Avental que o vento leva
Ana Maria Machado
Um dia Corina tirou o avental e pendurou num galho para brincar bastante, sem nada que atrapalhasse.
Mas quando ela foi procurar, ele não estava mais lá.
Ela vai precisar de muita ajuda para achar seu avental.
Ouvindo: AQUI
Projeto: O vento que bagunça: AQUI
Aula: Brincando com o vento: AQUI
História: Avental Que O Vento Leva
Primeiro conte a história às crianças, sem utilizar recursos visuais ou livro;
Peça que desenhem sobre a história com lápis ou canetinha;
Depois conte/leia a história utilizando um recurso visual que favoreça a história (o avental de história) por exemplo;
Em seguida peça que desenhem, com giz de cera ou tinta;
Veja o quanto as crianças evoluíram no desenho, pois ouvir a mesma história diversas vezes favoreçe a aprendizagem;
Mostre então o livro, as ilustrações, explore a capa etc.
Agora deixem que recontem sobre a histórias, registrar as falas e depois colocar em um cartaz colorido e bonito também desperta o interesse dos pequenos;
Por último façam uma obra coletiva
TRAVESSURAS DO VENTO
Leia e complete o poema com as palavras abaixo.
Travessuras do vento
O vento soprou de leve. Balançou as ________ pra lá e pra cá.
O vento soprou frio no rosto dos __________.
O vento soprou forte. Levou o ___________ do seu Juca.
Levantou a _____ de dona Sônia.
Bateu __________ e ___________ com força.
O vento soprou ... soprou ...
Secou toda a ____________ no varal.
Jogou no chão as __________ amarelas.
E o vento levou pro céu meu _____ de papel
com um bilhete para a Raquel.
(Mary França. Almanaque n.º 2 – O vento.)
folhas – chapéu – janela – meninos – porta – aviãozinho – flores – saia – roupa
O vento
O vento
venta
e inventa
mil maneiras de ventar:
venta fraco,
venta forte,
venta gostoso,
feito um beijo antes de dormir.
( Luís Camargo. O cata – vento e o ventilador.)
Foi fácil fazer a leitura do poema? Por que?
Reescreva o poema com letra cursiva, observando os espaços do início e fim de cada palavra. (Use o caderno).
Sugestão: Corina gosta de usar os dedos como pincéis e a terra como tinta. Um dia, ela pendura seu avental no galho de uma árvore para brincar, mas, quando volta para pegá-lo, ele sumiu. Ela, então, sai à procura de seu avental e acaba encontrando muita arte e fantasia.
IDEIAS:
* MOSTRE as ilustrações do livro para as crianças (sem falar o título).Peça que criem uma história a partir das imagens.
* CONVIDE a turma para que leiam a história juntos (Ou como preferir).
* INSTIGAR a memória da turma: Conhecem pessoas que usam avental? (Deixar que citem,pessoas) e o por que usam (cada um,mediante sua necessidade,sua profissão).
* QUESTIONAR : Você acha que é sempre necessário o uso de avental? Por quê?
* Você imaginou para onde foi o avental da Corina? Já aconteceu de você perder algo? Que sentimento teve?
* CONFECCIONAR com as crianças aventais (pode ser de TNT, retalhos ou outro material) .Os mesmo podem ser usados em sala ou levados para a família ou doados em instituições. Fonte: L.R.Assessoria Pedagógica.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.