Autor (a) : Cecília Meireles
Ilustrações : Cláudia Scatamacchia
Sabendo que comida é uma brincadeira séria, Cecília Meireles e Josué de Castro não economizaram seus conhecimentos para o preparo deste "A festa das letras". Aqui, eles temperam com muita graça e sabor as palavras, receitando como se pode alimentar bem o corpo e a alma.
Sabendo que comida é uma brincadeira séria, Cecília Meireles e Josué de Castro não economizaram seus conhecimentos para o preparo deste "A festa das letras". Aqui, eles temperam com muita graça e sabor as palavras, receitando como se pode alimentar bem o corpo e a alma.
No final dos anos 1930, o governo de Getúlio Vargas concentrou suas forças para aperfeiçoar a qualidade da nutrição do povo brasileiro. Na época, pensando em um livro que aproximasse as crianças do universo defrutas, legumes, verduras e demais alimentos do cotidiano, e, além disso, lhes ensinasse noções básicas de higiene alimentar, a Livraria do Globo convidou dois autores de relevo: Cecília Meireles e Josué de Castro.
Poeta, cronista e educadora, Cecília tinha um dom raro para conceber textos envolventes para crianças e jovens, capacidade que mais tarde se comprovaria em seu consagrado Ou isto ou aquilo (1946). Josué de Castro, por sua vez, geógrafo e médico, uma das maiores autoridades brasileiras em alimentação, destacou-se com seu Geopolítica da fome (1951).
Com poesias de A a Z, os autores não economizaram seus conhecimentos para o preparo desta obra. Aqui, eles temperam com muita graça e sabor as palavras, receitando como se pode alimentar bem o corpo e a alma.
O livro, composto por vinte e três poemas, segue a sequência do abecedário. Cada letra do alfabeto corresponde a um texto específico que apresenta uma série de alimentos, preceitos de higiene e vida saudável
O livro, composto por vinte e três poemas, segue a sequência do abecedário. Cada letra do alfabeto corresponde a um texto específico que apresenta uma série de alimentos, preceitos de higiene e vida saudável
Atividades sugeridas
Ler com a intenção de marcar as palavras que não conhece. Posteriormente pesquisá-las; Ler oralmente em grupo. Cada grupo fica com uma letra; Escolher uma letra e criar ilustrações.
Projeto de leitura : AQUI
Abecedários poéticos
Jogos e materiais para alfabetização traz muitas possibilidades poéticas entre outras sugestões. Trago aqui algumas ideias interessantes:
Livros literários que trazem o alfabeto,que brincam com formas gráficas e sons
Uma cartilha moderna em que cada letra do alfabeto ganha uma quadrinha, composta com recursos de rima e ritmo que ajudam a memorização. A letra s, por exemplo, é assim: "O sapo saltou na sopa/ de um sujeito que, sem mais papo, / deu-lhe um sopapo e gritou: - Opa!/ Não tomo sopa de sapo!". As ilustrações seguem de perto o texto. As letras maiúsculas facilitam a leitura
Nessa obra,
é feita a apresentação das diferentes
formas de grafar as letras e, logo em
seguida, insere-se versos sobre cada
uma das letras, por meio de um texto
interessante e engraçado que pode ser
convidativo aos alunos da faixa etária
correspondente ao segundo ano do
ciclo de alfabetização. Eis a resenha
dessa obra, extraída no manual:Vamos brincar de formar palavras? O livro Uma letra puxa
a outra explora as iniciais das
palavras, através da ordem das
letras do alfabeto. Brincando
com palavras começadas por
cada letra do alfabeto, que iniciam pequenos poemas, a leitura desse livro nos leva tanto a
aprender sobre tipos de letras
como a refletir sobre rimas e
sobre semelhanças e diferenças sonoras entre as palavras.
O foco, portanto, é a reflexão
sobre palavras e suas unidades
menores (p. 101).
Aula/explorando o alfabeto: AQUI
Vejam detalhes desta proposta
Os arquivos são kits de poemas organizados como um fichário, no qual são apresentados poemas e algumas atividades e materiais a partir deles. Consta também no arquivo informações sobre o(s) autor(es) ou o(s) livro(s) , um sumário dos poemas do arquivo, dentre outras coisas. Os Arquivos Poéticos estão para a poesia como as Caixinhas de Livro, que vocês já conhecem, estão para as narrativas.
Poesia Amanhã de Sérgio Capparelli
AQUI
Mais sobre este arquivo
AQUI
Jogos e materiais para alfabetização
AQUI
Música para aprender o alfabeto
AQUI
Poesia Amanhã de Sérgio Capparelli
AQUI
Mais sobre este arquivo
AQUI
Jogos e materiais para alfabetização
AQUI
Música para aprender o alfabeto
AQUI
A BNCC considera as contribuições da perspectiva construtivista, principalmente os estudos sobre os processos pelos quais as crianças passam para se apropriar da escrita. Mas também aponta ser preciso um trabalho com a consciência fonológica e com conhecimento das letras para ajudar a criança a evoluir em suas hipóteses de escrita.
A consciência fonológica é a capacidade de identificar e discriminar diferentes sons.
Atividades sugeridas
MARATONA POÉTICA
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.