceitos de higiene e vida saudável
Atividades sugeridas
Ler com a intenção de marcar as palavras que não conhece. Posteriormente pesquisá-las; Ler oralmente em grupo. Cada grupo fica com uma letra; Escolher uma letra e criar ilustrações.
Projeto de leitura  :   AQUI
Resultado de imagem para alfabetário josé de nicola pdf
Sobre a obra
Abecedários poéticos
Jogos e materiais para alfabetização traz muitas possibilidades poéticas entre outras sugestões. Trago aqui algumas ideias interessantes:
Livros literários que trazem o alfabeto,que brincam com formas gráficas e sons


Resultado de imagem para uma letra puxa a outra atividades

Uma cartilha moderna em que cada letra do alfabeto ganha uma quadrinha, composta com recursos de rima e ritmo que ajudam a memorização. A letra s, por exemplo, é assim: "O sapo saltou na sopa/ de um sujeito que, sem mais papo, / deu-lhe um sopapo e gritou: - Opa!/ Não tomo sopa de sapo!". As ilustrações seguem de perto o texto. As letras maiúsculas facilitam a leitura

Nessa obra, é feita a apresentação das diferentes formas de grafar as letras e, logo em seguida, insere-se versos sobre cada uma das letras, por meio de um texto interessante e engraçado que pode ser convidativo aos alunos da faixa etária correspondente ao segundo ano do ciclo de alfabetização. Eis a resenha dessa obra, extraída no manual:Vamos brincar de formar palavras? O livro Uma letra puxa a outra explora as iniciais das palavras, através da ordem das letras do alfabeto. Brincando com palavras começadas por cada letra do alfabeto, que iniciam pequenos poemas, a leitura desse livro nos leva tanto a aprender sobre tipos de letras como a refletir sobre rimas e sobre semelhanças e diferenças sonoras entre as palavras. O foco, portanto, é a reflexão sobre palavras e suas unidades menores (p. 101).

Aula/explorando o alfabeto:  AQUI
Projeto de leitura
AQUI
AQUI
O batalhão das letras
AQUI
O que se vê no ABC
AQUI
Vejam detalhes desta proposta
Fichário/arquivo poético


Os arquivos são kits de poemas organizados como um fichário, no qual são apresentados poemas e algumas atividades e materiais a partir deles. Consta também no arquivo informações sobre o(s) autor(es) ou o(s) livro(s) , um sumário dos poemas do arquivo, dentre outras coisas. Os Arquivos Poéticos estão para a poesia como as Caixinhas de Livro, que vocês já conhecem, estão para as narrativas.
Poesia Amanhã de Sérgio Capparelli
AQUI
Mais sobre este arquivo
AQUI
Jogos e materiais para alfabetização
AQUI

Música para aprender o alfabeto
AQUI

A BNCC considera as contribuições da perspectiva construtivista, principalmente os estudos sobre os processos pelos quais as crianças passam para se apropriar da escrita. Mas também aponta ser preciso um trabalho com a consciência fonológica e com conhecimento das letras para ajudar a criança a evoluir em suas hipóteses de escrita.

A consciência fonológica é a capacidade de identificar e discriminar diferentes sons.
Atividades sugeridas

MARATONA POÉTICA




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios