BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, novembro 21, 2024

Fala baixinho>Pode pegar>Lendo para crianças>Empatia>Gentileza>21/11/2024

 
Janaina Tokikata
A importância da comunicação e da escuta

No parque, dois garotos se divertem jogando futebol, até que um deles chuta a bola para longe, fora do campo de visão. Ambos, então, começam a discutir e se acusar, aos berros e sem descobrir onde a bola caiu. Ali perto, uma menina que lê um livro tranquila acompanha tudo e tenta ajudá-los, mas sua voz, baixinha, acaba soterrada por acusações e gritarias. É na ausência dos berros que o falar baixinho da menina se faz ouvir: a bola está ali! Um livro delicado sobre as sutilezas da comunicação, sobre a voz e a escuta. Indicado para crianças de 4 a 8 anos.

Empatia, Respeito, Cooperação, Criança, Questões de gênero, Discussão, Menino x Menina, Resolução de conflito, Brincadeiras, Diálogo, Protagonismo feminino, Bola, Sensibilidade, Relações Humanas, Futebol

Ouvindo sobre a obra: AQUI

Era uma vez dois garotinhos que se divertem jogando futebol, no parque, até que um deles chuta a bola para longe, fora do campo de visão. Ambos, então, começam a discutir e se acusar, aos berros e sem descobrir onde a bola caiu. Ali perto, uma menina que lê um livro tranquila acompanha tudo e tenta ajudá-los, mas sua voz, baixinha, acaba soterrada por acusações e gritarias. É na ausência dos berros que o falar baixinho da menina se faz ouvir: a bola está ali!
Um livro delicado sobre as sutilezas da comunicação, sobre a voz e a escuta. AQUI, AQUI



Um coelhinho de saia, batom e sapatinho de salto. Outro coelhinho de botas, calça e gravata. Assim fica fácil saber quem é menina e quem é menino! 
Mas e quando a menina quer usar botas pra atravessar o riacho? 
E quando o menino precisa do salto pra ficar mais alto?
 Batom serve pra desenhar? 
E esse chapéu, é de quem? Trocar de roupa é divertido!
 E agora, como faz pra saber quem é menina e quem é menino? 
Bom... Mas isso importa mesmo? 
Escrito para crianças em fase de alfabetização, o livro tem como protagonistas um coelhinho e uma coelhinha que não veem problema em trocar de roupa um com o outro, ainda que estas remetam a universos bastante distintos: o masculino e o feminino. 
Brincando com os estereótipos, a autora e ilustradora - que começou sua carreira na Folhinha e hoje é autora de mais de quarenta livros infantis 
- levanta a pergunta: o que faz de uma roupa 'de menino' ou 'de menina'?

Leitura compartilhada: 0-4 anos
Leitura autônoma: a partir dos 5 anos (alfabetização)
Ouvindo
Era uma vez dois coelhinhos que estavam brincando. Um deles vestiu saia, colocou batom e sapatinho de salto. Outro coelhinho estava de botas, calça e gravata.
Assim fica fácil saber quem é menina e quem é menino!
Mas e quando a menina quer usar botas pra atravessar o riacho?
E quando o menino precisa do salto pra ficar mais alto? Batom serve pra desenhar? E esse chapéu, é de quem? Trocar de roupa é divertido! E agora, como faz pra saber quem é menina e quem é menino? Bom… Mas isso importa mesmo? AQUI

Encenação: AQUI

Ler para crianças de 5 anos é uma ótima forma de incentivar o hábito da leitura e ajudar no desenvolvimento da linguagem. Aqui estão algumas dicas para ler para crianças de 5 anos: 
  • Leia a história do jeito que o autor escreveu: Ao ler, não altere as palavras para ampliar o vocabulário da criança. 
  • Faça perguntas: Pergunte para a criança o que acontece em seguida, quem é esse, onde eles estão, entre outras. 
  • Valorize as perguntas e os comentários: Responda com interesse e escute atentamente os comentários da criança. 
  • Incentive a criança a contar a história: Pergunte se a criança já sentiu a mesma coisa que os personagens e incentive-a a contar a história da sua maneira. 
  • Seja um exemplo de leitor: Os pais têm um papel fundamental em ensinar a importância da leitura. 
  • Crie um cantinho de leitura: Isso faz com que a criança atribua importância ao momento da leitura e ao contexto em que os livros estão inseridos.
O BaixeLivros, além de ser uma biblioteca virtual que busca oferecer um maior relacionamento entre o leitor e o autor, é também uma rede social acadêmica, que pretende aproximar o aluno do professor, no ambiente online. 
Com o objetivo de fomentar a leitura das obras clássicas, promovendo o  compartilhamento de ideias, construindo uma ponte que liga o presente com o passado. 
Para assim, aperfeiçoar a moral e a cultura do país. AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios