BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
10 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!

sexta-feira, maio 31, 2019

Fabriqueta abedecedário>Produção textual>Jogos>Fabriqueta de ideias>31/05/2019


Katia Canton
O nosso alfabeto tem mais possibilidades do que imaginamos. As letras podem formar palavras como "arte", "literatura", "história", "ciência" e muitas outras, e assim abrem novos caminhos para entendermos o mundo. 
Atividades sugeridas
FABRIQUETAdentro1
Atividades de bricolagem

Desdobramentos alfabéticos
Atividade livrinho de sua vida
Plano de aula
Objetivos:
a) Proporcionar às crianças o conhecimento de diferentes tipos de livros e textos (didáticos, paradidáticos, científicos, técnicos e outros).
b) Despertar na criança o gosto pela leitura e o envolvimento no mundo da fantasia.
c) Cada criança deverá confeccionar um livrinho contando a própria história desde o nascimento até a fase atual.


Fábrica de contos para trabalhar a escrita: Produção de textos
Sugestão para produção de textos que pode ser realizada oralmente por aquelas crianças que ainda não dominaram totalmente a escrita, ou ainda em duplas ou até pequenos grupos.
São oferecidos para as crianças envelopes com elementos que compõem uma história  e as elas deverão sortear estes elementos que precisarão ser contemplados em suas narrativas
Linguagem sugere:
Com tantas novidades ligadas à tecnologia surgindo a cada dia, é difícil não se conectar a esse mundo que existe dentro das telas. Mas ainda é possível se divertir - e muito! - com papel, lápis e tesoura, ou mesmo só com a imaginação. Este livro traz mais de oitenta opções de brincadeiras e atividades à moda antiga, que não perdem em nada para os Ipads e companhia.


Este livro-almanaque perfeito, tanto para as crianças quanto para os pais e professores reúne os artigos que Katia Canton publicou semanalmente no caderno Estadinho, do jornal O Estado de S. Paulo, durante mais de dois anos. Dividido nas seções Fazendo arte, Fabriqueta Cultural, Fabriqueta Era Uma Vez e Soltando o Verbo, traz sugestões de atividades simples e superdivertidas, que vêm acompanhadas de reflexões sobre o mundo das artes plásticas e de seus célebres criadores, a ecologia e o meio ambiente, as tantas culturas existentes, a nossa amada língua e a literatura. Mas, acima de tudo, as propostas desta pequena grande fábrica de ideias nos fazem pensar sobre a vida que levamos e os vários modos possíveis de existir nesse mundão.

Apresentar às crianças As quatro estações de Vivaldi por meio de um exercício que envolve a busca de receitas culinárias parece uma abordagem curiosa, não? E a ideia de atribuir uma cor aos cheiros de sal, manteiga e borracha para aprender o que é sinestesia e como o pintor Kandinsky usou a técnica em suas obras? São brincadeiras assim que os leitores encontram no livro Fabriqueta de ideias, da autora e ilustradora Katia Canton.
Além de temas artísticos, a obra também aborda assuntos históricos, literários e relacionados ao meio ambiente. Todos os capítulos seguem a mesma estrutura: começam com a apresentação de um conceito e depois partem para a proposta de atividades. Muitas delas envolvem trabalhos manuais com carimbos, lápis de cor, fitas adesivas, fotos, tecidos e outros materiais. Um ponto interessante é a presença de técnicas variadas, muitas desconhecidas pelas crianças da atual geração, como é o caso do uso do papel-carbono para fazer cópias invertidas de desenhos.

O livro também contempla sugestões de brincadeiras envolvendo a produção de textos. Em um dos capítulos a autora conta quem foi Charles Perrault e como ele influenciou os autores de contos de fadas ao disseminar o “era uma vez”. Para trabalhar esse tópico, as crianças são estimuladas a criar um conto a partir de elementos dados pela autora. Em outro capítulo, o desafio é inventar uma história em quadrinhos a partir de onomatopeias. No total, há mais de 80 atividades para os leitores ampliarem seus conhecimentos, aprender novas técnicas artísticas, explorar a criatividade e, claro, se divertir.Fonte



ABC Curumim já sabe ler!  - Grupo Brinque-Book





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios