Como trabalhar a escrita de
contos de terror com os alunos
Vejam sugestões da Revista Nova Escola:
Escrita conto terror
Como escrever contos de mistério
Projeto de produção de texto com revisão coletiva de contos de terror
Em suspense ...
Autor :CARMEN LÚCIA CORRÊA DE OLIVEIRA
Co-autor: Denise Leipziger
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer algumas marcas do gênero de suspense.
Observar / Respeitas as regras de jogos.
Vocabulário usado no gênero de suspense.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Estratégias e recursos da aula
Trabalho em duplas.
Jogo de Teatro: Cenas de Estátua.
Jogo: Detetive.
Laboratório de Informática (se possível).
O professor conversa com a turma sobre o que é o suspense ( se já viram um filme deste gênero, se conhecem algum detetive, etc.).
Depois o professor explora a imagen abaixo, levantando oralmente quais os elementos da gravura que nos deixa em suspense.
Link :
Jogo Detetive:
O professor propõe que brinquem do Jogo Detetive.
Verifica se alguém já conhece o jogo e explica as regras.
Regras do Jogo:
Cada aluno deve sortear um papel oferecido pelo professor.
Há 3 tipos de marcas no papel:
V = Vítima
A = Assassino
D = Detetive
O aluno que sortear o papel Detetive deve sair da sala (D).
Em silêncio, o professor mostra a todos quem tirou o papel de Assassino (A).
O professor explica que o Assassino piscará apenas com um olho para matar as vítimas.
As vítimas (V) ao verem o Assassino piscar para elas devem morrer estrondosamente.
O Detetive dever tentar descobrir e prender o Assassino, dizendo:
- Está preso, em nome da Lei!
Atenção:
O Detetive só poderá observar o grupo pelo lado de fora do círculo, jamais poderá penetrar no seu interior.
Explicadas as regras, o grupo poderá jogar quantas vezes o professor achar conveniente.
Terminado o jogo, cada aluno deverá falar uma palavra que poderia entrar num filme ou livro de suspense
Dramatização: Cenas de Suspense
O professor separa os alunos em duplas.
Explica que a um sinal dado cada dupla deve fazer pose de estátua, interagindo um com o outro, imitando uma cena de suspense.
Ao final, todos deverão avaliar a aula até aqui : o jogo, as cenas e verificar se tem alguma sugestão a dar para alguma atividade futura.
Recursos Complementares
Laboratório de Informática:
Um Jogo de Detetive para jogar on line, está em francês mas não é necessário saber o idioma porque é um jogo visual.
Basta saber que:
jouer = jogar
scores = pontos
Avaliação
Será realizada ao longo do processo (cooperação, tempo das atividades, participação etc).
Como funciona a Biblioteca:
Descobrindo várias maneiras de classificar livros
Autor :Denise Leipziger
Co-autor: Ana Lucia Ferreira Gonçalves
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Classificar de diferentes maneiras palavras referentes a diversos gêneros literários, autores e nomes de livros.
- Elaborar/vivenciar um personagem de forma detalhada para que os outros descubram a qual gênero literário poderia pertencer
Duração das atividades
aproximadamente três aulas de 50 minutos
Estratégias e recursos da aula
Estratégias
-Trabalho em grupo
-Fichas de cartolina que os alunos possam fazer e desfazer conjuntos
-Jogo on line no Laboratório de Informática
-Mímica
-Entrevista
O professor separa a turma em trios e depois inicia a aula perguntando aos alunos como eles imaginam que se arrumam/agrupam os livros numa Biblioteca .
Ele ouve e conversa sobre as hipóteses apresentadas pelas crianças.
Depois , o professor distribui fichas com o nome de autores, gêneros e histórias que os alunos conheçam, pedaços de barbante e etiquetas.
Como é importante que o conteúdo dessas fichas seja significativo para os alunos,dependendo do contexto, será necessária a adaptação de algumas palavras.
Sugestão de palavras para as Fichas :
Suspense - Aventura - Terror - Folclore - Branca de Neve
- Lenda - Bruxas - Desventuras em Série - Irmãos Grimm
- Medusa - Contos de fadas- Lobisomem -Mitologia
- Harry Potter- Caixa de Pandora - Loura do Banheiro - Saci
- Folclore - Cinderela - Lenda
Depois de distribuídas as fichas com as palavras selecionadas, o professor pede que os alunos formem grupos segundo algum critério, cerquem os conjuntos com um pedaço de barbante e escrevam um título para cada etiqueta.
A seguir, o professor pede que as crianças registrem o seu trabalho .
O professor compara os resultados encontrados pelos alunos e mostra que há diferentes maneiras de classificar as palavras.
Ele solicita que os alunos façam novamente o trabalho, descobrindo outras formas de classificação .
A atividade continua até não se encontrar mais maneiras de formar grupos.
O professor solicita aos alunos que escrevam a conclusão do trabalho e inicia um debate sobre as dificuldades de se classificarem os livros numa biblioteca de qualquer porte, já que há várias maneiras corretas de se classificar os livros.
Jogo da Mímica: Cada personagem em seu lugar:Em qual livro eu moro?
A seguir, o professor propõe que os alunos façam a representação de um personagem para a turma descobrir em qual gênero literário ele poderia morar.
Sugestões:
Personagens : princesa ,fada ,detetive ,monstro, robô ,arqueólogo ,bruxa ,assassino, vítima, fantasma, herói ,policial ,marinheiro, piloto de avião ,rei ,ladrão ,dinossauro, leão,cientista ,mago, vampiro ,múmia, Chapeuzinho Vermelho, Bela Adormecida
Gêneros : Suspense, terror, conto de fadas, ficção científica e aventura.
Entrevista com um Bibliotecário
Peça que os alunos escrevam o que gostariam de perguntar a um bibliotecário e selecione com eles as perguntas mais interessantes , de modo que cada aluno possa fazer uma pergunta ao bibliotecário, (ao todo o número de perguntas será equivalente ao número de alunos).
Sorteie a ordem dos alunos fazerem as perguntas , marque a visita com o Bibliotecário e bom trabalho!
Obs: Não se esqueça de levar no dia a máquina de retratos ou filmadora no dia e de pedir com antecedência aos alunos que façam um desenho para dar de lembrança ao Bibliotecário no final da entrevista.
Recursos Complementares
Jogo on line : Jogo da Bibliotecária Lídia :
Como a explicação do jogo está escrita em inglês, aí vai a tradução das regras para o professor ensinar o jogo a seus alunos.
Como jogar:
1 – Ajude a bibliotecária a encontrar os livros.
2 – O balãozinho mostra qual livro o usuário quer.
3 – Use as setas para se locomover e a barra de espaço para pegar o livro.
4 – Leve o livro para a caixinha Laboratório de Informática .
Avaliação
-Os alunos serão avaliados durante todo o processo (cooperação, respeito ao tempo da atividade, cumprimento de todas as atividades).
-Será avaliada também a participação dos alunos, levando em conta o respeito ao temperamento de cada um.
-Será verificado se os registros foram realizados de forma adequada.
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