BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, fevereiro 27, 2020

Três terrores>Suspense>Sequência didática>Drácula/O médico e o monstro/O morto-vivo da colina verde>27/02/2020


Resultado de imagem para livro tres terrores
Leo Cunha

Inseridas na tradição da literatura de horror, as histórias reunidas nesta obra, de Leo Cunha, envolvem o leitor em uma atmosfera de mistério, apreensão e medo. 
Ela oferece duas adaptações de clássicos da literatura universal, “Drácula”, de Bram Stoker, e “O médico e o monstro”, de Robert Louis Stevenson, tornando tais narrativas mais acessíveis ao público juvenil. 
Além dessas histórias, o volume conta com a inédita “O morto-vivo da colina verde”, de Leo Cunha, que contrabalança, com uma narração bem-humorada, o possível pavor gerado por personagens tradicionalmente muito assustadoras. 
Drácula, o mais famoso vampiro de todos os tempos, deixa seu tenebroso castelo na Transilvânia e viaja para Londres, levando consigo as marcas do horror de sua sobrenatural existência. 
Porém, a esperança de banir o mal que ameaça todos reside no professor Van Helsing, personagem imortalizado também pelo cinema como o grande oponente da assustadora criatura das trevas. 
Em “O médico e o monstro”, o virtuoso dr. Jekyll, por meio de uma poção produzida em laboratório, libera seu lado maligno na figura do repugnante Hyde, homem sem escrúpulos, violento e assassino cruel. 
A discussão sobre a dualidade do ser humano é aqui corporificada pela separação de uma só pessoa em duas, indicando a oposição entre o bem e o mal. 
Já na bem-humorada “O morto-vivo da colina verde”, o estranho caso de Zequinha, homem que morre e desmorre, chama a atenção de um trio de adolescentes que decide desvendar o mistério. Em sua investigação, os garotos precisam visitar um cemitério e uma bruxa de verdade, detentora da poção da vida eterna. 
Mas, como não se vive apenas de sustos, o amor tem seu lugar marcado nessa narrativa.

Proposta de trabalho
Avaliação/Interpretação de texto
AQUI
Material didático
Crepúsculo/A Bela e a Fera: AQUI

AQUI
Sequência das Atividades
CONTEÚDO
· O gênero contos de terror e suas características.
 OBJETIVO GERAL
· Trabalhar o gênero contos de terror/ horror, levando os alunos a conhecerem as particularidades e especificidades de tal gênero.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Trabalhar as particularidades do gênero conto, tais como: a curta extensão [concisão], o uso de poucas personagens, a não complexidade das situações etc..
· Trabalhar a linearidade do texto [início, meio e fim ou introdução, compilação/ desenvolvimento, clímax e desfecho];
 MATERIAIS NECESSÁRIOS
· Exemplares do gênero conto a ser distribuído aos alunos;
· Exemplares do gênero contos de terror/ horror impressos como modelos para abordagem das características constitutivas desse gênero textual;
· Atividades didáticas de leitura e compreensão impressas;
· Cartolinas e Canetas Hidrográficas (hidrocor).
 ETAPAS
AULA 1: Conhecendo o Conto
· Abordagem teórica sobre o gênero conto, explorando seus principais aspectos. Para isso, sugerimos a apresentação oral do docente, bem como o uso de slides do Power Point;
· Leitura de um conto impresso e abordagem dos seus principais elementos.
 AULA 2 e 3: Conhecendo o gênero contos de terror/ horror
· Abordagem teórica sobre o gênero contos de terror/ horror, a partir de slides ou fichas impressas;
· Divisão da turma em grupos e distribuição de exemplares desse gênero textual;
· Leitura dos contos;
· Identificação, por parte dos alunos, dos principais elementos do conto, como, por exemplo, personagens, fatos que acontecem na história, contexto no qual ocorre [tempo e local], narrador e sua inclusão nos fatos [ele participa dos fatos ou não].
 AULA 4
· Abordagem teórica das principais habilidades de leitura solicitadas em exames do Prova Brasil e Saeb. Para tanto, sugerimos a apresentação oral, fazendo uso de slides, contendo exemplos.
 AULA 5 e 6
· Realização da leitura dos contos de terror/ horror supracitados e resolução das questões.
 AULA 7 e 8
· Atividade de Produção de Texto, por meio da qual os alunos divididos em grupos construirão suas próprias narrativas de terror. Para tal, sugerimos o uso de cartolinas e canetas Hidrográficas (hidrocor) com o propósito de que eles produzam narrativas ilustradas.
 AULA 9
· Apresentação oral dos grupos, relatando suas narrativas de terror para os demais grupos.
Contos e interpretação:
As flores da morte e  Acidente na estrada/Clique na fonte
Narrativas de terror/Sequência didática/Imperdível!



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios