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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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sexta-feira, dezembro 16, 2011

Suspense e Afins>Jogos>16/12/11

Como trabalhar a escrita de
contos de terror com os alunos

Vejam sugestões da Revista Nova Escola:


Escrita conto terror

Como escrever contos de mistério

Projeto de produção de texto com revisão coletiva de contos de terror


 
Em suspense ...
Autor :CARMEN LÚCIA CORRÊA DE OLIVEIRA
Co-autor: Denise Leipziger
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer algumas marcas do gênero de suspense.
Observar / Respeitas as regras de jogos.
Vocabulário usado no gênero de suspense.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Estratégias e recursos da aula
Trabalho em duplas.
Jogo de Teatro: Cenas de Estátua.
Jogo: Detetive.
Laboratório de Informática (se possível).
O professor conversa com a turma sobre o que é o suspense ( se já viram um filme deste gênero, se conhecem algum detetive, etc.).
Depois o professor explora a imagen abaixo, levantando oralmente quais os elementos da gravura que nos deixa em suspense.


Link :

Jogo Detetive:
O professor propõe que brinquem do Jogo Detetive.
Verifica se alguém já conhece o jogo e explica as regras.
Regras do Jogo:
Cada aluno deve sortear um papel oferecido pelo professor.
Há 3 tipos de marcas no papel:
V = Vítima
A = Assassino
D = Detetive
O aluno que sortear o papel Detetive deve sair da sala (D).
Em silêncio, o professor mostra a todos quem tirou o papel de Assassino (A).
O professor explica que o Assassino piscará apenas com um olho para matar as vítimas.
As vítimas (V) ao verem o Assassino piscar para elas devem morrer estrondosamente.
O Detetive dever tentar descobrir e prender o Assassino, dizendo:
- Está preso, em nome da Lei!
Atenção:
O Detetive só poderá observar o grupo pelo lado de fora do círculo, jamais poderá penetrar no seu interior.
Explicadas as regras, o grupo poderá jogar quantas vezes o professor achar conveniente.
Terminado o jogo, cada aluno deverá falar uma palavra que poderia entrar num filme ou livro de suspense
Dramatização: Cenas de Suspense
O professor separa os alunos em duplas.
Explica que a um sinal dado cada dupla deve fazer pose de estátua, interagindo um com o outro, imitando uma cena de suspense.
Ao final, todos deverão avaliar a aula até aqui : o jogo, as cenas e verificar se tem alguma sugestão a dar para alguma atividade futura.
Recursos Complementares
Laboratório de Informática:
Um Jogo de Detetive para jogar on line, está em francês mas não é necessário saber o idioma porque é um jogo visual.
Basta saber que:
jouer = jogar
scores = pontos

Avaliação
Será realizada ao longo do processo (cooperação, tempo das atividades, participação etc).

 

Como funciona a Biblioteca:
 Descobrindo várias maneiras de classificar livros
Co-autor: Ana Lucia Ferreira Gonçalves
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Classificar de diferentes maneiras palavras referentes a diversos gêneros literários, autores e nomes de livros.
- Elaborar/vivenciar um personagem de forma detalhada para que os outros descubram a qual gênero literário poderia pertencer
Duração das atividades
aproximadamente três aulas de 50 minutos
Estratégias e recursos da aula
Estratégias
-Trabalho em grupo
-Fichas de cartolina que os alunos possam fazer e desfazer conjuntos
-Jogo on line no Laboratório de Informática
-Mímica
-Entrevista
O professor separa a turma em trios e depois inicia a aula perguntando aos alunos como eles imaginam que se arrumam/agrupam os livros numa Biblioteca .
Ele ouve e conversa sobre as hipóteses apresentadas pelas crianças.
Depois , o professor distribui fichas com o nome de autores, gêneros e histórias que os alunos conheçam, pedaços de barbante e etiquetas.
Como é importante que o conteúdo dessas fichas seja significativo para os alunos,dependendo do contexto, será necessária a adaptação de algumas palavras.
Sugestão de palavras para as Fichas :
Suspense - Aventura - Terror - Folclore - Branca de Neve
- Lenda - Bruxas - Desventuras em Série - Irmãos Grimm
- Medusa - Contos de fadas- Lobisomem -Mitologia
- Harry Potter- Caixa de Pandora - Loura do Banheiro - Saci
- Folclore - Cinderela - Lenda
Depois de distribuídas as fichas com as palavras selecionadas, o professor pede que os alunos formem grupos segundo algum critério, cerquem os conjuntos com um pedaço de barbante e escrevam um título para cada etiqueta.
A seguir, o professor pede que as crianças registrem o seu trabalho .
O professor compara os resultados encontrados pelos alunos e mostra que há diferentes maneiras de classificar as palavras.
Ele solicita que os alunos façam novamente o trabalho, descobrindo outras formas de classificação .
A atividade continua até não se encontrar mais maneiras de formar grupos.
O professor solicita aos alunos que escrevam a conclusão do trabalho e inicia um debate sobre as dificuldades de se classificarem os livros numa biblioteca de qualquer porte, já que há várias maneiras corretas de se classificar os livros.
Jogo da Mímica: Cada personagem em seu lugar:Em qual livro eu moro?
A seguir, o professor propõe que os alunos façam a representação de um personagem para a turma descobrir em qual gênero literário ele poderia morar.
Sugestões:
Personagens : princesa ,fada ,detetive ,monstro, robô ,arqueólogo ,bruxa ,assassino, vítima, fantasma, herói ,policial ,marinheiro, piloto de avião ,rei ,ladrão ,dinossauro, leão,cientista ,mago, vampiro ,múmia, Chapeuzinho Vermelho, Bela Adormecida
Gêneros : Suspense, terror, conto de fadas, ficção científica e aventura.
Entrevista com um Bibliotecário
Peça que os alunos escrevam o que gostariam de perguntar a um bibliotecário e selecione com eles as perguntas mais interessantes , de modo que cada aluno possa fazer uma pergunta ao bibliotecário, (ao todo o número de perguntas será equivalente ao número de alunos).
Sorteie a ordem dos alunos fazerem as perguntas , marque a visita com o Bibliotecário e bom trabalho!
Obs: Não se esqueça de levar no dia a máquina de retratos ou filmadora no dia e de pedir com antecedência aos alunos que façam um desenho para dar de lembrança ao Bibliotecário no final da entrevista.
Recursos Complementares
Jogo on line : Jogo da Bibliotecária Lídia :
Como a explicação do jogo está escrita em inglês, aí vai a tradução das regras para o professor ensinar o jogo a seus alunos.
Como jogar:
1 – Ajude a bibliotecária a encontrar os livros.
2 – O balãozinho mostra qual livro o usuário quer.
3 – Use as setas para se locomover e a barra de espaço para pegar o livro.
4 – Leve o livro para a caixinha Laboratório de Informática .
Avaliação
-Os alunos serão avaliados durante todo o processo (cooperação, respeito ao tempo da atividade, cumprimento de todas as atividades).
-Será avaliada também a participação dos alunos, levando em conta o respeito ao temperamento de cada um.
-Será verificado se os registros foram realizados de forma adequada.




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